Os melhores apps para Windows (fevereiro de 2016)

Surface Pro 4 de costas.

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na do Windows (mobile e para PCs/tablets) — não deixe de conferir, também, a lista do Android, a do iOS e OS X e as dos meses anteriores.

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandar para cá.


Boards

Print do Boards para Windows 10.

Para Mobile e PC
3,6 ★
Grátis

Baixar

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Apesar do nome, que dá a impressão de ser mais um daqueles apps genéricos de terceiros, o Boards é dos criadores do Todoist. Nas palavras dos desenvolvedores, “um experimento”. Ele sincronia com sua conta nesse app de lista de tarefas e as apresenta em quadros estilo Kanban, um negócio bem popular entre administradores e empreendedores e, mais recentemente, sensação no rival Trello.

Ferramentas comuns do Todoist, como assinalar responsabilidades, anexar arquivos, deixar comentários e incluir novas tarefas usando linguagem natural, estão todas lá. O Boards tem dois padrões de cores, um comum e outro noturno, e funciona até offline — quando volta a ter conexão, ele sincroniza as alterações.


Facebook Beta

Print do Facebook Beta para Windows.

Para PC
4,1 ★
Grátis

Baixar

Já existe um app estável do Facebook para Windows. Este novo, ainda em fase beta, tem diferenciais importantes, porém. Ele é universal, o que significa que futuramente estará disponível para smartphones com Windows 10 Mobile, e é desenvolvido pelo próprio Facebook — o antigo é feito pela Microsoft com o aval da rede social.

O visual está mais polido, mas o novo app do Facebook para Windows ainda tem bugs esquisitos. O maior deles é que, em modo tablet, ele não inicializa! Apenas desative o modo, faça login, e reabilite-o para poder usar o app. Mas, pelo menos, o app está bem atualizado. Ele já conta com as novas reações do botão “curtir”, por exemplo. É um sopro de esperança de que as coisas poderão melhorar no futuro.


Fused

Print do Fused para Windows.

Para Mobile e PC
4,8 ★
Grátis (com compras no app)

Baixar

O Fused é um app de edição de fotos com uma única função: misturar duas imagens. (Se você está mais familiarizado com a fotografia, ele simula dupla exposição.) Ele já existia no iPhone e, agora, chegou ao Windows.

Um aspecto bacana é que, além de fotos, o Fused trabalha também com vídeos de até 15 segundos, ideal para publicar em redes sociais como Instagram e Vine.

A interface é simples e direta, existem controles para apagar e/ou desenhar as áreas que serão mescladas e, além das suas próprias fotos, os desenvolvedores oferecem “Coleções Artísticas”, com trabalhos de artistas a fim de dar um toque profissional aos seus trabalhos.


Plumbago

Print do Plumbago para Windows.

Para PC
4,3 ★
Grátis

Baixar

O Microsoft Garage é uma divisão que produz e lança apps experimentais para diversas plataformas — e, quase sempre, rivais como Android e iOS. O Plumbago é uma exceção, já que ele é exclusivo do Windows (8 e 10, somente em computadores e tablets).

Lembra um pouco o OneNote pela sua organização por cadernos, mas aqui o foco está em desenhar. Os desenvolvedores garantem que um traço suave e reproduções realistas de tinta e papel, além da capacidade de importar imagens para desenhar em cima e/ou ao redor delas. A interface é toda original e feita para ser usada em telas sensíveis a toques.


Network Data

Print do Network Data para Windows.

Para Mobile e PC
N/A
R$ 4,50

Baixar

Do mesmo criador do Wi-Fi Tool, o Network Data vem com o mesmo requinte e interface bacana, desta vez para mantê-lo informado sobre o consumo de dados via rede.

O Network Data monitora o tráfego da rede móvel e da conexão fixa, gera gráficos diversos e divide o consumo em períodos. Fica fácil descobrir quanto da sua franquia foi consumido e onde estão os picos. Tanto no PC quanto no smartphone, é possível gerar blocos dinâmicos com layouts diferentes para saber, de pronto, o nível de gasto dos dados.


Nubank

Print do Nubank para Windows.

Para Mobile
4,7 ★
Grátis

Baixar

Levante as mãos aos céus e agradeça: o app do Nubank é real. Levou meses entre a promessa inicial da startup brasileira e a liberação do app, um período acompanhado de perto pela apreensiva comunidade de usuários do Windows Phone. Demorou, mas o app chegou.

O Nubank é um cartão de crédito, bandeira MasterCard, sem qualquer anuidade, totalmente digital e reconhecido pelo seu app simples e muito fácil de entender. A versão do Windows é praticamente igual às do Android e iOS.

O único problema é conseguir o cartão (a fila de espera é imensa), mas, se você já tem o seu, o app é obrigatório.


Todoist Preview

Print do Todoist Preview para Windows.

Para Mobile e PC
4,5 ★
Grátis

Baixar

Se o Boards não chamou a sua atenção e você quiser o Todoist tradicional, a boa notícia é que a versão preliminar do app para Windows 10 se tornou universal recentemente — ou seja, agora ela funciona em smartphones rodando Windows 10 Mobile também.

Todas as funções e características que se esperaria do app estão ali, com uma interface mais tradicional, próxima das que existem em plataformas rivais.

Atente-se, porém, que este app ainda não está finalizado e, portanto, pode apresentar problemas.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Ambassador Base/Flickr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Para podcasts sugiro o Grover. No mobile tem apenas a versão Pro, que é paga, mas muito melhor que o app nativo, e universal, e com um visual muito mais bonito.

    1. Uso e curto bastante.
      Seria legal se tivesse um serviço que sincronizasse os podcasts na nuvem. Uso o Podcast Addict no Android e tenho uma dificuldade grande de lembrar quais já ouvi pra não repetir quando estou no Windows ou no iPod.

  2. Parece que esse esquema de apps universais está realmente dando uma aquecida no Windows Mobile. Interessante.
    No mais, bom ver alguns nomes de peso aparecendo na plataforma.

        1. Mas às vezes, quando o desenvolvedor quer, consegue fazer o aplicativo fugindo totalmente do visual feio e preguiçoso do wp 8.

          Por exemplo, o app do Disqus, que em nada lembra um aplicativo padrão de Windows Phone. Dá pra se ter um aplicativo com visual de app de iOS no Windows Mobile hoje em dia.

        2. Mas às vezes, quando o desenvolvedor quer, consegue fazer o aplicativo fugindo totalmente do visual feio e preguiçoso do wp 8.

          Por exemplo, o app do Disqus, que em nada lembra um aplicativo padrão de Windows Phone. Dá pra se ter um aplicativo com visual de app de iOS no Windows Mobile hoje em dia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!