Darktable 4.0.0.
O projeto Darktable lançou uma nova grande versão (4.0.0) para celebrar seu décimo aniversário. Entre as principais mudanças, a interface foi reescrita para “melhorar o visual e a consistência”, foram feitas melhorias de desempenho e há novos recursos, como um mapeamento de cores e exposição e outros novos ajustes.
O Darktable é uma solução gratuita e de código aberto para tratamento de fotos — uma alternativa a aplicativos como o Fotos da Apple e o Lightroom, da Adobe. Via Darktable (em inglês).
Tinha instalado o Darktable ano passado, mas achei muito confuso, acabei deixando de lado. Vou dar uma nova chance com essa versão nova. Sou usuário do Lightroom Classic, mas é sempre bom estar atento as alternativas.
Ghedin, já está usando Linux, ou ainda continua preso à maçã?
Gimp, Inkscape, Scribus, KDEnlive, entre outros, são projetos incríveis, e que só mesmo a má vontade em aprender algo diferente afasta o usuário deles.
Ainda estou preso à maçã :(
Comecei a usar o Darktable graças a uma dica em um dos links legais do Manual. Antes usava uma versão antiga do Lightroom, a 3.0. E me adaptei muito bem. Alguns recursos até superam os do Lightroom.
Ele tem uma curva de aprendizado um pouco mais puxada. Como boa parte dos softwares livres, à primeira vista ele parece confuso e bagunçado, mas é porque ele nos mostra todos os passos que estão acontecendo no processamento da foto de forma transparente, como um carro com o capô aberto. Até compreendermos isso bem atrapalha um pouco, mas depois é só vantagem.
Hmmmm… Ainda uso o Lightroom mas tentarei usar a nova versão do Darktable agora.