Os melhores apps para Windows (março e abril de 2016)

Surface Pro 4 de costas.

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na do Windows — não deixe de conferir, também, as listas dos meses anteriores.

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandá-lo para cá.


Client for Hangouts

Print do Client for Hangouts para Windows 10 Mobile.

Para Mobile e PC
4,3 ★
R$ 3,50 (por tempo limitado)

Baixar

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

O Google finge que o Windows não existe, o que deixa usuários da plataforma e dos seus serviços desamparados. A saída é confiar na compatibilidade com os apps nativos, na web e em apps alternativos como o Client for Hangouts, um cliente para o bate-papo do Google.

Além de uma interface curiosa e adaptada à identidade visual do sistema, ele conta com alguns recursos avançados do Windows: suporte a blocos dinâmicos e a autenticação via Windows Hello — usando a câmera, que deve ser compatível com o recurso, para liberar o uso do app. Trata-se, ainda, de um app universal, o que significa que ele funciona em computadores e smartphones com Windows 10.


Deezer

Print do Deezer para Windows.

Para Mobile e PC
4,2 ★
Grátis (com compras in-app)

Baixar

O Deezer, popular serviço de streaming de músicas e podcasts, ganhou um app universal para Windows 10 — funciona tanto em PCs quanto em smartphones.

A equipe de desenvolvimento do app aproveitou para reformular o visual, entregando o que chama de “design ergonômico”. Agora, todas as suas músicas ficam numa área especial, “Minhas músicas”, e a tela inicial já dá acesso ao que você provavelmente quer ouvir.

O novo app universal do Deezer ainda está em fase de testes, portanto não estranhe se der algum problema.

Sugestão do @ArthurMarino.


Facebook

Print do Facebook para Windows.

Para PC
3,9 ★
Grátis

Baixar

O novo app do Facebook para Windows traz os últimos recursos da rede social, como as reações e os stickers no bate-papo, e agora é feito pelo próprio Facebook — e não pela Microsoft, como era antigamente.

Além dos recursos do próprio Facebook, o app está integrado ao Windows, exibindo notificações e oferecendo um bloco dinâmico que exibe atualizações de amigos e páginas.

Por ora o app só funciona em computadores e tablets, mas a versão móvel foi prometida para breve pelo Facebook.


Franz

Print do Franz para Windows.

Para PC
N/A ★
Grátis

Baixar

Lançado inicialmente para OS X, o Franz, um cliente de bate-papo multiplataforma compatível com serviços populares, ganhou sua versão para Windows. Nesse meio tempo, o número de apps de bate-papo compatíveis subiu de oito para 14.

Não é nada muito sofisticado. O que o Franz faz é se conectar às versões web desses apps de bate-papo e colocar, por cima, recursos do OS X como badge de mensagens não lidas e notificações. Um detalhe legal é que dá para criar mais de uma instância para cada app. Se você tem duas contas no WhatsApp, por exemplo, o Franz deixa criar duas abas do app, uma para cada número. Para quem usa todos ou mesmo alguns desses apps, é uma mão na roda.


Instagram

Print do Instagram para Windows 10 Mobile.

Para Mobile
3,9 ★
Grátis

Baixar

Demorou bastante e só é compatível com o Windows 10 Mobile, mas enfim a plataforma móvel da Microsoft conta com um cliente oficial decente do Instagram. Na verdade, trata-se da versão para iOS portada — o que não é ruim, visto que isso garante uniformidade em recursos, tais como mensagens diretas e suporte a vídeos, e no visual também. Ela estava em testes há algumas semanas, como “beta”, e agora chegou à versão final.

Um detalhe exclusivo da versão para Windows é a compatibilidade com os blocos dinâmicos da tela inicial. O bloco do Instagram fica mostrando fotos recentes de quem você segue, sem que seja preciso abrir o app para vê-las.


Messenger

Print do Messenger para Windows.

Para PC
3,5 ★
Grátis

Baixar

Outro app do Facebook que ganhou nova versão estável/final para Windows, o Messenger é o bate-papo da rede social.

A exemplo dos outros dois, o Messenger também está atualizado com os recursos mais recentes e um visual moderno e bonito. E, tal qual o app principal do Facebook, estranhamente ele só funciona, no momento, em computadores e tablets com Windows, com a versão para Windows 10 Mobile prometida para “até o fim do ano”. Quem entende?


Simplenote

Print do Simplenote para Windows.

Para PC
N/A ★
Grátis

Baixar

Um dos melhores apps/serviços de notas sincronizadas multiplataforma, faltavam duas para o Simplenote ser, de fato, onipresente: Linux e Windows. Faltava, porque enfim a Automattic, dona do serviço, lançou essas versões.

