Anatel já começou a bloquear aparelhos de IPTV piratas (“gatonet”).

O Manual do Usuário te ajuda a entender a tecnologia e o ambiente digital. Inscreva-se na newsletter gratuita para receber novidades:

A Anatel começou a bloquear os aparelhos de IPTV piratas, chamados “gatonet”.

Em entrevista ao Uol Tilt, o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, explicou o “modus operandi” da agência para lidar com o problema.

Destaque para o recebimento de denúncias, que dá início ao processo de bloqueio:

“É importante ressaltar que a denúncia não é ‘olha, meu vizinho está usando equipamento pirata’. A gente não quer pessoas em específico, mas uma rede de aparelhos. As denúncias costumam detalhar, por exemplo, fabricante, modelos e os servidores que eles acessam.”

Segundo Tercius, alguns consumidores fizeram reclamações à Anatel após seus aparelhos pararem de funcionar. O equívoco talvez se explique pelo fato de que muitas dessas caixinhas cobram mensalidade, o que pode dar um ar de legalidade. Via Uol Tilt.

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

43 comentários

  1. Eu quero entender , aqui em casa não tem aparelho algum , e os canais simplesmente não existe mais , será se tem bloqueador de sinal aqui, ?no caso tv aberta .
    Meu aparelho é modelo moderno comprei nas casas Bahia tem um ano ;
    Tô entendendo nada .

  2. A maioria dos planos de tvs são caros porque as operadoras utilizam venda casada que é crime de acordo com o código de defesa do consumidor, e acabam enfiando um monte de lixo para quem quer ter acesso de forma legal, o que a ANATEL pensa em relação a isso será hein!

  3. Infelizmente vivemos em um País democrático entre aspas. O o quê verdadeiro valor é o dinheiro 💸💰
    Enquanto ricos esnobam os pobres se fo.dem ,
    O Aparelho é meio para quem não tem poder aquisitivo de ter canais diferentes em casa. Só isso.

  4. Estou rindo até o ano 3000 kkkkkkk
    Se bloquear hoje amanhã eles desbloqueia e sejamos felizes pra sempre
    E só entrar nos apps de Portugal e baixar uma Vpn e ser feliz
    Kkkkk

  5. A Anatel tem aparelhos liberados que são vendidos nas lojas, tipo casas Bahia, Luiza pernambucanas, lojas cem e Americanas a 4ofertas também tem e tem o selinho da Anatel atrás e só conferir. Se aquele selinho e falso tem quebrar o PAL com a Anatel no procon já me informei lá e o trem e verdadeiro e só conferir.

  6. Já faz 35 anos que eu escuto isso, o Anatel bloqueia o sinal e na outra semana os “piratas” desbloqueiam o código mãe, não fica no Brasil e sim em países vizinhos , principalmente no México.

  7. A Anatel só pune à população, mas quando a empresa faz um plano total no início da vigência e logo após começa a retirar alguns filmes na programação e começa a cobrarem a parte, e algumas empresas transmissão de canal fechado retira vários canais da sua programação e não diminuem seu preço como ocorreu na Oi TV retirou 7 canais e falou para o cliente, retirou 4 bons e 3 razoável, e quando o cliente ligou para reclamar ofereceu em troca um “canal de sexo”, neste contido a Anatel não faz nada, faz somente propaganda racista!

  8. Realmente é uma situação difícil para todos os consumidores , até porque os planos realmente em operadoras tipo a Net são extremamente caros … um pacote com todos os canais não fica menos que 300 reais por mês fora a Internet… e vamos ser sinceros a maioria desses canais só com programação repetidas… canais de filmes todos repetidos… os canais de séries tb todos repetidos … aí como se pagar caro em pacote com essas programações… fica muito difícil mesmo..

  9. O problema é que em muitas regiões do Brasil em especial as rurais tem sinal de banda larga mas não tem serviços de streaming por absoluta falta de interesse comercial das prestadoras, restando o quê para esses usuários de TV Box

  10. O bacana seria se eles tivessem esse empenho para bloquear o sinal de celular de dentro das cadeias. Melhoraria muito mais o país com certeza. Diminuiria a violência.

    1. Falou tudo,pena q é tudo uma cadeia, ou seja o sistema tem q funcionar, bandidos lucram políticos e policiais corruptos, quem se ferra é sempre nos cidadãos do bm

  11. Eu não sei eu pago 35.00 por mês no meu aparelho e o vendedor me disse que é legalizado

    1. Pra saber se o aparelho é legal é só olhar embaixo se tem um logotipo da Anatel, mas independente da box ser legal o que é proibido é o iptv q deve ser o q vc paga 35

  12. Quero saber se os tvs box homologados,os 1.0000 canais são liberados igual os aparelhos piratas,me respontam ?
    E outra a grade de filme dos canais fechados estão lá há muito tempo, sempre os mesmos filmes até o futebol temos que pagar para assistir o jogo no canal do fechado do fechado, nesse país o podre é perseguindo em tudo

  13. Quero saber se os tvs box homologados,os 1.0000 canais são liberados igual os aparelhos piratas,me respontam ?

  14. Trabalho em homeoffice de tres endereços diferentes. Operadoras de internet fixa diferentes e plano premium de 4G. Não consigo trabalhar devido a lentidao da internet nesses tres lugars diferentes. Não uso “Gatonet”, tenho TODOS pacotes de srmtreaming, DGTV , menos Claro. Não uso, mas para meus filhos. Não sei como quem usa gatonet consegue assistir com essa pessima internet. Quando a ANATEL vai se preocupar com o interesse dos consumidores e não dos grandes grupos. Quando teremos uma internet digna?

  15. Bom,eu possuo uma tvbox Para serviços de streaming em minha TV de tubo,Eu não cheguei a usar IPTV ate porque cá entre nós isso é para pessoas mais velhas,ja que Pessoas da minha geração (entre 16 a 29,eu tenho 20) não assistem mais televisão e mesmo com os serviços de streaming que possuo eu não assisto literalmente nada,e mesmo se perdesse devido ao bloqueio,da para assistir Literalmente tudo na Internet,Pesquisando o nome e achando algum site para assistir,A Anatel vai é Remover o serviço de pessoas mais velhas e obrigar eles a pagarem 1/6 de seus salarios mensais em uma assinatura porca,sem Atendimento e Basicamente sem MERDA NENHUMA PARA ASSISTIR,Eu acho que deveriam estar bloqueando os celulares no presídio ao inves de “Tentar” remover a pirataria,Mas como os políticos precisam de suas Taxas em assinaturas de TV ele vão tentar nadar contra a Maré!

  16. Se a ANATEL não bloqueia nem sinal em presídios vai bloquear gatonets,isso é uma piada!

    1. As antenas sky por exemplo, quando a gente contratava os serviços pagava o combinado ai apartir de um tempo eles bloqueavam uns canais e os livres canais abertos assistia de boa, agora bloquearam tds, se quiser assistir alguma coisa tem que pagar, e cader os canais abertos não liberam por isso mts fazem os tão falado gatos, aqui em casa tô com a sky parada não tenho condições de tá pagando

  17. Na boa, Anatel vai passar vergonha de novo!! Vai fazer um alarde danado e não vai bloquear nada!! Não consegue nem impedir presos de usar internet!! Esses caras estão muito a frente que qualquer especialista da Anatel!!!

    1. É isso que eu tava pensando aqui.

      Uma pessoa que conheço falou que aparentemente o streaming dele tá ok. Aparentemente tem menos reclamação do que dizem, teria que ver onde e como estão bloqueando também.

      Tenho a impressão que isso é mais “assusta a galera”, para tanto pegar gente que é preocupada com as leis (e ok) quanto para assustar também os caras que fazem netgato a partir das milícias… (este último imagino que há formas bem mais eficientes, mas é outra história).

  18. Eu assino um provedor de internet local, de fibra, e no meu plano tem um iptv muito bom, super completo. Porque a operadora de internet é legalizada, existe tem muito tempo, etc e tal, eu suponho que o iptv que eles oferecem seja legalizado também (eles têm um site onde isso está escrito). De fato, o iptv tem um site próprio, vende assinatura independe se alguém quiser, e tudo. Mas, na real, eu nunca consegui checar na Anatel (eu procurei, e procurei muito) se o meu serviço era legalizado. Eu sei que é muito barato (R$99 por 400Mb + iptv em fibra até o roteador) e só isso me faria crer que poderia não ser legal. Mas acho que é tudo em ordem. Alguém sabe como checa na Anatel ou em outro lugar?

    1. Olha,me parece ser ilegal,o IPTV é completo mesmo ? Vem com todos os canais,abertos e fechados liberado ? E tipo vc ganha ele de graça só tendo assinatura da internet óptica?

      1. Oi Licas, não tem os canais Globo, vem um monte de canal aberto e muitos fechados, inclusive ESPN, que costuma ser um pacote caro nas operadoras tradicionais, mas não tem HBO por exemplo. Então, o provedor de internet tem vários planos, alguns mais baratos só dão internet, outros maiores dão essa IPTV, que não tem TV box, aliás, é só aplicativo. Se quiser olhar: http://www.consulttelecom.com e https://ittv.com.br.

        1. Só em não ter os canais globo tem uma grande probabilidade de ser legalizado, pois somente a globo tem essa restrição. Como a globo prioriza os seus canais locais (regionais) eles não liberam o seu canal. Diferente das parabólicas que a globo tem um canal específico pra elas.

          1. Bom, nessa direção, um update: é legalizado. Tudo direitinho. Eles são uma operadora de fibra oficial em Alagoas que tem esse serviço de IPTV também legalizado que eles negociam com outras operadoras de fibra (meu caso) e como um produto à parte. :)

  19. Lá se vai a tese do “ah, mas as pessoas que consomem pirataria não iam comprar os produtos, então ninguém está perdendo com a pirataria”.

  20. É um ponto interessante: como cobram mensalidade, como uma pessoa comum sabe se a iptv que ela tá pagando é legítima?

    1. Talvez pelo preço, em geral muito baixo? Não tem lógica pagar, sei lá, R$ 50 e ter todos os serviços de streaming e canais de esportes e fechados no mesmo pacote.

      1. Olha, não sei não.
        Quando digo “pessoa comum” penso por exemplo nos meus pais. Eles não vão pensar que o preço tá muito abaixo.
        AppleTV e Amazon Prime são uns 10 reais por mês e, do ponto de vista deles, só muda os “canais” ofertados

    2. Creio que o que vale é assim:

      – boa parte das pessoas sabem a diferença da “legitima” para o “pirata”. O pirata geralmente não compra via app store e pode ser conseguido por uma indicação de terceiro, até inclusive pagando a ele.

      O legitimo geralmente pode se comprar até a mensalidade na app store ou pagar a mensalidade em banco – muitas vezes sendo propagado pelo mesmo.

      – outro ponto é que não existe um só tipo de “pirata”, mas varios. Tem os de mensalidade, tem os que voce paga o aparelho uma vez só e funciona “o resto da vida” (útil), e tem os desbloqueadores, que são receptores (hoje mais satelitais) que recebem um código de descriptografar o canal via internet.

      1. Só um detalhe: vários serviços de streaming não oferecem assinatura pelos aplicativos distribuídos via lojas de apps para evitar as taxas do Google e da Apple.

        Uma distinção melhor/mais precisa seria “a assinatura é feita no site do streaming”, mas isso implica em presumir que as pessoas saibam identificar um site oficial (raro) e desconsidera as ofertas com cobrança direto na fatura, que acho que todas as operadoras têm hoje.

        1. obrigado e perdão.

          Noto que não fui muito claro e errei em um termo.

          existem apps “piratas” de streaming que não existem na app store. devem ser baixados nos sites das “operadoras piratas” (não falo nomes por motivos óbvios).

          tipo: tem um app que é bem conhecido e vem em pacote com outro app. um é de streaming de tv, outro de filmes (vod). tinha até uma época que eles estavam na app store, não sei se hoje estão mas tinham saido. e ambas podem pagar mensalidade em pacote ou individual. e os preços são um pouco mais baixos que os das operadoras legalizadas porém tem acervo/oferta de canais e filmes bem maior pois pegam de todas as empresas.

    3. pela experiencia com os “não-tech”, a maioria não faz a menor ideia, pq pagam seus 35 reais por mês e tá resolvido. Quando me ofereceram, em nenhum momento falam que é pirata.

      1. Fato é que maior parte das pessoas que tem IPTV pirata sabem que o serviço utilizado é ilegal e não tem menor preocupação com isso. Para o consumidor médio é mais importante possuir um serviço a preço baixa, mesmo que tenha problemas de qualidade e segurança, do que pagar um alto custo que comprometeria seu orçamento.

        1. Mas por incrível que pareça o que noto é o contrário. Me lembro que algumas pessoas que conheci migraram de uma sky para um pirata porque no pirata a pessoa tinha contato direto com o técnico que resolvia na hora. Não precisava pagar mensalidade, só a ida do técnico quando preciso (o que as vezes até era raro dependendo do lugar e equipamento da pessoa).

          No caso das TVBox, geralmente o suporte dos piratas é bem mais rápido e na hora – quem vende sabe que se a pessoa ficar pê com as coisas, ela denuncia.

        2. Também acho. Claro que tem casos e casos, mas na média não acho que prevalece essa ingenuidade de que dá na mesma o boleto da SKY chegando em casa e o pix pro tiozinho que libera os canais por R$ 20,00 por mês, ou a caixinha de R$ 600,00 do Paraguai.