Anúncio 15% de desconto no Sh*ft Festival com o cupom MANUALDOUSUARIO

App com +10 milhões de download é removido da Play Store por conter malware

O Google removeu o app Barcode Scanner da Play Store. Com mais de 10 milhões de downloads, ele servia para ler QR codes. Aparentemente, o app foi vendido em 2020 a uma empresa chamada LavaBird, que achou que seria uma boa ideia incluir no app, em novembro, um código que passava a abrir anúncios no celular do usuário. Via Malwarebytes (em inglês), Android Police (em inglês).

» O Google não excluiu o aplicativo dos celulares de quem já o baixou. Se você tem o Barcode Scanner instalado, é uma boa ideia removê-lo.

» É bem provável que o app da câmera nativo do seu aparelho consiga ler QR codes. Verifique. Se sim, é um app a menos para ocupar espaço e gerar esse tipo de brecha no seu celular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários

  1. Oi Ghedin, uma observação. A qual app chamado “Barcode Scanner” tu te refere? Eu tenho um instalado com o mesmo nome, porém sem atualizações desde 2018! O publicador é o ZXing Team e ainda está disponível na Play Store.

    1. Se ele ainda está disponível na Play Store, é diferente desse da notinha. O app que foi banido estava nesta URL: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.qrcodescanner.barcodescanner

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário