Never10, utilitário simples e gratuito, impede a atualização para o Windows 10

Print do Never10, utilitário gratuito que impede atualização para o Windows 10.

A Microsoft deu um grande passo com o Windows 10 ao torná-lo gratuito para todos os usuários das versões 7 e 8.1. Mas talvez o passo tenha sido um pouco maior que a perna: àqueles que não querem atualizar seus sistemas, a Microsoft tem insistido muito para que mudem de ideia.

Existem inúmeros motivos para alguém não querer o novo Windows 10 apesar de todas as boas novidades que ele traz. Software que só funciona numa versão antiga ou o mero fato de que uma máquina com Windows 7 ainda estar rodando bem são apenas dois deles.

Independentemente da justificativa, se você não se sente seguro, ainda, para fazer a atualização, manter-se na versão atual tem sido cada vez mais difícil. Algumas semanas atrás o Windows Update mudou o status da atualização do Windows 10 para “recomendada” e, segundo alguns relatos, chegou a instalá-lo sem o consentimento explícito do usuário.

Para evitar esses problemas algumas pessoas têm elaborado tutoriais e desenvolvido pequenos utilitários que desabilitam as investidas da Microsoft. O mais recente deles se chama Never10 e foi desenvolvido por Steve Gibson.

O mais bacana do Never10 é que ele não instala nada no Windows, apenas ajusta algumas configurações que, manualmente, são meio complicadas de se fazer. Depois de rodá-lo o usuário pode até apagar o programa, sem qualquer prejuízo no que ele se propõe a fazer.

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

O Never10 é gratuito e, apesar do nome, também restaura a capacidade de atualização para o Windows 10. Lembre-se, aliás, que o prazo da gratuidade da nova versão termina em breve — segundo a Microsoft, até 29 de julho de 2016.

O Never10 é gratuito e poder ser baixado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 comentários

  1. a questão é que é tão fácil ativar o windows(tanto o 7 como o 10) que as pessoas acabam ignorando o fato do w10 ser de graça. Se o w7 está rodando liso não precisa trocar.

  2. Fazendo meio que uma previsão aqui, não acho que a Microsoft vá encerrar o update gratuito do Windows 10 no dia 29 de Julho – considerando a meta de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 instalados…

  3. A que ponto a Microsoft chegou em, levando seus usuários a ter que usar programas para não terem surpresa ao ligar seu computador. Se ela não respeita os usuários de sua plataforma de maior sucesso, o que se espera de diferente da parte mobile?

    1. desde o WinXp as atualizações já eram uma porcaria.
      era pavoroso desligar o computador e deparar-se com a mensagem “Não desligue o computador. Instalando atualização 1 de 29034245”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!