Europa dá mais um passo para obrigar a Apple a adotar USB-C no iPhone.
A União Europeia deu mais um passo para padronizar o USB-C em celulares, tablets e câmeras. Nesta terça (4), o plenário do Parlamento Europeu aprovou a proposta por esmagadores 602 votos a favor contra apenas 13 contra (e 8 abstenções).
A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Europeu antes dela ser publicada no diário oficial do bloco. Depois disso, os países-membros terão 12 meses para transpor as regras na legislação local e mais 12 meses para começar a aplicá-las. Por isso, a expectativa é de que a nova diretriz passe a valer em 2024.
Sobrou um puxão de orelha à Apple e outras poucas fabricantes que ainda não abraçaram o USB-C. Do comunicado à imprensa:
Apesar dos esforços anteriores para trabalhar com a indústria a fim de diminuir o número de carregadores de dispositivos móveis, medidas voluntárias falharam em produzir resultados concretos para consumidores da União Europeia.
Via Parlamento Europeu (em inglês).
A lista de produtos que terão que se adequar não é pequena e a Apple não terá apenas iPhone e iPads para fazer essa mudança:
Telefones
Tablets
Câmeras digitais
Headsets
Consoles de jogos portáteis
Alto-falantes portáteis
Leitores eletrônicos
Teclados
Mouses
Sistemas de navegação portáteis
Fones de ouvido
Laptops
Eu tenho minhas dúvidas com isso. Por um lado, acho boa a padronização. Mas por outro, esgoela a inovação né, niguém vai criar algo melhor que USB-c e vamos ficar refens de um consórcio que define regras de maneira muito lenta e desorganizada..
Lento por lento, cá estamos, há uma década, usando cabos Lightning da Apple com velocidade de USB 2.0…
Eu jurava que o Lighting original era baseado no USB 3.1
Tens razão. Não me passou pela cabeça porque não uso um cabo desses pra conectar ao Mac há anos. Última vez que fiz, acho que foi em 2017. Ainda existia o iTunes!
Eu também só uso o cabo para recarregar a bateria, mas… né, não que seja impossível deles evoluírem, mas os cabos atuais são bons. E melhorias poderão aparecer, só que em vez de serem restritas a uma empresa, elas serão compartilhadas por todas.
A Apple pode simplesmente decidir só usar o carregador sem fio e pular a parte do USB-C rsrsrs
Apesar do mote ambiental, definir o USB-C como padrão realmente resolve o problema dos carregadores e racionalização dos dispositivos? Já vimos que não se pode vender o smartphone sem o carregador, sob a alegação de que é como vender um carro sem as rodas. Depois, cada dispositivo tem seu padrão de tensão e corrente de carregamento. Isso vai ser imposto também? Um carregador rápido da Samsung é obrigado a carregar qualquer dispositivo que seja USB-C? Os fabricantes deverão, além do carregador USB-C , garantir que seu dispositivo carrega corretamente, sem danos às baterias, com qualquer carregador de qualquer marca? Os Motorola vão estufar baterias se eu usar o carregador Apple ou de um notebook? Acredito que para esta medida ser efetiva, muita regulamentação técnica precisa ser elaborada.
A recarga rápida depende mais do carregador que do cabo, não? Segundo o comunicado da UE, os cabos vendidos terão que aderir a padrões mínimos para garantir a compatibilidade plena: