Europa dá mais um passo para obrigar a Apple a adotar USB-C no iPhone.

A União Europeia deu mais um passo para padronizar o USB-C em celulares, tablets e câmeras. Nesta terça (4), o plenário do Parlamento Europeu aprovou a proposta por esmagadores 602 votos a favor contra apenas 13 contra (e 8 abstenções).

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Europeu antes dela ser publicada no diário oficial do bloco. Depois disso, os países-membros terão 12 meses para transpor as regras na legislação local e mais 12 meses para começar a aplicá-las. Por isso, a expectativa é de que a nova diretriz passe a valer em 2024.

Sobrou um puxão de orelha à Apple e outras poucas fabricantes que ainda não abraçaram o USB-C. Do comunicado à imprensa:

Apesar dos esforços anteriores para trabalhar com a indústria a fim de diminuir o número de carregadores de dispositivos móveis, medidas voluntárias falharam em produzir resultados concretos para consumidores da União Europeia.

Via Parlamento Europeu (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

8 comentários

  1. A lista de produtos que terão que se adequar não é pequena e a Apple não terá apenas iPhone e iPads para fazer essa mudança:
    Telefones
    Tablets
    Câmeras digitais
    Headsets
    Consoles de jogos portáteis
    Alto-falantes portáteis
    Leitores eletrônicos
    Teclados
    Mouses
    Sistemas de navegação portáteis
    Fones de ouvido
    Laptops

  2. Eu tenho minhas dúvidas com isso. Por um lado, acho boa a padronização. Mas por outro, esgoela a inovação né, niguém vai criar algo melhor que USB-c e vamos ficar refens de um consórcio que define regras de maneira muito lenta e desorganizada..

      1. Tens razão. Não me passou pela cabeça porque não uso um cabo desses pra conectar ao Mac há anos. Última vez que fiz, acho que foi em 2017. Ainda existia o iTunes!

        1. Eu também só uso o cabo para recarregar a bateria, mas… né, não que seja impossível deles evoluírem, mas os cabos atuais são bons. E melhorias poderão aparecer, só que em vez de serem restritas a uma empresa, elas serão compartilhadas por todas.

  3. A Apple pode simplesmente decidir só usar o carregador sem fio e pular a parte do USB-C rsrsrs

    Apesar do mote ambiental, definir o USB-C como padrão realmente resolve o problema dos carregadores e racionalização dos dispositivos? Já vimos que não se pode vender o smartphone sem o carregador, sob a alegação de que é como vender um carro sem as rodas. Depois, cada dispositivo tem seu padrão de tensão e corrente de carregamento. Isso vai ser imposto também? Um carregador rápido da Samsung é obrigado a carregar qualquer dispositivo que seja USB-C? Os fabricantes deverão, além do carregador USB-C , garantir que seu dispositivo carrega corretamente, sem danos às baterias, com qualquer carregador de qualquer marca? Os Motorola vão estufar baterias se eu usar o carregador Apple ou de um notebook? Acredito que para esta medida ser efetiva, muita regulamentação técnica precisa ser elaborada.

    1. A recarga rápida depende mais do carregador que do cabo, não? Segundo o comunicado da UE, os cabos vendidos terão que aderir a padrões mínimos para garantir a compatibilidade plena:

      Regardless of their manufacturer, all new mobile phones, tablets, digital cameras, headphones and headsets, handheld videogame consoles and portable speakers, e-readers, keyboards, mice, portable navigation systems, earbuds and laptops that are rechargeable via a wired cable, operating with a power delivery of up to 100 Watts, will have to be equipped with a USB Type-C port.

      All devices that support fast charging will now have the same charging speed, allowing users to charge their devices at the same speed with any compatible charger.