Pessoa de sexo não identificado, com cabelo roxo e pele azul, segurando uma xícara de café com vários ícones em alusão ao Manual do Usuário na fumaça e um celular na outra mão. Embaixo, o texto: “Apoie o Manual pelo preço de um cafezinho”.

30 anos da web

Hoje, 6 de agosto de 2021, a World Wide Web completa 30 anos. Ou algum evento relacionado à criação da web.

Uma notícia de 2018 do History.com afirma que, nesta data em 1991, Tim Berners-Lee colocou no ar o primeiro site da história: o http://info.cern.ch, ainda no ar. A Wikipédia inglesa traz uma informação diferente, diz que esse e outros sites já eram acessíveis naquela ocasião e que o acontecimento marcante foi o anúncio da web ao mundo, feito pelo próprio Tim, em uma lista de discussão.

De qualquer forma, a web é o tipo de coisa que vale a pena enaltecer a todo momento. Ela foi e continua sendo de enorme importância da minha vida e na de milhões de outras pessoas. É um projeto inspirador desde a sua concepção e, apesar dos abusos frequentes e tentativas de “matá-la” ao longo dessas três décadas, segue firme.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

1 comentário

  1. sobreviveu às plataformas fechadas, às redes sociais, às bizarrices como o google wave e vai sobreviver ao tal metaverso

    que permaneça aberta, livre e descentralizada

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário