O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) abriu uma investigação contra a Serasa e a SuperSim para apurar uma prática que beira o surrealismo: concessão de crédito com o celular como garantia — se o cliente ficar inadimplente, o celular é bloqueado e passa a fazer apenas chamadas de emergência.

A SuperSim, que trabalha com a modalidade, oferece empréstimos de até R$ 2,5 mil. Para tomá-lo, é preciso ter um celular Android (provavelmente porque o iOS não permite esse tipo de interferência por um aplicativo) e instalar o “super aplicativo” dela. O celular não exclui a análise de crédito e os juros mensais são pesados, entre 12,5% e 17.5%.

“Perderam a noção do bom senso”, resumiu o professor de Direito do Consumidor Ricardo Morishita. Via O Globo. Dica do leitor Rafael Avelino.

A newsletter do Manual. Gratuita. Cancele quando quiser:

Quais edições extras deseja receber?


Siga no Bluesky, Mastodon e Telegram. Inscreva-se nas notificações push e no Feed RSS.

6 comentários

  1. Estão me ameaçando de bloquear meu aparelho hoje mais a data da fatura e dia 10 /08

  2. O meu está bloqueado e não sei o que fazer mais , pois preciso do celular para tentar ganhar algum dinheiro e poder cumprir com meus compromissos com a suprsim mas eles bloqueiam e não tem conversa alguém me ajude por favor

  3. Fiquei curioso pra saber como funciona esse “modelo de negócio”, que nunca tinha ouvido falar. O próprio aplicativo que bloqueia o celular em caso de inadimplência? O Google permite que um aplicativo da loja faça esse tipo de coisa, ou é um aplicativo de fora da loja? E a própria pessoa não consegue desinstalar o aplicativo em caso de bloqueio? Bem estranho.

    1. Tem uns celulares no boleto de uma outra empresa (PayJoy), que você compra um celular (geralmente android bem bosta), parcelado no boleto com o aparelho como garantia. não pagou, bloqueado. Acho bizarro como isso gera margem para outras coisas. se instalam um app que pode bloquear/desbloquear seu celular remotamente, o que mais pode ter instalado nisso? Quem me garante que algum hacker não vai conseguir acesso aos servidores da empresa e bloquear todos os aparelhos “só pela zoeira”?

    2. sim eles bloqueiam e um “pks” acho que é assim que e denominado. Desta forma chegando a data eles bloqueiam o telefone através desse app e nada faz desbloquear