O cliente do Simplenote para Windows tem todas as funções vistas em outras plataformas, com destaque para histórico de alterações, colaboração e publicação de notas na web. Ele também suporta a sintaxe Markdown (vem desativada por padrão), incluindo um botão que alterna entre o texto cru e o formatado segundo as regras dessa sintaxe.


Todoist

Print do Todoist para Windows 10 Mobile.

Para PC e Mobile
N/A ★
Grátis

Baixar

O Todoist é um dos apps de lista de tarefas mais completos do mercado. Após algum tempo ensaiando sua estreia na plataforma universal do Windows 10, ele chegou à versão final, compatível com computadores/tablets e smartphones.

Além de cadastrar e acompanhar suas tarefas, o Todoist tem alguns mecanismos de incentivo e organização avançados — tarefas recorrentes, anexos, subtarefas, níveis de prioridade e mais. O app é gratuito, mas alguns recursos são restritos à modalidade Premium (paga).


Transmission

Print do Transmission para Windows.

Para PC
N/A ★
Grátis

Baixar

Um dos clientes de BitTorrent mais celebrados e usados, o Transmission finalmente ganhou uma versão para Windows, juntando-se às várias já disponíveis para Mac, diversos sabores Linux e sistemas embarcados.

A versão para Windows mantém visual e recursos similares aos das outras e, no momento, ainda não é divulgada amplamente — algumas pessoas flagraram o instalador no repositório do projeto, que é de código aberto.

Para quem anda insatisfeito com as opções de BitTorrent no Windows, é uma alternativa que vale experimentar.


Vivaldi

Para PC
N/A ★
Grátis

Baixar

Com o slogan “não para todo mundo, apenas para você”, o Vivaldi é o sucessor espiritual do Opera. O criador do novo navegador web, Jon von Tetzchner, cofundou o Opera e foi CEO da empresa por um bom tempo. Desde que o Opera passou de um navegador super completo para algo mais simples e parecido com seus rivais diretos (Chrome e Firefox), uma lacuna surgiu. O Vivaldi surge para supri-la.

O Vivaldi tem recursos a perder de vista. Ele foi feito para os ditos “heavy users”, gente que mantém dezenas, centenas de abas abertas e se vira bem com atalhos no teclado e recursos complementares como anotações e busca interna (!) de recursos e dos sites abertos, tudo direto do navegador. Sua interface, construída com tecnologias web, é totalmente modular.

Não é para todo mundo, mas de repente é uma boa para você.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Ambassador Base/Flickr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 comentários

  1. O engraçado com Transmission aqui no trabalho é que ele atinge velocidade superior ao outros software para torrent

  2. Só eu acho a velocidade do Franz muito ruim?
    No meu Windows ao menos ele ficou bem travado e com lag.

    Provavelmente é culpa porque ele usa a interface web dentro de uma janela, eu sei, mas mesmo assim … me pareceu que a experiência de uso dele é bem prejudicada em relação a versão do OS X

  3. Adorei o Franz. Tava a busca de algo do tipo.
    Sobre o Transmission, tem alguma vantagem real sobre o uTorrent?

        1. Pena apenas que o Transmission não tem versão portátil. Acho que todos os programas que to usando atualmente são em versão portátil.

        2. É possível migrar os dados o uTorrent (torrents que estão sendo compartilhados, datas que eles foram adicionais, rateio etc) pro qBittorrent ou pro Transmission?

        3. É possível migrar os dados o uTorrent (torrents que estão sendo compartilhados, datas que eles foram adicionais, rateio etc) pro qBittorrent ou pro Transmission?

        4. É possível migrar os dados o uTorrent (torrents que estão sendo compartilhados, datas que eles foram adicionais, rateio etc) pro qBittorrent ou pro Transmission?

        5. É possível migrar os dados o uTorrent (torrents que estão sendo compartilhados, datas que eles foram adicionais, rateio etc) pro qBittorrent ou pro Transmission?

          1. Creio que sim. Jogue os seus arquivos .torrent pra dentro do novo gerenciador e dê um play. Ele deve fazer uma checagem dos arquivos e então continuar tudo de onde parou.

            Só não exclua nada até ter certeza de que ficou ok no novo gerenciador.

  4. A idéia do Franz é boa, mas na prática eu não gostei de juntar todos serviços. Preferi ficar com o App do Messenger separadamente e um chamado WhatsWrapp para o ‘whats’, que é um UWA e integrado nas notificações, boa adaptação a altas resoluções…. Para o Telegram, o programa para desktop é imbatível.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!