Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

Como uma simples mensagem consegue travar e reiniciar o iPhone?

Vez ou outra surge alguma combinação de caracteres que derruba o iOS, sistema que move o iPhone. A mais recente é uma composta por três linhas, duas em inglês, uma em árabe, que se recebida sem que o app Mensagens esteja aberto trava e reinicia o iPhone. Com o app aberto há problemas também, mas outros. O vídeo acima mostra a falha em ação, mas não explica o motivo. Afinal, por que isso acontece?

A falha foi descoberta e relatada no Reddit e, horas depois, o autor do post original fez uma atualização explicando como ela funciona:

A falha [ocorre] devido à forma com que o processo de notificações processa o texto Unicode. O banner tenta rapidamente apresentar o texto recebido e [ao não conseguir], “desiste”, daí o travamento.

É uma falha bem específica que só se manifesta em toda a sua glória (ou seja, reinicia o iPhone) se o app não estiver aberto. Se estiver, e com a lista de mensagens abertas no momento em que a tal mensagem chega, o resultado será diferente — o app travará. E se a conversa com o remetente da mensagem estiver sendo exibida na hora, temos outro resultado, no caso, travamento do app ao tentar acessar outra conversa. Em todos os casos o app travará antes que você consiga ler ou enviar outras mensagens por ali.

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Esta mensagem trava e reinicia iPhones.
Print: MacRumors.

Caso você tenha recebido a fatídica mensagem, a solução provisória envolve receber ou enviar uma nova. Como não dá para entrar nas conversas, é preciso que alguém lhe faça esse favor ou, o que talvez seja mais rápido e simples, enviar uma mensagem para si mesmo a partir de outro app, usando o sistema de compartilhamento do iOS. É bem simples, na real:

  • Entre em um app como o Notas, crie uma nova e escreva qualquer coisa.
  • Toque no botão de ações/compartilhamento e, em seguida, no botão do app Mensagens.
  • Coloque o seu nome/telefone no campo do destinatário e envie a mensagem.

Como resolver o bug no app Mensagens do iOS.

O bug foi testado no iOS 8.3, a versão mais recente do sistema, e há relatos de que a Apple já está ciente e trabalhando em uma correção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 comentários

    1. Aparentemente, é um bug no código Unicode de notificações, o código em si vem pré-preparado para mostrar a notificação, logo qualquer app que for mostrar texto, que bug seu aparelho, nas notificações irá fazer seu iDevice bugar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!