Mostre sua mesa de trabalho #24


24/4/17 às 13h38

Nesta seção do Manual do Usuário, os leitores revelam o que têm e usam em suas mesas de trabalho para cumprir suas demandas. Na edição de hoje, temos a mesa de trabalho do Josué Santos, direto do Acre. As descrições a seguir são dele, apenas com eventuais correções e adaptação de estilo.

Veja as outras já publicadas aqui.

Josué Santos

Trabalho na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Rio Branco no Estado do Acre, em Rio Branco. Sim, o Acre existe, gente. Sou servidor efetivo e atualmente ocupo o cargo de assessor técnico aqui na SEPLAN, sendo responsável pela área de projetos especiais, operações de credito, convênios, apresentações da gestão e tudo mais que que minha chefe acha que eu devo fazer e que a generalidade do cargo permitir. Passo cerca de 8 a 10 horas do meu dia por aqui, então deixo muitos itens pessoais na mesa do trabalho.
  1. Desktop Workstation HP. Uma máquina excelente, com Core I7, 8 GB de RAM e HD de 1TB, que entrega um desempenho muito além daquilo que necessito. Ela armazena, além dos meus arquivos, um backup do antigo setor de geoprocessamento e gestão da informação da Secretária. Já veio com Windows 8 Pro e um monitor de 27’’ da Samsung (Modelo T27B350LB).
  2. Impressora HP OfficeJet 7612 imprime em A3/A4 e tem scanner, função que uso muito por aqui, uma vez que a maioria dos órgãos está implantando gerenciamento eletrônico de documentos, inclusive Ministério Público e o pessoal do controle externo — que resolveu trabalhar muito ultimamente.
  3. Macbook Air (2012) de 11’’, para uso pessoal. Sempre trago para fazer os trabalhos da faculdade nos intervalos. Como às vezes conecto ele no monitor, tive que gastar um grana com alguns adaptadores, para variar. Incrível como o desempenho desse notebook continua excelente! (Vale notar que o preço triplicou desde que o adquiri).
  4. Apple Mac mini (2014) com Core i5, 4 GB RAM, HD de 500 GB. Não é da secretaria, adquiri de um amigo por um preço camarada. Utilizo bastante para editar alguns videos de apresentações e para utilizar uns layouts diferentes do Keynote. Está precisando de SSD já. O Monitor InfoWay eu consegui de uma CPU que deu problema e ninguém nunca arrumou.
  5. iPad Mini 4 de 16 GB, que me salva das milhares de cópias que preciso fazer e também de gastar com os livros jurídicos que os professores “ricos” da Universidade Federal do Acre cobram na maior tranquilidade.
  6. Caderno Memo notes, que uso para as anotações de trabalho.
  7. iPhone 6 prata de 16 GB que está comigo há 2 anos. Aliás, usei um iPhone 6s com o App Lightroom para tirar essa foto, mas não ficou isso tudo, não…
  8. Porta-retrato com a foto de minha Mariana, que há alguns meses tem alegrado a minha vida nesses confins verdes da Amazônia.

Mande a sua mesa de trabalho

Quer ver a sua mesa de trabalho aqui? Mande um e-mail para emily@manualdousuario.net, com o assunto “Mesa de trabalho”, contendo os seguintes itens:

  • Foto grande da mesa. No mínimo em 1920×1080, ou seja, proporção 16:9; quanto maior, melhor. Dicas: prefira tirar a foto de dia, com o auxílio do Sol, e se tiver uma câmera dedicada, prefira-a em vez da do smartphone.
  • Local. Onde fica a sua mesa, em casa ou na empresa/escritório? (Se for no seu local de trabalho, por favor, verifique com seu chefe antes se não tem problema. A última coisa que eu quero é causar a demissão de um leitor!) E se for numa empresa e puder, informe também o nome dela.
  • Descrição dos itens. O que tem na mesa, por que essas coisas estão nela, o que é legal/se destaca entre elas… enfim, explique-a para nós. Em texto corrido, com no máximo 500 palavras. (Use o Word ou Google Docs para monitorar o limite.)

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 comentários

  1. Caro, @disqus_SutmUz6wCV:disqus, faltou descrever o modelo dos grampeadores e dos bonequinhos do Batman e do Coringa, coisas essenciais em qualquer mesa. Por favor, complemente o post. hahaha

  2. Legal ver a mesa de trabalho de um servidor público. Ótima iniciativa @disqus_SutmUz6wCV:disqus! Não sou servidor mas minha empresa presta serviço quase que exclusivamente para o setor público (na sua área, Josué: sistemas de elaboração de PPA/Planejamento e gestão de Contratos e Convênios – o jabá é quanto @emilycantonunes:disqus ?).
    Novamente, parabéns pela iniciativa!

  3. “tudo mais que que minha chefe acha que eu devo fazer e que a generalidade do cargo permitir” – tamo junto, cara!

  4. Gostei, do tipo desarrumado que funciona! Incrível que, mesmo com tanta tela e teclado, a gente acaba se acostumando e sempre se adapta.

    1. Eu não consegui cortar essa parte e pegar a mesa toda, mas a ideia inicial era esconder essa zoação ai.

      1. Esquenta não. Trabalho no setor público também. Raramente temos um local adequado pra trabalhar.

        1. Poxa, eu trabalho em um órgão público também, e minha mesa é bem minimalista. Basicamente eu tenho uma mesa e um desktop para trabalhar (eventualmente papéis, vários deles, argh), e organizo como preferir.

          1. Na verdade o responsável pela bagunça sou eu mesmo, pq a Prefeitura só me cede o computador e impressora, eu que acabo trazendo alguns equipamentos que preciso, e conseguindo outros, como o segundo monitor. Como disse, passo de 8 a 10 h/dia por aqui, então tá mais pra primeira casa…rsrs