Dois homens, em poses diferentes, usando cuecas pretas da Insider, um em cada canto da imagem. No centro, a frase: “A cueca mais confortável com 12% Off. Cupom MANUALDOUSUARIO12”

MIUI ou iOS?

No último sábado a Xiaomi lançou o MIUI 6, nova versão do seu sabor do Android AOSP. Na China, empresas de tecnologia ocidentais não têm a mesma presença que aqui e esse cenário é propício para o surgimento de alternativas locais. A MIUI abdica dos serviços Google desde a quarta versão, tem um visual  que em pouco lembra o sistema original e, no fim, acaba sendo um Android bem diferente daquele a que estamos acostumados.

Talvez na mesma medida em que difere do Android do Google a MIUI flerta com o iOS da Apple. Os casos recentes de uso indevido de fotos protegidas e cópias flagrantes de assets da Apple não são nada perto da MIUI 6, porém: ela parece uma cópia bem convincente do iOS 7. Já era antes, com a ausência da app drawer em favor de telas iniciais como as do sistema que move o iPhone; agora, com visual flat e apps básicos reformulados, a semelhança ficou mais evidente.

Duvida? Vamos fazer um jogo, então. Chamei ele de “MIUI ou iOS?”, e consiste em olhar duas screenshots lado a lado e dizer qual sistema é qual. Está pronto? Valendo!

Sincronia com a nuvem no MIUI 6 e no iOS 7.

Agenda no MIUI 6 e no iOS 7.

Calculadora no MIUI 6 e iOS 7.

 

Bússola no MIUI 6 e no iOS 7.

Ok, não é muito difícil identificar um e outro. Da mesma forma que também não é uma tarefa muito complexa identificar as similaridades entre os dois designs. Elas são gritantes, muito maiores do que a TouchWiz jamais foi. Se por menos a Apple declarou uma “guerra termonuclear” contra a Samsung, isso aí seria motivo para o quê? O Apocalipse?

Veja mais telas do MIUI 6 neste link.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

13 comentários

  1. É cópia descarada, e tenho que fazer coro que pelos screenshots, parece melhor que o iOS, mas vir sem apps Google acaba com tudo (ainda existe quele gapps que você instala a parte? Lembro disso na épica do Motorola Milestone que eu vivia trocando de ROM haha)

  2. Impressionado. A XiaoMI que é comandada por Hugo barra, que saiu do Google, não é? Bem que eles poderiam ter se inspirado no Material Design, que é mais moderno e pra mim bem mais bonito.

  3. Vim aqui reforçar o coro, os caras copiaram na cara lavada mas que ficou muito mais bonito e elegante que o iOS, ficou sim! =)

  4. É bom lembrar que isso vinha do Steve Jobs, não sei até que ponto a nova Apple está interessada em comprar essa briga.

  5. Ótimo espaço para quem não entende de design dizer que a cópia é melhor que o original…

  6. Na minha opinião muito mais bonito, escolheu cores menos vibrantes e mostrou para a Apple como deveria ser o iOS 7.

    1. Pois é, se cortar a barra do topo, não ia saber diferenciar (já que não sou usuário iOS)

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário