No Mercado Livre, golpistas enganam vendedores inexperientes e causam prejuízo

O Mercado Livre é um destino muito popular para pessoas físicas interessadas em passar para frente produtos usados. A facilidade, a gratuidade, as garantias e o grande fluxo de visitantes tornam a plataforma atraente para quem quer vender, mas um novo golpe, do qual quase fui vítima e que já afetou outras pessoas, ameaça vendedores esporádicos.

Metodologia do golpe

No dia 27 de janeiro, coloquei um iPhone 6s usado à venda no Mercado Livre.

Em menos de uma hora, recebi a primeira pergunta de um usuário supostamente interessado em adquiri-lo. Em vez de tirar suas dúvidas por ali mesmo, no campo reservado a esse fim e recomendado pelo Mercado Livre, ele pediu para que eu enviasse um e-mail.

Enviei o e-mail. Pouco tempo depois, recebi uma resposta com dúvidas pontuais a respeito do produto, em tom gentil e linguagem bem articulada. Trocamos mais algumas mensagens até que o comprador, que se identificou como Gustavo Braga, se deu por satisfeito e disse que compraria o meu produto.

Em seguida, recebi três e-mails, todos supostamente do Mercado Livre, confirmando o negócio. Eles traziam instruções do que fazer, incluindo o endereço de Braga para onde deveria enviar o produto, um formulário pedindo meus dados bancários e uma espécie de recibo do pagamento feito por ele.


Receba a newsletter (grátis!):


Alguém desatento pegaria os dados de postagem, enviaria o produto e esperaria eternamente por um depósito que jamais seria feito. Porque nenhuma compra foi finalizada; os e-mails em questão não foram enviados pelo Mercado Livre; e Gustavo Braga, ou quem quer que estivesse por trás desse nome, é, na verdade, um estelionatário.

Os indícios do golpe

Não tenho o hábito de usar o Mercado Livre ou qualquer outra plataforma de vendas online, logo, quando recebi a pergunta de Braga, estranhei, mas enviei o e-mail mesmo assim. Talvez tenha sido ingênuo? Sim, mas na posição de alguém que não costuma vender por lá, não vi nenhum mal ou problema nisso. Eu mesmo prefiro o e-mail para a maioria das comunicações online.

Ocorre que o Mercado Livre proíbe comunicações por outros meios que não a sua própria plataforma. Por isso, Braga escreveu seu endereço de e-mail na pergunta usando caracteres especiais no lugar da arroba (@) e separando as letras do provedor (“O,u,t,l,o,o,k”), pois caso o escrevesse normalmente, sua mensagem teria sido barrada pelos filtros automáticos do Mercado Livre.

Este momento é crítico. Dentro da plataforma do Mercado Livre, há inúmeras garantias e proteções, para compradores e vendedores, que dificultam bastante a aplicação de golpes. O único caminho possível, ou o mais fácil, é jogar uma isca para atrair a vítima para fora da plataforma. Daí a utilização do e-mail.

Proibir a comunicação por outros meios que não o da própria plataforma tampouco é exclusividade do Mercado Livre. Outras, como o Airbnb, atuam da mesma maneira. Braga não deu justificativa alguma para não usar o sistema do próprio Mercado Livre, mas abordagens similares, recebidas posteriormente no meu próprio anúncio e vistas em outros, localizados via buscador, trazem desculpas convincentes, como a de que o computador do interessado no produto está com problema, que ele não tem o app do Mercado Livre instalado no celular ou que o site é bloqueado no trabalho.

Em menos de 24 horas, recebi dez perguntas muito similares, todas de golpistas tentando levar a conversa para o e-mail. Sete delas foram excluídas pelo Mercado Livre. Até a publicação desta reportagem, três continuavam no ar, incluindo a de Braga:

Três das perguntas que restaram no anúncio do iPhone 6s usado no Mercado Livre.
Perguntas de estelionatários no Mercado Livre. Imagem: Mercado Livre/Reprodução.

A conversa por e-mail com Braga foi a parte mais impressionante do negócio. Parecia bastante genuíno. Pelo desdobramento da troca de mensagens e com base em pesquisas posteriores, é presumível que os golpistas usem algum tipo de automação ou mesmo que disparem manualmente a mesma mensagem em vários anúncios. O texto delas nunca faz referência direta ao item vendido, apenas a “o produto”. Na última mensagem da nossa troca de e-mails, Braga pediu o link do meu anúncio. Alguém legítimo saberia do que estávamos falando; alguém que disparou inúmeras perguntas idênticas em vários anúncios esperando fisgar uma vítima, não.

Identificando o golpe

O golpe fica escancarado quando os supostos e-mails automáticos do Mercado Livre chegam à caixa de entrada da vítima. No meu caso, teve um fator extra: eles foram enviados ao endereço de e-mail que usei para conversar com Braga, um diferente do que tenho cadastrado no Mercado Livre.

Mesmo que não fosse o caso, faltou cuidado e profissionalismo na confecção das mensagens fraudulentas. São e-mails convincentes à primeira vista, mas repletos de pequenas falhas impensáveis em uma operação tão grande e profissional como a do Mercado Livre.

Mensagem fraudulenta se passando pelo Mercado Livre.
Tem algo estranho aqui…

As mensagens são enviadas do endereço “contato@pagamentoconfirmado-mercadolivre.com” e muito mal escritas. A maioria dos trechos não conta com vírgulas e há muitos erros esquisitos de conjugação verbal. Exemplo:

Olá vendedor(a) estamos entrando em contato avisando que a compra foi concretizada e já está constando em nossos sistema, peço que pause o anúncio pra não atrapalha a venda e o envio. Por favor assim que fazer a postagem não esqueça de nos informa o código de rastreio.

A formatação também é estranha. Uma das mensagens, que deveria conter o meu anúncio, aparece com as imagens quebradas. Outra, com o assunto “Comunicado Importante!”, pede meus dados bancários e vem com imagens no rodapé sem links, locais onde, por padrão, eles deveriam constar — botões de redes sociais, para baixar o aplicativo do Mercado Livre e um banner oferecendo uma maquininha de cartão.

Neste último e em outro e-mail, há um pedido enfático (fonte em vermelho) para que o anúncio seja pausado. Faz sentido na lógica do golpe: se um comprador legítimo arremata o produto antes da vítima fazer o envio ao golpista, o esquema é revelado.

Mensagem pedindo para pausar anúncio do e-mail fraudulento.
Por que pausar um anúncio que (teoricamente) já foi finalizado?

Outra coisa que saltou à vista foi o valor supostamente pago por Braga. Ele (disse que) depositou R$ 100 acima do pedido, segundo o “recibo” enviado por e-mail. Nele, é feita a discriminação de que esse valor extra seria para cobrir os custos de envio. Só que eu havia selecionado a opção de pagar para o Mercado Livre os custos de envio, absorvendo-os sem que eles fossem repassados ao comprador do meu produto.

Depois de receber essas mensagens, cessei a comunicação com Braga. A última mensagem que enviei foi às 13h26. Às 21h20, sem retorno das mensagens automáticas ou qualquer outro, recebi outra mensagem dele. Escreveu-me apenas “Boa noite amigo”. Sem vírgula.

Vítima

Por acaso, encontrei em uma comunidade de videogames no Facebook alguém que relata ter sido vítima do golpe:

Relato de uma vítima do golpe do Mercado Livre, no Facebook.
Imagem: Facebook/Reprodução.

Nos dois casos, meu e do rapaz acima, o endereço de entrega é em São Paulo — um na Gleba do Pêssego, outro na Vila Nova Utinga.

No mesmo grupo, outro participante criou um “tutorial de como não ser tapeado no Mercado Livre”, porque, segundo ele, “todo dia estou vendo gente postando aqui no grupo que foi tapeada no Mercado Livre, através de emails falsos, fazendo contato por fora do Mercado Livre etc.”

Nos comentários, mais vítimas se manifestaram, o que sinaliza que não se trata de um episódio isolado.

Posicionamento do Mercado Livre

Procurado, o Mercado Livre enviou o seguinte posicionamento:

O Mercado Livre sempre informa a seus clientes que o local seguro para verificar as movimentações de suas vendas e/ou compras é a área “Minha conta”, disponível ao usuário logado no site. Somente neste local é que o usuário pode confirmar as movimentações realizadas por ele (vendas ou compras) e as mudanças em seu saldo de Mercado Pago. Os usuários vendedores são orientados expressamente pelo Mercado Livre a somente enviarem produtos vendidos depois da confirmação de pagamento feita no local indicado. Além disso, a empresa também recomenda que dados de contato (endereço de e-mail, por exemplo) não sejam informados no campo de perguntas dos anúncios. Essas recomendações estão disponíveis na página de Termos & Condições de uso do site Mercado Livre.

Posteriormente, a assessoria mandou um segundo e-mail com dicas de boas práticas válidas para qualquer negociação online, inclusive em outras plataformas que não o Mercado Livre, e este trecho adicional:

Todas as informações sobre segurança no recebimento de e-mails estão na página de Termos & Condições do Mercado Livre. Por meio dessa página o usuário pode denunciar o recebimento de um e-mail falso. Depois de avaliado pela equipe do Mercado Livre, se comprovado que o comprador ou o vendedor utilizou o nome do Mercado Livre indiscriminadamente, o mesmo terá sua conta suspensa na plataforma. Além disso, a empresa se coloca totalmente à disposição das autoridades policiais para contribuir com investigações.

Questionei, novamente, se o Mercado Livre não poderia tomar alguma atitude para impedir que esses golpistas espalhassem as iscas (perguntas) em novos anúncios a fim de fisgar vendedores menos esclarecidos ou familiarizados com a plataforma. Embora o golpe se desenrole fora dela, ele começa lá dentro, ou seja, há alguma responsabilidade, ainda que pequena (ou talvez não tão pequena).

A assessoria do Mercado Livre argumentou que alguns sistemas derrubam automaticamente perguntas que contêm informações de contato, como e-mail e telefone, e que também atuam a partir de denúncias. Porém, como o golpe se desenrola fora da plataforma, as garantias do Mercado Livre, como a mediação, não são acionáveis. O que resta fazer, ainda segundo a assessoria, é tentar conscientizar os usuários para que mantenham a negociação dentro da plataforma e evitem e-mail e outros meios de comunicação alternativos.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

123 comentários

  1. Acabei de passar por isso, e graças ao seu post não cai! Obrigada. E mercado livre tome um posicionamento adequado!

  2. Eu cai nesse golpe semana passada , o cara chamado Michael António Fisher , perdi meu iPhone 6s. Entrego nas mãos de Deus que a justiça seja feita

  3. Eu quase cai neste golpe. Ia vender meu celular. Os e-mails que recebi foram todos bem elaborados, alem da labia admito. Por eu ser inexperiente achei normal e fiquei ate anciosa. Ate verificar o endereço de e-mail que era suspeito.

    1. Então eu caí nesse golpe mas não teria como saber pelos os e-mails pq era mercado livre ou mercado pago mas já foi agora vou nas pequenas causas pq o delegado na onde eu fiz o B.O disse k o mercado livre tem k ressarcir o valor do produto pq estão usando o nome do mercado livre e mercado pago pode demorar mais vou nas pequenas causas e esperar

  4. Estes golpes sempre existiu e vai existir.
    Como o Mercado Livre ganha muito dinheiro, apenas limita-se a dizer que faça tudo dentro da plataforma, até parece que que os golpes não estão sendo criados/praticados a partir de sua plataforma.
    Estes golpes só vão acabar o dia que vagabundo no Brasil não tiver nenhum privilégio e proteção que tem hoje e quando uma plataforma tão gigantesca como o Mercado Livre começar a fazer o caminho inverso, fazer anúncio que os golpistas adoram, e simular que caiu, depois é só seguir a encomenda, ver quem recebe, pegar tudo que estiver no local, PC, Telefones, tablet etc e levar ele para um local muito tranquilo e de começo sem nenhuma pergunta dar uns tapas bem dado no golpista.
    Extrair tudo que ele já aprontou, comparsas e depois entregar para a justiça e para comer uma cadeia pesada e só sai da cadeia após repor todos prejuízos. (sou muito a favor do fuzilamento de vagabundos).
    Assim, seria uma ótima plataforma sem fraudes, pois quem tentar usar seu nome para golpes, sabe que vai se lascar e muito.
    Mas só se vagabundo não tiver nenhuma proteção da lei. (não consigo entender como a Lei protege o vagabundo e a vítima não tem nenhuma garantia)

  5. Boa noite eu tbm sofre um golpe dia 16/10 eu recebi os e-mails do mercado Livre e mercado pago e qd fui dar conta já tinha sofrido o golpe no valor de $1,900 reais agora quero saber quem vai me ressarcir esse valor já fiz o B.O e agora vou na pequenas causas pq não vou ficar no prejuízo

  6. Boa noite , hj dia 22 de setembro ,descobri que também cai nesse golpe do mercado livre , anunciei um celular na Olx , 2 minutos após o anúncio , uma mulher que se indentificou com o nome de Ana Paula Batista , pediu para que eu vendesse pelo mercado livre , que la seria mais fácil dela comprar , por conta do mercado pago , eu nunca tinha feito nenhuma venda pela internet , mais fui e anunciei no mercado livre , então em seguida ela comprou, nós falamos pelo whatsapp , trocamos várias mensagens , ela me pediu que enviasse o produto via Uber ,nesse meio tempo recebi email que díziam ser do mercado livre ,. Pedindo meus dados bancários para fazer o depósito ,ela me deu uma desculpa dizendo pra eu pagar todo Uber que ela ia depositar na minha conta o valor , enfim enviei o produto , minutos depois , recebi um e-mail do suposto mercado livre , onde dizia que eu tinha sido avaliada com sucesso e que em 2 dias o dinheiro cairia na minha conta ,, cansei de tanto esperar e hj resolvi entrar em contato com ELES , dez dias depois de ter enviado o produto , onde o atendente me disse que tinha sido um golpe , estou stremamente chateada ,😭😭😭😭😭😭 perdi quase 1.000 reais , GALERA , FIQUEM ATENTO PRA QUE VCS NAO CAIAM NESSE GOLPE , EU VOU FAZER DE TUDO PARA REGISTRAR UM B.O , ESPERO QUE NAO ACONTECA COM MAIS NUNGUEM , SENSAÇÃO E A PIOR ..😭😭😭

  7. Acabei de ser roubado também vendi um relógio invicta de 2000 mil e sai no prejuízo todas as informações de mercado livre tudo pelo e-mail !!! Como que faço agora tenho endereço do ladrao tudo !!! Alguém me ajude

  8. Aconteceu isso comigo hj… fiquei no prejú de 1.600 reais.
    O uber que veio aqui me deu o endereço de entrega, então amanhã vou fazer um B.O e vê o q da pra fazer.
    Triste!

  9. Boa Tarde!
    Na 2ª f dia 05/08/2019 fiz um anúncio no ML sobre a venda de um overboard no valor de R$700,00, e na 3ª havia 2 notificações de interessados na mercadoria.
    Respondi as perguntas, e uma delas me enviou o email (codificado) mencionado na plataforma do ML querendo saber mais sobre a mercadoria, pois tinha receio em comprar devido a golpes da internet, uma pessoa totalmente sem escrúpulos. Sendo assim, acabei enviando um email e explicando o motivo da venda, a pessoa me respondeu e pediu para que eu a chamasse no WhatsApp.
    Logo após esse email recebi um email de confirmação de compra no valor de R$430,00, sendo que mercadoria estava a venda no valor de R$700,00.
    Logo após recebi mais um email com dizeres que o comprador solicitou entrega via UBER ou 99 (inacreditável a cara de pau desses golpistas).
    Por fim, já percebi de início que se tratava de golpe, pois anteriormente ja devido a msg falando sobre golpes ja fiquei com receio e acabei excluindo o anúncio do ML, e quando ela efetuou a compra (picaretagem), o anúncio nem existia mais.
    Por fim adicionei a pessoa no WhatsApp e solicitei o endereço para postagem, e a própria me passou o endereço com o bairro de São Pedro, localizado em SP, e eu acabei entrando no Street View e ainda mandei foto da residência confirmando se realmente era naquela casa e a pessoa me informou que sim, que a filha dela morava lá e iria receber, logo após falei que estava esperando a PM vir retirar a mercadoria para entregar pessoalmente, e a suposta compradora teve a cara de pau de falar se eu estava de brincadeira com a cara dela… Por fim, informei que se ela já havia feito outras pessoas de “BOBAS”, infelizmente não iria funcionar, pois eu sabia que se tratava de golpe, ela teve a cara de pau de me falar que cancelaria a compra kkkkk, a qual nunca foi efetuada e ainda me pediu desculpa pelo transtorno.
    Estou comunicando o ocorrido, pois poderia ter sido mais uma vítima, pois percebi que muitas pessoas perderam algo de valor para essa picaretagem desses estelionatários.
    Infelizmente, hoje em dia existe muitas pessoas de má fé e todo cuidado é pouco.

  10. Pois e meu amigo eu tbm cai nesse golpe.
    Na data de 25/07/2019 no caso ontem !
    E precisando do dinheiro para pagar o aluguel de casa ! Não tenho oque fazer, não tenho um posicionamento do Mercado livre ! Infelizmente e sentar e chorar !

  11. eu agora mesmo tentaram dar esse golpe só que a pessoa queria o meu e-mail para confirmar a compra eu pesquisei no google se o ml pedia o email do vendedor para o comprador e cai aqui nessa pagina graças a essa postagem eu me livrei de um possível golpe

  12. Hoje mesmo, um golpista tentou aplicar esse golpe em minha esposa, na venda de um iPad… Quando cheguei em casa, ela disse que estava vendido! Mandou um comprovante pelo MERCADO PAGO, que tinha efetuado a compra, no valor de R$6.500 reais, com nome de FERNANDO, e o endereço era JEQUIÉ na BAHIA o envio! Ela já ia sair de casa para fazer o envio, até que cheguei e disse que era golpe! Até porque a plataforma que ela usou, foi o OLX… Na mesma hora desconfiei! O criminoso, disse que ligaria para ela! Peguei o celular dela, e redirecionei as chamadas para o meu… Esperando esse safado ligar! Vai tomar um susto DAQUELES

  13. Bom dia.

    Fui vítima de um golpe.

    Coloquei meu aparelho celular na Olx pra vender.

    Aí uma moça pediu pra eu fazer uma conta no mercado livre.

    Eu fiz e falei com ela que podia comprar.

    Aí ela falou que tinha pago e que eu ia receber o e-mail.

    Porém o ML ia atualizar, mas quando recebe o email a transação foi feita.

    A página idêntica do ML, eu então, enviei os dados CPF,conta bancária, endereço.

    E fiz a postagem Sedex 10.

    Porém eu olhava no ML e nada de atualizar.
    Aí fui procurar sobre golpes do ML.

    Fiquei desesperada, graças a a Deus o correio agora tem a opção de cancelar a entrega.

    Eu consegui cancelar a tempo ia perder 1300,00.

    Fico muito triste em saber que o ser humano é tão ruim assim.

    A moça me falou q eu fui desonesta que estava tudo certo e que os fazer um BO contra mim, que o ML tinha passado meus dados pra ela, etc…

    Agora a minha mercadoria está a caminho de minhas mãos .

    E eu vou fazer o BO contra ela.

  14. Infelizmente eu caí neste golpe 😥 fiquei sem meu celular e sem o dinheiro.

    Anunciei meu iPhone 6s no OLX, muita gente se interessou. Uma mulher chamada Fernanda Oliveira me chamou no whatsapp e pediu pra mim anunciar no ML porque ela estava interessada, e efetuaria o pagamento por la. Eu nunca tinha anunciado nada pelo ML.
    Ela pediu que eu mandasse o link pra ela do anúncio. Eu enviei e ela disse que finalizou a compra e que era pra mim acompanhar tudo pelo email. Recebi o e-mail a onde dizia que o valor estava numa conta jurídica do ML é que em 12hs estaria na minha conta.
    Ela mandou um suposto motorista buscar o iPhone aqui na minha casa. Eu não suspeitando de nada entreguei o aparelho e passando-se 3 dias liguei no ML e a telefonista me passou que aquele e-mail não era deles e que eu tinha levado um golpe. Triste!

  15. Olá, boa noite Rodrigo! Graças a esse seu poste não caí em um golpe agora pouco, aconteceu extremamente o mesmo procedimento, o cara tenta te tirar pra fora da plataforma do ML, no meu caso, o golpista me achou em um anúncio que fiz na OLX, lá ele ( está com uma foto de mulher, mas creio que seja ele) enviou uma mensagem com um e-mail disfarçado para o Olx não bloquear a mensagem. Enfim ele pediu para que eu anunciasse o “produto” como eles chamam, no ML. Anunciei, mandei o link, agora estou só aguardando chegar o e-mail falso dizendo que a compra foi realizada, para eu mandar ele ir lá pra aquele lugar 😡😡😡
    Agradeço demais pelas informações aqui prestadas, me tirou de um prejuízo, estava vendendo um notebook por 3.000,00!!!!

    1. Olha aí pessoal, acabou de acontecer, me enviaram o e-mail, sorte que eu já estou por dentro dessa pilantragem toda.

          (Pagamento Confirmado) 

      Por motivos de segurança tivemos que bloquear provisoriamente o saque do pagamento no sistema do Mercado Livre referente ao produto, o motivo desse bloqueio é que você tem poucas qualificações como vendedor no site do mercado livre, esses valores tanto do frete como de venda só estarão LIBERADOS para saque no sistema do Mercado Livre após a entrega do produto no endereço do comprador .

      Como fazer para que o Mercado Livre desbloqueie esses valores?

      Você terá que fazer o envio do produto por correio (SEDEX) e fornecer o código de rastreio do objeto ao comprador, onde ele registrará esse código no sistema do Mercado Livre e o mesmo por sua vez ira te comunicar que já foi feito o registro do código junto ao Mercado Livre. Valores a serem liberados após a entrega do produto .

       Visa terminado em 7323

      Quantidade: 1

       Notebook Expert X40
      Produto:       R$   2.900,00Frete:             R$        114,90Total: 
              R$   3.014,90

       Como Sacar os valores de frete e venda?
      .Quando estiver com status de entregue no site dos correios no endereço registrado pelo comprador, o Mercado Livre entrará em contato com você para fazer a liberação dos valores de frete e da venda. 

      Envio expresso siga passo a passo:
      .

      1- Para a sua segurança!
      Caso o comprador não libere o pagamento após o recebimento do produto, o Mercado Livre  fará automaticamente a liberação dos valores no prazo de 7 dias úteis.

      2- Envie o produto ao comprador nas próximas 24 Horas.
      Lembre-se que o Mercado Livre ficará com os valores até que o comprador confirme o recebimento do produto ou até que o prazo para liberação do pagamento termine que seria de 7 dias úteis

      3- Pagamento
      Foi finalizada a negociação positivamente: você receberá um e-mail assim que o comprador liberar o pagamento. Após esse processo, os  valores estarão disponíveis para ser creditado na conta informada.

      Seja um bom vendedor e não deixe de contatar o comprador para mantê-lo informado sobre o envio do produto, assim o comprador pode avaliar você melhor.

      Envio via Correio (Sedex)

      Dados do envio ao destinatário.Destinatário: Luana Silva 
      Endereço: Av. Plínio F Gonçalves   
      Numero: 862

      Cep: 07181-100
      Bairro:  Cumbica 

      Cidade / UF: Guarulhos / SP

      Email do comprador:
      luanasilvastocco@gmail.com  

       Contato: 
       (11) 93099-9408

  16. Pessoal,eu recebi um golpe do próprio mercado livre, logo que foi autorizado o debito em meu cartão eles cancelaram a compra, pela plataforma não posso cancelar a compra para receber meu dinheiro porque a compra já esta cancelada, a mais de 15 dias eles ignoram meus emails, pelo chat dizem que vão passar para o setor responsável, já me responderam que iriam falar com o vendedor sendo que o vendedor postou resposta que estava com o produto disponível para envio e que não solicitou cancelamento.
    Terei que cobrar na justiça.

    1. Isso já me aconteceu, mas eles retornaram o dinheiro em quase 1 mês de espera. O valor do produto era inferior ao normal e eu até achei estranho, mas não irai perder né. Cancelaram a compra e realmente depois devolveram o dinheiro. Se eu puder te dar uma dica, compra no cartão de credito pq é mais fácil de estornar o valor e mais fácil de resolver qualquer bronca.

  17. Boa noite. Aconteceu comigo também, mas não cheguei a enviar a mercadoria, pois desconfiei das inconsistências. O que mais me espantou foi que já me enviaram o e-mail direto, não entraram em contato antes pedindo e-mail nem nada. Amanhã entrarei em contato com o mercado livre para que eles me expliquem como alguém conseguiu um email que só uso lá.

  18. Infelizmente acabei de ser vitima deste golpe, mesmo com tantas informações fui vender uma bicicleta de alto valor e deslumbrado com a compra rápida e pagando o valor que pedi, acabei não observando os detalhes mais que claros deixado por estes golpistas.

  19. Gente, quase fui enganado também! Meu filho fez um anúncio de um PS4 no OLX, aqui em Macaé-RJ. Alguém de São Paulo entrou em contato via whatsapp e pediu para fazer o anúncio no mercado livre que ela pagaria no cartão. Fizemos o anúncio e enviamos para ela o link, então ela pediu que enviasse via email, porque segundo ela, o antivírus do celular não permitia abrir o link. Assim o fiz, em seguida ela confirmou a compra e pagou o sedex, e olha que eu havia anunciado frete grátis, até aí tudo bem, então ela ficou com pressa, que eu enviasse na mesma hora. Recebi a confirmação do mercado livre (falso), percebi que o numero do anúncio era diferente, na minha conta, não havia sequer visita, muito menos compra. O anúncio permanecia à venda. Foi então que desconfiei e educadamente falei para ela via whatsapp que estava aguardando a confirmação do mercado livre, porque estava havendo inconsistências nas informações etc. Foi quando ela saiu de cena. Logo após outra pessoa (poderia ser a mesma) enviou uma pergunta via mercado livre e queria meu email porque queria pagar a vista, eu respondi que ele fizesse o pagamento a vista via mercado livre ou mercado pago, que tão logo eu recebesse a confirmação, enviaria o produto. Esse também sumiu! Fiquemos espertos, eu estou fazendo minha primeira venda, mas, não pretendo continuar nessa plataforma, é muito perigosa!

    1. Silas, provavelmente é a mesma quadrilha então, pois foi a mesma abordagem comigo no caso da minha bicicleta, só que infelizmente não me atentei aos sinais de que nada tinho sido pago e acabei caindo nestes e-mail falsos e mandando a bicicleta por transportadora e essa suposta moça me fez todo o contato por whatsapp com foto uma foto dela e do marido, supostamente um casal, que na verdade era tudo falso!

  20. levei o mesmo golpe hoje, vc acha que tem alguma forma de judicialmente conseguir prender esse pessoal? eu fiz a entrega pessoalmente e dentro da estação, pensei em tentar fazer o requerimento das filmagens, e tbm verificar se é possível rastrear pelo número de telefone e email utilizado pela golpista para fazer contato comigo.

    1. Acho que só um advogado pode orientá-la corretamente acerca dessa via. A grande dificuldade seria rastrear os estelionatários; provavelmente usam números de telefone e endereços de e-mail descartáveis. Mas, reforçando: vale a pena consultar um advogado.

  21. minha filha tbm foi vitima deste golpe, acredito que deveria ser feito alguma coisa pelo Mercado livre que teve um péssimo tempo de resposta o que ajudou ao bandido para concretizar seu roubo, ela tentou cancelar a compra porque desistiu de enviar o produto e eu mesma falei para enviar porque a pessoa ja havia pago e no final era um roubo .

  22. tentaram me passar a perna recentemente. como já fiz algumas vendas e compras anteriormente dentro do ML, logo saquei que era um ‘comprador’ muito suspeito, pois não perguntou nada no anúncio sobre detalhes do produto ou mesmo pedido de negociação sobre o preço.

    o que me deixou preocupado é como que o bandido conseguiu meu e-mail e telefone, visto que ele não fez a compra via ML e rapidamente enviou e-mails de página fake para minha caixa de entrada e entrou em contato comigo via whatsapp. enfim, muito cuidado, me livrei de um preju grande.

    esperem sempre as notificações via app e e-mail oficial do mercado livre, vejam direito o endereço pois os canalhas fazem umas cópias vagabundas que quem não se atenta ao detalhe pode cair no golpe.

  23. Olá boa noite.
    Infelizmente fui vítima desse mesmo golpe.
    Na última sexta-feira 12/04 vendi um PlayStation 4.
    Recebi e-mails do Mercado Livre confirmando a venda.
    Em um determinado momento o golpista pediu meu e-mail via WhatsApp.
    Exatamente como o descrito acima.
    Infelizmente fiquei no prejuízo.

  24. Estou muito chateada meu filho vendeu um vídeo game Ps4 pelo mercado livre e pra um golpista sem saber que tá ficamos sabendo depois de ter entregado a o vídeo game , meu filho é um menino honesto trabalhador comprou vidio game com suor do seu trabalho abriu mão do vídeo game pra comprar ajunta dinheiro e compra seu carro pra trabalhar e infelizmente o mundo tá cheio desses vermes que não sabe oque é trabalhar dignamente sem frauda Ninguém sem tira proveito do próximo ensinei meu filho ser digno honesto trabalha conquista seus sonhos e aconteceu isso ,
    sei que não somos as únicas pessoas no mundo a serem levadas projudicada por esses vermes nojento mas creio que Deus vai abençoar meu filho e todos que passaram por isso esse ocorrido não vai tira de nós a índole do bem a coragem de luta de conquistar com dignidade quem faz o mal uma hora colhe Deus e justo e age com justiça a todos por isso vamos planta o bem

    1. Poxa nem fala passei por isso vendi o do meu filho que dei aniversario porque passou em um projeto e passou em um teste de futebol em Portugal vai ter que morar la, vendi porque tem que entrar com um dinheiro, conclusão estamos aqui sem saber o que fazer, incrível o mercado livre não arrumar um jeito de travar esses endereços que confude os novos vendedores

  25. Muita gente caindo nesse golpe e querendo culpar o MercadoLivre, sendo que o ML é claro em não informar e-mail, não entrar em contato com o vendedor por outro maio, além da indicada por eles. Mais a teimosia do ser humano é imensa e depois querem achar um culpado.
    Siga as regras e esses incoveniente serão evitados.

    E nunca envie um produto sem antes confirmar o pagamento na área informado pelo ML e também não siga as instruções de nenhum comprador ou vendedor. Se fosse para seguir oque eles falam, não precisaria do MercadoLivre para vender e comprar.

    1. Eu não concordo com vc porque Mercado livre manda emails sim e foi devido a demora de resposta que acabei caindo no golpe( roubo) tentamos fazer contato pelo telefone que não aparece no site e via email, mas o tempo de repostas foi muito grande e agora o prejuízo é da pessoa, não concordo com essa de culpar a pessoa que ja sofreu o prejuízo, se o Mercado bloqueasse esse ladões isso não aconteceria.

      1. Também não concordo demorei muito para conseguir contato para confirmar se o email não era válido, tinha algum meio para travar qualquer email precedido porque até o povo tipo usam para quem nunca usou o aplicativo confunde sim

    2. Eu também recebi tais e-mails, sendo que não me comuniquei com ninguém. Só podem ter conseguido meu e-mail pelo mercado livre, pois é um e-mail da minha filha e só uso ele lá. Além disso, no meu Mercado Pago consta uma previsão de dinheiro. Provavelmente pediram o pagamento por boleto, não pagaram e informaram que foi pago. Não enviei nada pq achei estranho, mas uma pessoa que não é acostumada com compra e venda na internet se confunde facilmente.

  26. Sei que não é da mesma plataforma mas comprei um notbook pelo olx onde o anúncio caracteriza um notbook e quando comprei as configurações dele era muito inferior a do anuncio, não tive como testar por que ela me fez ir pra um canto onde não tinha como testar pois estava chovendo muito, com muita luta consegui reunir bastante provas de que ele ela fez para me engana, queria saber se tem como eu processar criminalmente, alguém sabe pós descobri onde mora e tenho provas

  27. Uma vez vendi uma lente antiga para filmadora no ML. Eu não sabia o real estado da mesma, e deixei isso bem claro no anúncio. Um dia apareceu um interessado, fazendo sempre as mesmas perguntas, as quais eu respondia com toda a paciência do mundo. Até que o indivíduo fechou a compra da lente.
    Enviei o pacote, recebi o depósito no Mercado Pago, tudo certo. O pacote chegou no destino, e, depois de uns dias, recebi uma reclamação no ML de que a lente estava com defeito. Mediação vai, mediação vem, no final das contas perdi o dinheiro, a lente e a paciência com esse tipo de gente escrota.

  28. Ontem cai no golpe como nao tenho experiência conversei tudo pelo e-mail e sempre chegava mensagem c slogans do mercado livre perdi um iphone 7 no valor de 2,800 estou indiguinada

  29. Boa tarde pessoal, na segunda feira tentaram aplicar o golpe com um anúncio que tenho de um notebook. A mesma coisa, recebi um e-mail supostamente do mercado Livre, mas quando abri o link o endereço era este: mercadolivres@protonmail.com. Achei estranho por vários motivos: 1. O mercado Livre pede para não responder os e-mails, e neste, eles pediam para que informasse minha conta para depósito do valor pago pela suposta compradora NUBIA ROSA SILVA. 2. Na sequência a tal Nubia me mandou um email pedindo que eu a contatasse para combinarmos o envio, sendo que o mercado livre não compartilha os dados particulares das contas. 3. A venda não aparecia em minha Conta do mercado Livre. 4. Os emails enviados ao mercado livre fake são respondidos em poucos segundos e com muito erros de português.

    Fiquem atentos se receberem algo com os dados abaixo:

    NUBIA ROSA SILVA
    CELULAR 11 98692-9549
    ENDEREÇO Rua Panaiots Musculis, 699 – Vila Santa Rosa – Guarujá – SP
    CEP 11430-220
    nubiarosasil7@gmail.com

    Email do “Mercado Livre” mercadolivres@protonmail.com

    Att.

  30. fui fraudada por um vendedor chamado luciani ferreira, comprei um celular j8 em promoção, convercei com ele passsei o cartão, em seguida ele me obriga a cancelar a compra do mercado livre eme da um ilnk no email de uma pessoa, clebermariano8923@outlook.com, onde não consigo entrar em contato, e muito menos com ele, não me respondeu , meu produto ñ veio fiz a reclamação ficou em mediação uns dia e o mercado pago ainda deu razão no safado do vendedor luciano ,que aplicou um golpe em cima de mim, isso foi no dia 10 de fevereiro, dependendo do que vier na minha fatura vou ter que procurar um adivogado pra receber meus 230 reais , mais 240 reaisj meu nome jordan frossard que foi a vitima da fraude

  31. Anunciei duas impressoras 3D no ML e no afã de realizar a venda, acabei me deixando enganar por fraudadores com os quais sei que não vai acontecer nada. Somos apenas números, vítimas de um sistema omisso, onde quem paga a conta são os que tentam fazer o certo. Necessidade junto com ingenuidade e confiança formam a receita do fracasso.

    No dia 16 de fevereiro respondi através do meu e-mail pessoal a uma pergunta de um “comprador” (eventos@praticafoto.com), lembrando que o e-mail que tenho no ML é outro diferente do meu pessoal e eu não atentei pra isso. Nada aconteceu. No dia seguinte outra origem, outro “cliente”, já se dirigindo diretamente ao meu e-mail pessoal, disse o seguinte:

    “lorenamaria1981
    dom, 17 de fev 02:01

    Olá, fiz a compra e acabei de fazer o pagamento do seu produto no mercadolivre + valor adicional para o pagamento do frete (Sedex normal ou Sedex 10 se disponível)

    Se já quiser pausar o anúncio melhor, para não correr o risco de vir outra pessoa e comprar também e gerar venda duplicada, melhor ainda.

    Gostaria de saber se recebeu o aviso do Mercado Livre, caso não, confira em sua caixa de spam, pelo menos aqui vários dos emails do Mercadolivre chegam pra mim nessa pasta

    Agradeço muito e aguardo confirmaçao.”

    Em seguida um e-mail falso do ML confirmava a compra. Daí deu no que deu, enviei minhas impressoras para uma pessoa no Maranhão e estou aqui narrando essa história. Abaixo o segundo e-mail dos criminosos:

    “Bom dia, como dito, fiz a compra do seu produto no MercadoLivre, se já quiser pausar o anúncio melhor, para não correr o risco de vir outra pessoa e comprar também e gerar venda duplicada.

    Foi efetuado o pagamento do valor do produto + valor adicional (Referentes ao SEDEX 10, Sedex Normal ou Transportadora JadLog, fica à seu critério).

    Caso dê um pouco a mais o frete você pode enviar e me passar sua conta bancária que lhe deposito o valor que passou a mais, caso dê menos você me reembolsa ok? sem problemas para mim!

    Se puder enviar em nome do meu marido eu agradeço, pois ele é aposentado e passa o dia em casa, e eu passo o dia fora no trabalho, e ele recebe para mim, não tendo o risco da encomenda voltar

    Francisco Fernandes Junior
    Rua Onze, nº 113, Bairro Parque Sâo José
    CEP: 65905-330
    Imperatriz – MA

    Seguem os dados para o preenchimento da declaração de conteúdo, que agora é exigida ao postar encomendas (na própria agência eles dão o formulário para preencher, no ato da postagem).

    CPF: 112.629.684-88
    RG: 49111764-4

    Se puder enviar ainda hoje terça-feira eu agradeço, e assim que fizer o envio, por gentileza me envie o código de rastreio (número do objeto).

    Espero sua resposta e obrigada!”

    Tenho, certamente, minha parcela de culpa, inexperiente no ML deixei acontecer. Mas deve haver uma maneira de reaver meu material. Se alguém puder me ajudar, por favor, comentem abaixo.

  32. Valeu demais pela informação! Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, agora em Março de 2019, e eu achei muuuito estranho. Mesmo local que você disse em SP…kkk FDP! Mas, pelo menos, eu não mandei o produto! Não vendo mais pelo ML. Infelizmente!

  33. Boa tarde acabei de cair neste golpe o vendedor me enviou 2 emails muito bem elaborados mas com erros cruciais…um estava escrito meu nome errado, mesmo assim eu enviei o meu galaxy s7 e fiquei sem os meus 1000 reais prometido.

    Tem como entrar com processo, a quem devo processar no caso o próprio mercado livre, por permitir que estas pessoas usem este canal de comunicação para cometer estes golpes?

  34. Quase cai em um golpe similar quando tentei vender um macbook, mas o mais surpreendente e que me mandaram um email sem eu informar o endereço do mesmo, e essa mensagem com o mesmo esquema que o produto foi vendido e que era pra eu pausar o assunto, com endereço/dominio parecido ao do ML.. bizarro!!!

    Só queria saber como descrobriram meu email, se eles “invadiram” ou fizeram algum scripr pra descobrir isso, ou até mesmo se alguém de dentro do ML vazou meu email (ou listas de usuários/email).

    Sureal :/

    1. Acabei de cair nesse golpe…..anunciei na OLX, choveu pedido de contato e venda pelo ML..me empolguei e acabei anunciando no ML…em paralelo um tal Jose Da Silva (GOLDENART) fez contato com o celular divulgado no OLX e falou com meu filho que é jovem e ficou “tudo combinado entre eles”. Achei estranho, mas como nunca vendo nada pelo ML, passou. Recebi o email exatamente como diz na matéria, depois a qualificação, acreditei….juro que acreditei e o cara falando por mensagem e audios no whats com meu filho e com a dona do MacBook (eu anunciei de favor para uma amiga do meu filho)…qual nada….o cara mandou um UBER retirar e ela, ingênua, entregou….o pagamento tá lá pendente e vai ficar porque com certeza foi golpe. Infelizmente era pra levantar dinheiro por motivos de saúde, agora não sei nem mais como ajudar a menina e meu filho se sente culpado….
      Comprador:
      Jose Da Silva (GOLDENART)
      Rua Antonio Loro, 315
      Telefone: 11 99210-8789
      RP3 (09371-500), Mauá
      Jose.dasilva@ircred.com.br

  35. Regra número 1 do Mercado Livre quando se aceita os termos deles – Não passar nenhuma informação pessoal e deixam isso bem claro lá. Sob pena de expulsão do ML.

    Após concretização das trasações o Mercado Livre entra em contato com as partes e passa os dados necessários para que comprador e vendedor possam se comunicar, mas nessa etapa o dinheiro já esta garantido na conta do Mercado Livre.

    Se o vendedor enviar o produto para o comprador, o dinheiro vai da conta do Mercado Livre para conta do vendedor, caso contrário o dinheiro volta para o comprador.

    Simples assim, o problema é que as pessoas não leem os contratos e quando leem, mesmo assim na esperança de vender rápido e não perder o “cliente” acabam passando informações que não devem.

    Vim aqui dizer que Mercado Livre é terreno fértil para golpista é clichê e cartão de crédito não é terreno fértil para golpista também??

    Pessoas honestas dependem do Mercado Livre para viver, e cada notícia ruim dessas tira a credibilidade da ferramenta. Reportagem boa deveria sim expor o problema que existe, mas deveria também instruir as pessoas a lerem melhor os contratos e respeitarem os termos lá escritos, e deveriam colocar esses termos bem frisados para que o leitor encontre isso de forma fácil para se mostrar que respeitando as regras do jogo não se abre brechas para golpistas.

    Não existiria ladrão se não houvessem receptores e não existiria golpistas da internet se as pessoas fossem esclarecidas.

  36. Pessoal, acabei de cair em uma variante deste golpe. Anunciei pelo OLX, e o possível comprador, queria pagar pelo MercadoPago, por segurança, criei o anúncio no ML, e logo após recebi um email, com as confirmações de pagamento, e de que poderia despachar o produto. Despachei o produto, mas algumas horas depois, fui conferir a venda, e cai em sí que poderia ser golpe, corri nos correios, mas o pacote já tinha enviado para a central. Liguei no 0800 dos correios, mas disseram que não poderia fazer nada. Fiquei indignado com isto, porque eles não conseguem impedir que o pacote seja entregue? Já fiz boletim de ocorrência e tudo. Alguém sabe se tem alguma forma de interceptar para não entregaram este produto?

  37. Vendi um iPhone 7 Plus de 128 gb pelo mercado livre enviei o celular tudo certo dps vim descobrir q era fralde tenho como recuperar ainda o cel?

  38. Tentaram realizar esse mesmo golpe contra mim. Consegui contato com o Mercado Pago e me informara que o email não pertencia a eles e nem ao Mercado Livre. Voltei no correio pouco tempo depois de deixar a encomenda e resgatei.
    Gostaria de saber onde eu poderia registrar queixa contra esse tipo de crime.

  39. Gente burra leva prejuizo mesmo:
    1- Nunca se comunique com ninguém fora do mercadolivre, o mercadolivre tem uma area para trocar mensagens e perguntar/responder dúvidas

    2- Não forneça email ou telefone, NUNCA!

    3- Se a pessoa quiser comprar, vai clicar em comprar e ter suas informações normalmente, fora isso não aceite negociar nem conversar nunca.

    1. Tentaram comigo mas não conseguiram. Comentando só para que fique ciente de que seu maior conhecimento sobre determinado fato não torna os outros que não sabem burros. Burro é exatamente esse tipo de raciocínio, até porque excesso de confiança lhe torna mais vulnerável, assim te fazem de burro em outros fatos. Seu imbecil.. kkk

  40. Cai nesse golpe tbm,vendi um produto de 1300 reais e não vi nem a cor do dinheiro,como tem gente que faz isso com as pessoas

  41. Infelizmente eu cai no golpe no ultimo dia o3/10/2018, no desespero de realizar a venda de meu Iphone 6 comprado dois meses antes. Não me atentei para os detalhes que poderiam ter me livrado desse episódio. Mas, enfim a partir de hoje redobro minha atenção e antes de enviar a mercadoria vou questionar tudo e pesquisar.

  42. eu comprei um produto no caso um mangá e o vendedor é confiavel, porem fala que o vendedor ainda não enviou o produto, ele me mandou msg falando q colocou no correio hj a tarde, será q estou sendo vitima de golpe/?

  43. Oi Rodrigo, fui vitima também de um golpe no ML… aconteceu o mesmo comigo, email dizendo que o produto foi vendido, tudo como foi com vc, meu preju foi de 1000 reais…. eu já comprei muita coisa no ML mas não tinha ainda vendido algo de valor. paciencia, serviu de lição de que não compensa ser honesto, abraços

  44. Eu recebi esse mesmo golpe e postei o aparelho o que devo fazer ficar no prejuizo ou o mercado livre vai devolver meu dinhei?

  45. E sabe o que é pior? Essa turma de vigaristas não tem lei que os monitorem. Se você se ferrar o problema é seu e somente seu. Comprem só quinquilharia nesse site lixo pois aquela conversa mole de “compra garantida” é só isso mesmo: conversa mole. E vai tentar contato com eles depois!

  46. Turma do MLivre virou golpistas. Primeiro comprei um produto, que foi entregue em mãos e não usando o envio superfaturado deles e me negaram a devolução do dinheiro (é mudaram as regras e não está claro em lugar nenhum a obrigação de usar o envio superfaturado para ter o direito à garantia de devolução). Agora me mandaram um pedido com defeito, e eu paguei o envio superfaturado deles e me dizem que não posso exercer meu direito de troca/devolução porque tive um problema com eles nos últimos mêses!!!! P I C A R E T A S !!!! Turma de sem vergonhas! E olha que usava esse lixo por mais de 10 anos! Golpistas!

  47. Ha algum tempo anunciei um celular no ML e por coincidência, bem no momento em que foi efetuada a compra eu cancelei a venda, foi algo assim simultâneo, mas devido a saldo negativo que eu tinha devido a devolução de mercadoria por mudança de endereço numa venda anterior, resultado de que devolveram o marcadoria eu havia ja sacado o dinheiro do ML, fiquei assim com saldo negativo, fato então de que não devolveram o dinheiro para o atual comprador, só que fiquei sabendo disso dias depois com recados de que o eu teria que devolver o dinheiro para o comprador, entrando em contato disse para o comprador para ligar para a operadora do devido cartão ja que segundo ele , teria comprado desse modo por cartão de credito=, mas se tratando de um comprador desinformado ele simplesmente mandou “aquela reclamação medonha” e o ML simplesmente cancelou minha conta e agora dependo dele para desbloquear minha conta que antes dessa reclamação havia mais de dezenas de vendas minhas todas corretas sem problemas e só com elogios. Agora esse comprador me taxa de pilantra e estelionatário . Minha conta tinha simplesmente mais de 10 anos de compra e venda. Tento me comunicar com essa pessoa mas sem chance, ele me deu um numero de conta , mas como vou ter a certeza se eu depositar o valor pra essa pessoa eu terei minha conta desbloqueada?? Não sei o que faço!!!

  48. O erro começou ao trocar emails com o suposto comprador antes da compra fechada. O Mercado Livre proíbe esse tipo de contato, a malandragem de colocar o email mascarado no campo de comentários é passível de punição.

  49. A pessoa nem me responde mais .
    Nunca aconteceu isso comigo combinamos pelo WhatsApp.
    Mas ela modificou o preço , o boleto foi gerado no mercado livre não entendi estou puts de raiva

  50. Aconteceu comigo levei prejuízo de 450 reais
    I nas minhas compras não consta que comprei nada . Oque eu fasso?

  51. Boa noite! Eles continuam com golpe.
    Não cai pq vendo muito pelo ml, e o e-mail tratativa e totalmente diferente do cadastrado no ML.

    Gostaria de informar ao ML os 6 usuários q tentaram o golpe até p a possibilidade bloqueio…..há um canal para encaminhar ao ML?!

  52. RELATO AQUI MINHA EXPERIENCIA EM COMPRAR ANABOLIZANTE PELA INTERNET. POSSO GARANTIR, PAGAR ISSO VIA MERCADO PAGO OU DEPOSITO É GOLPE.
    NO MERCADO LIVRE ESTA CHEIO DE ANUNCIOS DE ANABOLIZANTES, ALGUNS DISFARCADOS, NOMES ABREVIADOS… NO SITE ANABOLIZANTE.CENTER .CLUB . SA ….TUDO DA MESMA LAIA.
    ELES FALAM QUE VC PAGA VIA DEPOSITO OU VIA MERCADO PAGO. AI VC ACHA Q PAGAR VIA MERCADO PAGO COM LINK Q ELES MANDAM E SEGURO? KKK NAO MESMO. VC PERDE O DINHEIRO DA MESMA FORMA DO DEPOSITO PQ ELES NAO ENTREGAM MERCADORIA NENHUMA, NAO RESPONDEM EMAIL, NAO RESPONDE ZAP E JA ERA. AI VC TENTA RECEBER SEU DINHEIRO DE VOLTA E AI DESCOBRA QUE NAO LEU AS REGRAS DO MERCADO PAGO. VEJA ABAIXO AS REGRAS.
    NAO CAIA NESSE GOLPE DE ANABOLIZANTES DECA DURA TREMBO ANASTROZOL LANDERLAN …. NAO COMPRE ISSO NESSES SITES OU ANUNCIOS Q FALA PRA DEPOSITAR OU PAGAR NUM LINK MERCADO PAGO. É GOLPE.

    SEGUE EXEMPLOS DESSES ANUNCIOS GOLPES E SITES:

    http://anabolizantes-sa.blogspot.com.br/2010/11/item_4202.html
    http://www.anabolizantes.center/ciclosanabolicos
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-999331976-alicate-boldenona-dura-teston-dec-confira-_JM
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-981706730-pen-driver-32gb-stano-zoland-depor-dec-dur-original-_JM

    https://www.mercadopago.com.br/ajuda/521

    4. Cobertura
    O programa Compra Garantida não cobre:

    Produtos danificados, reparados ou modificados pelo comprador.
    Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido.
    Produtos retirados ou entregues pessoalmente.

    ((((((Produtos não adquiridos através do Mercado Livre.)))))

    (((((Produtos pagos por meio de Envio ou Entrada de Dinheiro efetuadas através do Mercado Pago.)))))

    Casos em que o correio ou transportadora perca o produto, salvo se o envio seja feito através do Mercado Envios.

    Qualquer outra forma que o Mercado Pago considere fraudulenta ou que viole os Termos e condições do Mercado Pago e/ou do Mercado Livre.

  53. golpes de peças ,isto mesmo golpe em peças de produtos .
    um outro golpe ,e por mais incrível que pareça o golpista ,faz todos os procedimentos legais ,que recomenda o ml .
    agora vem a parte do golpe ,o golpista depois que receber o produto ,abre uma reclamação, no ml inventado ,que o produto esta com alguma problema ,que testou o produto e até mesmo ,consultou um técnico enfim que não quer mais ,vejam só até onde vai descaramento destes golpistas .como um comprador tem por direito 7 dias ,para reclamar e assim cancelar uma compra ou até mesmo ,ter o dinheiro de volta ou um outro produto .
    o próprio mercado livre se torna um colaborador ,destes golpista ,mesmo sem querer .onde o ml .vai intervir ,claro sempre em favor do comprador ( no caso aqui o golpista ) e assim di boa o golpista vai ter o dinheiro de volta .
    o golpista envia o produto de volta ,mais ja retirou a peça que precisa .

  54. Dia 17/02/18 comprei a maguininha de venda a cartão do Mercado Pago que estava em promoção (R$ 59,40) na minha conta do Mercado Livre e a namorada pagou (a máquina é para ela) e ontem (23/02) descobri que essa transação não consta nos registros da minha conta. O pior de tudo é que o Mercado Livre não nos dá acesso a entrar em contato com ninguém de lá para tentar resolver o problema, no site as opções não admitem isso, tenho o comprovante do pagamento online (internet banking caixa) da namorada mas como resolver? Mercado Livre, Mercado Pago, todos da mesma forma, não conseguimos nenhum acesso para resolução desse tipo de coisa. E agora???

    1. ja tentou o procon ??? ,você é consumidor com direitos e o ml é uma empresa .
      procon em cima deles .mesmo assim se eles ,não atender ao procon .
      isto ,vai se tornar ato de revelia ,infringindo ,gravemente seu direitos e assim
      se torna um processo cabível de até mesmo de indenização por danos morais etc

  55. Isso me lembrou de um caso que eu li em 2004:
    https://www.metafilter.com/33088/PPPPowerbook

    O cara anunciou o Powerbook dele no Ebay. Um comprador suspeito apareceu, alegando fazer o pagamento através de um site intermediário (tipo MercadoPago) falso. O vendedor sacou o golpe e resolveu fazer o jogo para dar o troco. Confirmou o recebimento do “pagamento” e mandou no lugar um P-P-P-Powerbook via Fedex.
    http://web.archive.org/web/20041229101852/www.p-p-p-powerbook.com/

    Como o comprador era da Europa, o vendedor preencheu a papelada de modo a obrigar o golpista a pagar os impostos de importação (350 libras), o que ele fez prontamente. E com o rastreio da Fedex eles conseguiram acompanhar a entrega em tempo real, e até acharam um amigo pra ir no local filmar e fotografar a “entrega ao vivo” :D

    Rachei demais com essa história… alguém devia fazer isso aqui no Brasil :D

  56. Recentemente (duas semanas) Anunciei um S8 plus no ML e uma pessoa (171) perguntou se eu aceitaria troca em um i7 Plus 256GB lacrado. Desconfiei de golpe e dei seguimento, no e-mail ele pediu meu endereço e disse que enviaria o aparelho dele e me mandaria o rastreamento. Assim foi feito, me mandou fotos de uma caixa com meus dados (de uma casa vazia que tenho) e o comprovante de envio. Logicamente não enviei nada pra ele, me ameaçou colocar na justiça… Com 7 dias recebi um sedex com um frasco de perfume com areia e peso exato de uma caixa de iphone. Nesse caso o fraudador saiu no prejuízo pois pagou 68 reais de sedex!

  57. Mercado Livre , OLX e similares se tornaram um mercado de “vendedores ambulantes profissionais” e o vendedor/comprador amador corre grande risco de se dar mal, levando gato por lebre.

  58. Já vendi ocasionalmente algumas coisas no Mercado Livre e nunca havia tido problema com isso, o que sugere se tratar de um problema recente.

    Há poucos dias voltei a fazer um anúncio no site, e das 4 perguntas que recebi, todas eram nos moldes dessa tentativa de golpe. 2 foram apagadas pelo próprio site em poucos minutos, mas outras 2 passaram ilesas. Desanimador o cenário.

  59. Tem que ter atenção. Eu vendo no ML (sou lojista). Perguntas com infos pessoais, pós vendas eu apago. Só envio com a etiqueta do ML (até pq depois fica pendente e perco qualificação – sou Platinum). Não tenho problemas. Mesmo não sendo bom pra reputação se alguém precisa devolver o produto, peço pra abrir a reclamação, peço mediação do ML e só deixo encerrar até recebermos o produto de volta confirmando o problema. Não deixo a opção de retirada em mãos, se quiser nos ache no Google e compre pelo nosso site ou OLX (e só entrego em estações). Foi um resumo, mas deu pra ter uma ideia. Leia todo anúncio, pergunte, a Internet é ótima para comprar /vender, mas como em todos os lugares, existem pessoas que se aproveitam da ingenuidade dos outros.

  60. Esses golpistas podem desenvolver as técnicas mais elaboradas do mundo pra dar rasteira nas pessoas, mas vão sempre deslizar na própria gramática bisonha.

  61. A resposta do ML é bonitinha e padrão, mas não adianta para nada.
    Já recebi este tipo de mensagem e, além de denunciar, mandei o cara tomar longe. O ML excluiu a mensagem e me deu uma espécie de advertência por causa do meu linguajar, ha ha ha ha ha!

  62. COMO COMPRADOR NUNCA TIVE PROBLEMA NO MERCADO LIVRE,,,HA 4 ANOS COMPTO TDO MES ALGUMA OISA E NUNCA FALHOU…SEMPRES FECHO O NEGOCIO E CHEGOU A MERCADORIA ….AGORAESTE RELATO É REFERNTE A VENDE DE CELULAR USADO…AÍ EU JA NÃO DOU OPINIÃO POIS NUNCA VENDI OU TENTEI VENDER NO MERADO LIVRE.

  63. Contribuindo com a relação dos golpes praticados: anunciei um notebook, e após centenas de perguntas se eu trocava por xbox, playstations, celulares e afins, uma pessoa iniciou as perguntas, sempre bem formuladas e escritas. Foram 5 ou seis perguntas durante o dia, e sempre, muito educado, dizendo que tinha muito interesse, mas como o valor era alto e ele gostaria de tirar todas as dúvidas. No dia seguinte, por volta das 16 horas (ou seja, após o expediente bancário), a pessoa perguntou se fizesse o pagamento imediatamente eu enviaria o notebook no mesmo dia. Ele disse que enviaria o comprovante de pagamento em seguida. Respondi que não, apenas enviaria o notebook no dia seguinte ao recebimento do aviso de pagamento do Mercado Livre. Com essa resposta, não houve mais contato e o perfil do comprador foi apagado.

    1. Comprovante de pagamento = comprovante de depósito?

      Se for, esse golpe é velho: o golpista deposita um envelope vazio e diz que tem o valor e manda o comprovante que ele colocou um envelope lá, quando o banco abre não tem nada e o depósito não é feito (óbvio). Isso rolava muito no ML lá por 2005/2006

  64. Mercado Pago tmb não é garantia…veja…vendi um teclado para Mac…estava funcionando perfeitamente…ao receber o comprador disse que o produto esta com defeito..enfim…solicitei que ele me devolva e obviamente o mercado livre vai devolver o pagamento pra ele…Pergunta: Quem garante que a pessoa não estava com um teclado usado ruim…deu o lance no meu…recebeu la e vai me devolver o dela que não estava funcionando? Estou seriamente desconfiado que isso vai acontecer. Como tirei foto de todo o teclado…com pequenas caracteristicas de uso vou conseguir provar para o ML qdo receber. Vamos ver como isso vai se desenrolar. Abs

    1. Verdade. O Mercado Livre não protege vendedores. Vendi uns CDs tempos atrás e quando a pessoa recebeu, falou que eles chegaram quebrados. Bom, como sei que os Correios não são essas coisas, pedi para que devolvesse os CDs que retornaria o dinheiro. O pagamento foi feito via Mercado Pago e tals.
      Só que assim que o comprador “envia” a mercadoria de volta, ele já automaticamente devolve o dinheiro pro comprador. Resultado, a pessoa não devolveu todos os CDs, mas recebeu o valor total pago de volta. Fiquei sem os CDs e sem o dinheiro. E o que o Mercado Livre fez? Nada!

      1. Se você insistir no caso (eventualmente até chegar a um processo) o MercadoLivre vai te reembolsar. Eles são responsáveis pelo que acontece lá dentro, eles que se virem com fraudes.

  65. Eu anunciei um Macbook Pro Retina e tive que pausar…tamanha a quantidade desse tipo de pergunta…..engraçado que apesar de ja ter ligo sobre o golpe e ignorar as perguntas ainda sim recebi um email com essas confirmações…pergunta: Como eles tinham meu email se não efetuaram lance? Complicado hein…enfim.

  66. ML é terreno fértil pra golpista. Recentemente fui (quase) vítima de um golpe executado inteiramente dentro do ambiente do ML. Estava vendendo um disco de vinil, raro, que foi arrematado regularmente pelo comprador, dentro do sistema do ML. O pagamento apareceu no Mercado Pago, tudo certo, enviei o disco pelo correio, com a etiqueta do Mercado Envios, tudo normal. Aí o espertão, não sei bem como, deu um endereço inexistente ou algo parecido, e os correios recusaram a entrega depois de um tentativa com “endereço não localizado” ou algo parecido. Alguns minutos depois, a compra foi cancelada e o dinheiro voltou pra ele. Até aí tudo bem, o LP voltaria pra mim. Só que o malandro foi até a agência de distribuição dos correios e retirou a encomenda, imagino que mediante apresentação de documento, e eu fiquei sem disco e sem dinheiro. Claro que reclamei, e o ML me reembolsou sem criar caso, na verdade a fraude resultou contra o Mercado Livre. Expliquei o que havia ocorrido, troquei vários e-mails e espero que eles tenham conseguido estornar o valor que devolveram ao severgonho antes que ele sacasse da conta do MP. É muita criatividade, o pior do brasil é o brasileiro mesmo…

    1. Estou com um problema parecido, porém, na outra ponta.

      Eu comprei um case pro Switch do meu irmão e os Correios entregaram mas deram como se não tivesse sido entregue. O dinheiro voltou pra mim.

      Mandei uma mensagem pro vendedor na mesma hora e o cara me mandou fazer várias coisas (refazer a compra, por exemplo) que não resultaram em sucesso. Não consegui pagar o cara até hoje (faz quase 20 dias) e estou com o dinheiro parado lá na conta do MP.

      O mais bizarro é que eu mando prints das coisas pro cara e ele não responde por dias e, quando responde, pergunta se eu dei um jeito na situação hahahaha.

      A última mensagem que ele me mandou, inclusive, foi “Notícias” e mais nada (depois de eu ter mandado um print do ML provando que não tinha como “refazer a compra” (por problemas no anúncio dele).

      Estou quase mandando a merda, colocando o dinheiro de volta pra minha conta corrente e ele que dê um jeito de me cobrar.

      EDIT:

      Detalhe para as datas:

      https://i.imgur.com/1cn1Kk3.png

      1. Já que você quer ser honesto (felizmente), fala com o ML, não com o vendedor. Eles resolvem internamente.

        1. Pior que já tentei várias vezes falar com o ML via chat ou email (até pelo Twitter), nunca consigo (pra conseguir um link pro chat é uma DOR). E eu me recuso a ligar pra qualquer serviço, nem pra pedir pizza eu faço isso.

          Eu entendo o problema todo, mas, confesso que eu duvido muito que, caso fosse comigo o problema, o vendedor teria tanta paciência e tanto afinco pra resolver a situação (se nem pra receber ele parece assim tão interessado).

      2. Não é só ele fazer outro anúncio idêntico, e vc comprar com a opção de “pegar com o vendedor” ele recebe o dinheiro e fica como entregue.

        1. Já dei essa sugestão e já perguntei se eu não poderia simplesmente enviar o dinheiro pra ele via Mercado Pago (tem essa opção). Ele nunca se manifestou sobre.

          1. ilario é cada coisa que agora acontece nesta plataforma .
            caso você tenha todos dados do vendedor como nome ou razão social .
            e queira ficar de vez em paz com esta situação ,para não ter algum problema .
            faz o pagamento em juizo …manda em AR ,uma copia do deposito em juizo para ele é ja era .

          2. Mandei a reclamação direto pro Mercado Livre e eles depositaram na conta do vendedor o dinheiro e disseram que não era mais pra eu manter contato com ele que o problema seria/foi resolvido pela equipe de suporte deles.

      3. Eu fui vítima de golpe , uma pena descobri hoje anunciei e recebi um monte de e-maio do mercado livre falando que minha venda tinha sido efetuada nossa que prejuízo um iphone 6s tbm impecável :( da vontade de chorar sinceramente

    2. Exato!Eu sempre digo isso,que o pior do Brasil são os brasileiros,mas dizem que sou pessimista,preconceituoso e por aí vai…A maioria dos brasileiros (essa é a verdade nua e crua, infelizmente)sempre espera ou busca uma forma de se dar bem, de forma ilegal ou imoral ou os dois ao mesmo tempo. O Brasil, a curto prazo,não têm jeito.

    3. “o dinheiro voltou pra ele”

      No caso de estorno no MercadoLivre/MercadoPago, o dinheiro volta para a conta do MercadoPago (se foi pago via depósito ou boleto) ou a compra é estornada no cartão.

      Se foi o primeiro caso, o “espertalhão” precisaria ter conseguido mandar sacar a grana antes do MercadoLivre perceber o golpe pra eles ficarem com o prejuízo (o que eu acho difícil ou impossível, já que o pedido de saque demora). Se foi o segundo caso o MercadoLivre não perde, pois bastaria eles cobrarem o cartão de novo, ou cancelarem o estorno.

      Eu aposto que nesse caso aí o tontão pegou o produto mas também ficou sem a grana.

      1. É verdade, o saque demora uns dias, se o ML tiver como estornar provavelmente o cara se deu mal.

    4. Bom dia Calvin, me chamo Antonio Reis e postei uma reclamação logo acima da sua. O motivo do meu contato é saber como vc conseguiu entrar em contato com o Mercado Livre e Mercado Pago pq em ambos os sites eu não achei nenhuma possibilidade

      1. Se me lembro bem, no site (não no aplicativo, acho) tem uma opção “faça uma reclamação” ou algo do tipo. Em seguida eles iniciam uma conversa por e-mail. Procura lá.

        1. Quando forem vender, vendam sempre pra usuários muito bem qualificados. já vi venderem uma placa de vídeo de 3000,00 , quando chegava lá o cara cancelava a compra de volta e enviava uma placa de vídeo menos de 100,00. Já vendi 2 itens pelo ML e deu tudo certo.

      2. antonio eu consegui entrar em contato com o ml ,no seguinte telefone 40901616 também tem este numero (demais localidade ) 0800 774 10 64 .
        caso você não consiga ,no dia que eu consegui falar com ” eles “” o mercado pago .
        eu fiz assim loguei normalmente ao ml ,depois eu acessei a pagina do mercado pago ,fui até contato ,onde eu digitei meu numero de celular ,depois de alguns segundos eu recebi um codigo ,enviado pelo marcado pago ,depois então de digitar este cod.eu tive acesso a este numero o 40901616 .
        acho que sem o envio deste CODIGO !,não da para falar com eles .
        ja o 0800 ,como sou de sp capital ,eu não consegui ter acesso a mensagem diz que não cobre minha area ,metropolitanas algo ,assim pelo cnpj pode também conseguir contato com eles .
        por meio de sites que dão informações sobre empresa ,dependendo do site consegue até mesmo o nome do dono e demais dados como o tão precioso telefone para contato
        mercado livre cnpj 10573521/0001-91
        espero ter ajudado em algo .

    5. Aconteceu algo parecido comigo, porém acho que foi erro dos correios mesmo. Eu comprei um produto, o vendedor fez a postagem, porém os correios atrasaram demais a entrega, e ultrapassou o prazo de entrega, Aí cancelaram minha compra e devolveram meu dinheiro, só que na tarde do mesmo dia o produto chegou em minha casa e o pessoal sem saber recebeu o produto normal. Eu entrei em contato com o vendedor, pois no rastreio não constava que eu havia recebido, e sim que o produto voltaria para o vendedor. Como eu estava com o produto e tinha recebido o dinheiro de volta, entrei em contato com o vendedor e o ressarcir pois o mesmo estava sem o dinheiro e não teria o produto de volta.

      Porém hoje fiz meu primeiro anuncio no ML e quase caio num golpe, ainda bem que sou muito desconfiada, um falso comprador quase me leva cerca de 2000 reais… êee BraZilll

    6. Como você conseguiu o reembolso? aonteceu com meu irmão e o ML não quis fazer o reembolso… Mas acho que era porque o valor era maior de um Iphone…

    7. Sempre verifique o endereço antes de enviar, vc pode verificar rapidamente no site dos correios e até no google maps.

  67. Sem dúvida é muito importante as informações que você escreveu amigo. Já fui tapeado uma vez no Mercado Livre há muito tempo atrás por um valor considerável e na minha vez foi na compra de um produto. Desde então não faço mais compras ou vendas sem o recurso do Mercado pago.

  68. Existe uma variação deste mesmo golpe para quem anuncia algum produto no OLX: geralmente alguém de outra cidade (SP) entra em contato perguntando se é possível fazer a venda pelo Mercado Livre, por questão de segurança, etc. Todas as vezes que eu respondi que poderia entregar o produto em mãos por meio de um amigo, garantindo a segurança da transação, o “comprador” então desaparece. Eles tentam te jogar na mesma situação descrita no artigo.

    Outro golpe é pedir para enviar a algum parente no exterior. Mesmo MO, mas feito por golpistas Nigerianos.

    1. Já me deparei com um pilantra desses, insistindo em migrar a negociação da OLX para o ML. Como sou vendedor esporádico, que vende algo que não tem mais utilidade ou um celular, pra custear a compra de um novo, só faço o negócio pessoalmente. Se não vender, paciência. Não ganho e nem perco.

    2. Acabei de fazer uma venda de 21 carros coleção, no total deu 1.278. Achei estranho pq é difícil conseguir fazer 1 venda e de repente 21 de uma vez, tanto o aplicativo do ml quanto do mercado pago dizem que já foi efetuado o pagamento via conta do mercado pago, mas o que eu acho estranho é que não deu pra enviar hoje pq tive que trabalhar, o comprador não enviou nenhuma mensagem pedindo o codigo de rastreio, afinal uma compra grande assim a pessoa ficaria preocupada. Meu medo é enviar os carros e depois de receberem dizerem que não tinha nada na caixa só tijolos

    3. Alguém tem alguma sugestão? No caso vou enviar na segunda quando os correios voltam a funcionar, mas mesmo todas as 25 vendas que fiz nunca tive problemas nesta estou bem receoso, acham que a girei errado se eu cancelar a venda?

    4. Nossa primeira vez que vendi e cai nessa coloquei na olx e pediu para por no ml por segurança era de sao paulo, eu com a urgencia do dinheiro, recebi um email com a marca e tudo do ml, acreditei na venda e enviem, como não recebi nenhuma mensagem a mais, estranhei com muito custo consegui contato com mercado livre e falaram que o email não era o mesmo, agora aqui passada como ficamos impotentes e o ml não faz nada para evitar essas fraldes por email

  69. No Mercado Livre não dá para vender de outra forma que não seja através do Mercado Envios usando o Mercado Pago. Assim a pessoa paga para o Mercado Livre, eles geram a etiqueta de envio e você só envia mesmo depois que ver o dinheiro na sua conta do Mercado Pago. De outra forma fica inviável.
    Sempre que coloco algum produto mais caro a venda por lá, aparecem estes golpistas querendo negociar exclusivamente por email. Furada na certa.

  70. Muito importante esse seu relato, a ansiedade faz a gente querer resolver logo sem nem verificar se o pagamento ou a transação foi efetivada de fato. Ainda bem que você não caiu nessa!

    1. tambem fui vitima de um golpe, eu sempre anuncio meus filhotes de sharpei atraves do mercado livre e tbm do olx, nao sei atraves de qual dos canais um rapaz chamado Gilson Tadeu Miranda se identificando como PM (Policia Militar) na foto do perfil do Whatsaap estava a foto de um rapaz grisalho fardado, ele me mandou o endereco dele, me mandou foto do documento no qual eu confirmei no site da fazenda e batia todas as informacoes, disse que o filhote era para o seu filho Rafael de 8 anos, ele fechou a compra e fez uma transferencia sendo a conta dele banco do brasil e a minha itau de R$1300,00, em seguida ja mandou um uber vir buscar a filhote, eu questionei sobre o valor nao ter ainda creditado em minha conta e ele disse que demorava mesmo de uma instituição para outra mas mandou o comprovante pediu ate meu CPF e tudo, mandou o documento dele, e nós nos achando espertos ainda tiramos ate foto do endereco para onde o uber levaria o filhote, porem mal sabiamos que na metade do caminho ele poderia trocar a rota do endereco com o Uber e pagar a diferenca, bom tomamos um pelo golpe, o valor nao caiu na minha conta, o endereco nao é valido, nao conseguimos localizar o Uber e nem mais o rapaz pois ele excluiu o whatsaap, o telefone dele so cai na caixa postal, ja procuramos ele em todas as redes socias e nada, provavelmente era um documento furtado tbm, estou em choque ate agora nunca me aconteceu isso, mas me serviu de lição para que eu fique mais atenta, se nao estiver com o valor em maos nao entrego o filhote, se eu nao identificar o valor em minha conta nao entrego o filhote, isso serve para aprendizado, to bem triste por ter caido nisso mas sei que eles sao espertos e inteligentes e fazem isso com muitas pessoas honestas de bem, o que é deles esta guardado pelas maos de Deus.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!