Os melhores apps para Android (março de 2016)

Galaxy S6 edge empilhados.

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na do Android — não deixe de conferir, também, a lista da Apple (iOS e OS X) e as dos meses anteriores.

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandá-lo para cá.


App Cloner

Print do App Cloner para Android.

4,2 ★
Grátis (com compra in-app)

Baixar

O App Cloner faz exatamente o que o nome sugere: clona apps que estejam instalados no Android. A vantagem disso é poder testar um mesmo app com configurações diferentes, permanecer autenticado com dois perfis/contas num mesmo app ou preservar um app sem atualizações — e, de quebra, mexer nas permissões da versão clonada.

Os desenvolvedores alertam que nem todo app pode ser clonado e que mesmo os que sim correm o risco de apresentar bugs. (O WhatsApp, aliás, é um dos que não funcionam.) O App Cloner é gratuito, mas exige uma compra in-app de R$ 16 para liberar todas as suas funções.


Basket

Print do Basket para Android.

4,3 ★
Grátis

Baixar

O Basket é um app do tipo “read-it-later”, ou seja, ele permite salvar artigos, vídeos e links a qualquer momento para consumo posterior. Como todo bom app do tipo, sincroniza esses conteúdos para acesso offline, permite categorizá-los e tem apps e extensões para diversos sistemas.

Não há muita diferença entre o Basket e apps do gênero como Instapaper e Pocket. O diferencial, segundo os desenvolvedores, é a simplicidade e leveza do Basket. Caso queira dar uma chance a ele sem perder os links que já tem em outro serviço, ele oferece importação do Delicious, Instapaper e Pocket.


DroidID

Print do DroidID para Android.

3,9 ★
Grátis

Baixar

Quem tem um smartphone com sensor de impressões digitais (Vibe A7010, Galaxy S7/S7 e outros) pode, com a ajuda do DroidID, autenticar-se em qualquer Mac rodando o El Capitan. Este app faz apenas isso: substitui a senha do sistema pela sua impressão digital. Para tanto, é preciso instalar um pequeno app cliente no Mac.

O desenvolvedor garante que o DroidID é seguro. A senha do Mac é armazenada no Keychain do sistema, ou seja, é criptografada, e a impressão digital só é lida no momento da autenticação, jamais sendo armazenada pelo app. Ele também disse estar trabalhando em um cliente para Windows.


f.lux

Print do f.lux para Android.

4 ★
Grátis

Baixar

Alguns estudos dizem que a tonalidade azulada das luzes emitidas por telas prejudica o nosso ritmo circadiano, o que se traduz, na prática, em dificuldades para dormir. O f.lux foi o primeiro app, ainda em desktops, que subtraiu essa luz, “amarelando” as telas ao anoitecer, com a promessa de que assim dormiríamos melhor.

O iOS ganhou um recurso similar na versão 9.3; no Android, além de alguns apps genéricos, temos o f.lux, o app original do gênero. Com ele é possível definir as alternações nas cores da tela de forma automática e até escolher o tipo de cor que ela terá — luz de vela ou lâmpada incandescente, por exemplo. O único contratempo é que o f.lux exige rooting no aparelho para ser usado.


Join

Print do Join para Android.

4,7 ★
Grátis (com compra in-app)

Baixar

O Join lembra bastante outro app popular no Android, o PushBullet. Vários recursos que ele oferece são encontrados no rival também, mas por um motivo ou outro você talvez prefira este.

Entre as possibilidades do Join estão a sincronia de notificações entre smartphone e computadores, transferência de arquivos, compartilhamento da área de transferência (clipboard) e envio e recebimento de mensagens SMS.

Este app é grátis por 30 dias. Após esse período, é preciso fazer um pagamento único para continuar usando. O Join tem apps/extensões para Android, Chrome e Windows 10.


LastPass Authenticator

Print do LastPass Authenticator para Android.

Compatível com Android Wear
4 ★
Grátis

Baixar

Este novo app do LastPass habilita a autenticação em dois passos no serviço e em qualquer outro que seja compatível com Google Authenticator.

Na prática, o que ele faz é acrescentar uma segunda senha, temporária e sempre mutável, aos serviços que você usa. É como o token do banco, mas para seu e-mail, redes sociais e outros locais que exigem autenticação na Internet. Trata-se de uma camada extra de segurança muito importante.


MailTime

Print do MailTime para Android.

3,4 ★
Grátis

Baixar

Original do iOS, o MailTime traz uma abordagem diferente ao e-mail, uma mais próxima da dinâmica de troca de mensagens de apps como WhatsApp e Telegram.

O app, que é compatível com um punhado de serviços de e-mail, tem alguns truques na manga também, como priorizar mensagens de amigos e diferenciar conversas comuns de newsletters. Com ele também é fácil deixar mensagens de voz e a fim de aumentar as chances do seu e-mail ser lido e respondido, o MailTime alerta quando a mensagem está grande demais.

Há relatos de que o MailTime para Android ainda apresenta alguns bugs, mas se o e-mail sempre lhe pareceu enfadonho e chato de lidar, talvez valha a pena enfrentá-los em troca da abordagem nova que ele oferece.


Monospace

Print do Monospace para Android.

4,4 ★
Grátis (com compra in-app)

Baixar

Criado do zero com uma interface pensada para telas sensíveis a toques, o Monospace é um app de anotações minimalista e super elegante.

A interface foi enxugada para apresentar o mínimo necessário. Ainda assim, o app é farto em opções de formatação: negrito, itálico, riscado, lista não-ordenada, citação e alguns estilos de tamanho. Ele também exporta a partir de Markdown, o que facilita a vida de quem publica em HTML na web.

Outro aspecto bacana do Monospace é a organização. Em vez de pastas, hashtags — basta escrevê-las na última linha do arquivo e o app faz o resto.

Embora gratuito, o Monospace tem uma compra in-app que permite trocar a fonte, reorganizar a barra de formatação e fazer backup no Google Drive.


ProtonMail

Print do ProtonMail para Android.

4,8 ★
Grátis (com compra in-app)

Baixar

O ProtonMail é um serviço de e-mails com criptografia embutida. Ele estava em testes havia alguns meses e, em março, chegou à versão estável, dispensando convites para entrar e com apps para Android e iOS.

O app lembra qualquer outro app de e-mail para dispositivos móveis. Tem suporte a ações gestuais, arquivamento de mensagens, rótulos, enfim, recursos que todo serviço moderno do tipo oferece.

Gratuito, o ProtonMail oferece planos pagos que concedem mais espaço e também aceita doações.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Maurizio Pesce/Flickr.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários

  1. Esperei muito pelo f.lux pra Android. Na verdade até pensei que demoraria muito. No PC eu o considero essencial há vários anos e sofro com a diferença quando ele está desativado, é incrível.

  2. Pra quem se interessou pelo f.lux mas não quer fazer root, o Twilight faz o mesmo serviço sem pedir esse tipo de acesso.
    Acabei optando pela dupla Twilight (Android) + f.lux (Windows).

      1. Isso já existe há anos no Android AOSP e é perfeito. Outras desenvolvedoras com a Apple já inseriram e o Google, COMO SEMPRE, continua fazendo uma das piores versões do Android e que demora anos para fazer coisas simples e funcionais.

          1. Na Miui tem e vc ainda pode selecionar quais aplicativos ativam essa função automaticamente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!