Os melhores apps para iPhone, iPad e Mac (março de 2016)

Unboxing iPhone 6s.

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na da Apple (iOS e OS X) — não deixe de conferir, também, a lista do Android e as dos meses anteriores.

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandá-lo para cá.


Billy

Print do Billy para iPhone.

Para iPhone
4 ★
Grátis

Baixar

Em vez de comprarmos serviços, estamos cada vez mais assinando vários deles. Nessa, é difícil ter uma visão geral do quanto se gasta e quantos desses serviços recorrentes estamos pagando. O Billy é um app que promete concentrar esses gastos numa única interface.

Além de permitir a visão panorâmica de serviços de assinatura, o Billy também ajuda o usuário a se lembrar de quando as contas vencem e faz as contas para mostrar quanto, no total, é gasto com elas.


Dr. CUCO

Print do Dr CUCO para iPhone.

Para iPhone
N/A
Grátis

Baixar

Produzido por brasileiros, o Dr. CUCO é um gerenciador de medicamentos. Após cadastrar os que você toma regularmente, o app permite criar alertas para lembrá-lo dos horários (incluindo anticoncepcionais). O histórico de medicamentos tomados fica registrado no app, sempre à mão para mostrar ao seu médico. Por ele também é possível consultar preços de medicamentos nas principais lojas virtuais do país.

Um aspecto bacana do Dr. CUCO é a possibilidade de se criar múltiplas contas. Para quem tem crianças ou cuida de idosos, facilita a vida poder concentrar tudo num único local.


Escape

Print do Escape para OS X.

Para OS X
N/A
Grátis

Baixar

Quanto tempo você gasta (ou perde) com distrações enquanto está no computador? O Escape promete te dar a resposta. Trata-se de um app que monitora o que o usuário faz, mas com um diferencial importante: além de contabilizar o tempo gasto em cada app, ele também distingue sites. Como Facebook, Tumblr e outros serviços do tipo funcionam basicamente via web em computadores tradicionais, boa parte do desperdício de tempo acontece ali, de modo que monitorar também o que se faz na web é imprescindível para ter uma visão completa do seu comportamento a fim de adequá-lo para maior produtividade.


Glaze

Print do Glaze para iPhone.

Para iPhone e iPad
N/A
US$ 0,99

Baixar

Um app para acrescentar filtros, escrever e desenhar em cima de fotos não ganharia nenhum prêmio de originalidade. O diferencial do Glaze, que faz exatamente isso, é funcionar com vários tipos de fotografia presentes no dispositivos iOS mais recentes. Quer anotar ou aplicar filtros em panoramas? Pode. Vídeos? Também. Até nas Live Photos ele funciona.

Como todo bom app do gênero, o Glaze permite compartilhar facilmente com seus amigos e em redes sociais as fotos editadas nele.


Knoto

Print do Knoto para iPhone.

Para iPhone
N/A
Grátis

Baixar

Quem nunca pediu ou foi requisitado a mandar as fotos da festa para amigos mais próximos? É um trabalho chato, mas importante — e um que o Knoto quer eliminar. O app se utiliza do reconhecimento facial para identificar e mandar, automaticamente, as fotos em que amigos e parentes apareçam, tudo com bastante privacidade.

É preciso selecionar previamente os amigos a quem as fotos serão enviadas sozinhas quando eles estiverem na cena. Para ser automático de fato, é preciso ativar a função AutoSending. O mais legal é que seus contatos não precisam ter o app instalado também (ele funciona por e-mail ou SMS nesses casos) e as fotos só são baixadas com o aval dos destinatários, ou seja, não ocupam espaço no celular deles inadvertidamente.


Lingo

Para OS X
N/A
Grátis (com assinatura)

Baixar

Este app, desenvolvido pelo pessoal do Noun Project, facilita a vida de quem cria e mantém identidades visuais. Ele cria um espaço onde o usuário coloca todas as referências, elementos, arquivos e fontes, os “visual assets”, acessível em um local específico e que pode ser compartilhado com membros da equipe. A promessa do app é de acabar com pastas e versões espalhadas por serviços de armazenamento na nuvem e no e-mail.

O Lingo é gratuito para uso individual e oferece planos pagos para compartilhar os kits de elementos com convidados e membros de uma equipe.


Letterboxd

Print do Letterboxd para iPhone.

Para iPhone
4,5 ★
Grátis

Baixar

A famosa rede social para cinéfilos ganhou um app bonitão para iPhone. No Letterboxd você pode acompanhar a agenda de lançamentos, criar listas de filmes, dar notas e escrever críticas aos que já assistiu e conferir o que seus amigos estão vendo — é um concorrente mais elegante e menos popular, pelo menos aqui no Brasil, do Filmow.

O app tem uma interface especial para montar suas listas (de filmes vistos, a conferir e mais apreciados), com os filmes aparecendo grandes na tela, acima de botões específicos para cada ação/tipo de lista. Para quem já usa o Letterboxd, é obrigatório; aos que não, um belo convite a conhecer a rede.


Patternator

Print do Patternator para iPhone.

Para iPhone
5 ★
Grátis (com compra in-app)

Baixar

Combinando desenhos pequenos/stickers e variados com cores sólidas e outros elementos visuais, o Patternator permite criar fundos de tela originais para o iPhone de forma rápida e simples. O nível de controle de coisas como incidência de repetição e padrão dessa é bem impressionante e, para os não muito criativos, um sistema sugere cores que caem bem com o sticker escolhido. Para remover a marca d’água é preciso fazer uma compra in-app de US$ 1,99.

Pelo Patternator ainda é possível criar uma capa exclusiva para o seu iPhone, combinando com o fundo de tela criado também no app. E eles enviam para o Brasil.


Plan

Print do Plan para iPhone.

Para iPhone
N/A
Grátis (com compras in-app)

Baixar

É mais um app que promete organizar a sua vida, com o diferencial de que ele combina agenda de compromissos com listas de tarefas e permite, com um toque, “bloquear” pedaços da agenda durante o dia para que você consiga dar cabo de alguma atividade específica. Segundo os desenvolvedores, no Plan a abordagem é efetivamente nova, e não apenas a mera transposição do workflow com papel e caneta de antigamente para um ambiente digital.

O app para iPhone é complementado por uma versão web e, em breve, um app específico para Mac. É tudo gratuito, e depende de login/conta no Google para as funções de agenda e lista de tarefas.


Plane

Print do Plane para iPhone.

Para iPhone
5 ★
Grátis

Baixar

Um app social bem diferente, o Plane se gaba de não selfies, nonsense, nem “deslizar de dedos” (em referência àquele gesto do Tinder).

Existem duas maneiras de falar com outras pessoas: mandando um “signal”, que é uma mensagem pública que qualquer um pode responder e que desaparece após 24 horas; ou começando uma “Convo”, que é uma espécie de convite para quebrar o gelo que outras pessoas veem e podem responder. Essas conversas são, a princípio, anônimas, mas se o papo estiver legal os participantes podem trocar cartões de identificação.

É uma proposta diferente e que, como todo app embasado no social, depende da adoção de muita gente para se mostrar útil.


ProtonMail

Print do ProtonMail para iPhone.

Para iPhone e iPad
5 ★
Grátis (com assinatura)

Baixar

O ProtonMail é um serviço de e-mails com criptografia embutida. Ele estava em testes havia alguns meses e, em março, chegou à versão estável, dispensando convites para entrar e com apps para Android e iOS.

O app lembra qualquer outro app de e-mail para dispositivos móveis. Tem suporte a ações gestuais, arquivamento de mensagens, rótulos, enfim, recursos que todo serviço moderno do tipo oferece.

Gratuito, o ProtonMail oferece planos pagos que concedem mais espaço e também aceita doações.


Shelf

Print do Shelf para iPhone.

Para iPhone
N/A
Grátis

Baixar

Uma das coisas mais legais dos leitores de e-books é a facilidade em marcar, anotar e recuperar informações importantes dos livros lidos. Fica tudo organizadinho, facilitando a recuperação de notas, revisões e outras atividades relacionadas ao conteúdo de um livro.

No papel, embora mais difícil, isso também é possível. O Shelf se apresenta como uma ponte entre os dois universos. Ele traz um acervo grande de títulos, aí basta buscar o que se está lendo no momento e fazer as anotações em paralelo à leitura. Ainda dá mais trabalho que só destacar trechos num Kindle da vida, mas pelo menos a recuperação do conteúdo é facilitada posteriormente.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Joseph Thornton/Flickr.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários

  1. Me interessei pela rede social de filmes pois estava procurando uma alternativa ao ótimo TVshow Time que só suporta séries. E o Plan também vou testar.

    Off topic: Será que o Sunrise será mesmo descontinuado? Tá aí uma boa pauta ghedin, uma alternativa para app de calendário para ios, pesquisei e só achei análises antigas demais.

    1. O letterboxd é a melhor rede de filmes. Sério mesmo. E é muito bacana ir anotado a data direitinho dos filmes, fazendo um verdadeiro diário. E sempre no começo de cada ano é muito bacana ver o Year in review compilado pelo site.

      1. Estou usando e gostando muito. Antes usava o Tvtag mas foi descontinuado, mas esse é melhor! Estou usando o TV show Time para séries e Letterboxd para filmes!

      2. Estou usando e gostando muito. Antes usava o Tvtag mas foi descontinuado, mas esse é melhor! Estou usando o TV show Time para séries e Letterboxd para filmes!

  2. Me interessei pela rede social de filmes pois estava procurando uma alternativa ao ótimo TVshow Time que só suporta séries. E o Plan também vou testar.

    Off topic: Será que o Sunrise será mesmo descontinuado? Tá aí uma boa pauta ghedin, uma alternativa para app de calendário para ios, pesquisei e só achei análises antigas demais.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!