Os melhores apps para Android (janeiro de 2016)

Galaxy S6 edge empilhados.

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na do Android — não deixe de conferir, também, a lista da Apple (iOS e OS X).

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandá-lo para cá.


FiLMiC Pro

Print do FiLMiC Pro para Android.

3,6 ★
~R$ 39

Baixar

Lançado originalmente para iOS, o FiLMiC Pro ganhou renome por ter sido usado na produção de Tangerine, sucesso do Festival de Sundance há dois anos, além de vídeos publicitários de nível profissional.

O que o FiLMiC Pro faz é dar flexibilidade na gravação de vídeos com o smartphone. Ele conta com três modos de filmagem (padrão, manual e híbrido) e oferece um punhado de controles e indicadores que facilitam a vida do cinegrafista. O detalhismo alcança inclusive a exportação, com quatro níveis de qualidade para o vídeo e recursos de áudio avançados.


Journey

Print do Journey para Android.

4,5 ★
Grátis (com compra no aplicativo)

Baixar

Escrever um diário é um hábito bastante saudável para clarear as ideias e ter uma visão macro da própria vida. Apps para esse fim facilitam o trabalho: eles oferecem ferramentas que enriquecem o registro do seu dia, retomam notas antigas com facilidade e ainda te lembram de escrever através de notificações.

O Journey foi lançado recentemente e caiu nas graças de muita gente, com uma interface moderna e vastos recursos, inclusive uns bem específicos como suporte a Markdown, exportação para *.docx (formato do Word) e senha de proteção do app. Alguns desses recursos são disponibilizadas através de uma compra no aplicativo.

Além do app para Android, que é compatível com o Android Wear, existe ainda uma versão para o Chrome/web.


Mimicker Alarm

Print do Mimicker Alarm para Android.

4,4 ★
Grátis

Baixar

O mais curioso a respeito deste app é que ele foi feito pela Microsoft e é exclusivo para Android. E… bem, ele é estranho. Trata-se de um despertador que, para ser desligado, exige que você se levante e realize a ação que é apresentada na tela. Entre algumas possíveis estão tirar uma selfie ou dizer uma frase. Parece irritante, porém eficaz.


Movesum

Print do app Movesum para Android.

4,3 ★
Grátis

Baixar

Dos criadores do Lifesum, este novo app foca na simplicidade. Segundo seus criadores, apps para acompanhar a quantidade de passos estão ficando muito abarrotados de recursos e funções. O Movesum abdica desses excessos e, com uma interface simples, foca apenas na contagem dos passos usando como fonte os dados do Google Fit.

Além de não se esbaldar em funções, o Movesum também se destaca pela sua interface, bem amigável, que se utiliza de desenhos de comida para dar uma ideia mais clara ao usuário a respeito das calorias queimadas — segundo ele, uma cerveja tem 163 calorias, o que equivale a 3275 passos.

De resto, o app envia notificações inteligentes para estimular e manter o usuário informado sobre as metas diárias e também incentiva a manutenção da sequências, ou seja, à prática diária, sem falhas, dos exercícios.


SKRWT

Print do SKRWT para Android.

4,3 ★
~R$ 3,20 (com compras no aplicativo)

Baixar

Outro original do iOS, o SKRWT é um app de fotografia que se destaca pela forma como lida com perspectivas. Imagens anguladas que, aos nossos olhos e às lentes da câmera acabam desalinhadas, podem ser acertadas com este app. Ele também corrige as distorções de outros tipos de lentes, como fish-eye e GoPro, e um sistema avançado de croping (recorte).

Além de fotografar, o SKRWT ainda traz uma galeria de imagens e um leitor de dados EXIF.


Starbucks

Print do app Starbucks para Android.

4,6 ★
Grátis

Baixar

Sucesso nos EUA, onde representa 20% das vendas da rede de cafeterias Starbucks, o app foi liberado no Brasil neste mês.

Além de pagar por suas bebidas, o app dá acesso ao programa de recompensas da Starbucks e permite localizar lojas próximas da franquia. É só isso, mas enquanto o Apple/Samsung Pay não chega aqui, é a chance de sentir o gostinho de viver no futuro dos pagamentos móveis.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Maurizio Pesce/Flickr.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 comentários

  1. Tem um app pra fotógrafos q parece muito bom, mas não comprei por conta do preço. É o ‘The photographer’s ephemeris’. Ajuda vc a saber as condições da luz do sol de acordo com a sua posição geográfica e horário. Quem tira fotos sabe q há aqueles períodos mágicos (geralmente ao amanhecer e ao anoitecer) e esse app parece dar uma força. Mas é um pouco caro :(

  2. Alguém usou já o FiLMiC Pro? Tenho um S6 é Quer o saber o que tem de bom nele, mas to achando mto caro

    1. …e tem umas extensões bem interessantes, não muitas, mas as que tem são suficientes para deixar-lo bem bacana.

    2. Só não uso esse teclado pela falta de assentos. Em outros idiomas podem não existir, mas para PT-BR é essencial (por sinal, o teclado do Google para Android é um lixo nesse quesito também).

      1. Mas por que o app vai querer se sentar? Hehe

        Não entendi qual o problema com falta de acentos. Aqui ele completa a palavra corretamente com os acentos, além da opção de segurar uma letra pra aparecer os acentos que se deseja usar. Tá com cara que você não baixou o dicionário brasileiro pra ele.

          1. Instalei o CM aqui e mesmo tendo feito sincronização com minha conta logo antes de fazer o procedimento, não consegui reaver o que tinha salvo antes. A cloud do Fleksy é uma b*”#! Já é a segunda vez que isso aconteceu, mas da primeira não tinha perdido tudo como agora. E nem tem opção de bkp manual.

      2. Falou do Swype. diz que não e bom. mais você usava qual versão? a pro? a paga? ou a básica que vem de fabrica nos Samsungs.
        não fale mal do programa. eu o utilizo e ate recomendo, melhor que muito teclado poria. tanto na versão paga como free.
        Principalmente nas funções de atalhos. S (Swype) + c =[copiar] ,S(Swype) + a =[selecionar tudo], S(Swype) + v[colar], S + x[recortar], … , similar ao do Windows substituindo o ctrl pelo S(Swype).
        Tenho a versão pro, caso queira posso te passar uma “demo” da pro. pra você comparar.
        => PS: para baixar o dicionario PT-br Swype, e só ir nas:
        .>configurações do mesmo(segura o S no canto inferior esquerdo ).>opções de idioma.>gerenciar idiomas.> fazer download de idiomas.> Port Brasil. e seja feliz.
        .
        Meu Nike[LES28ed] e o mesmo no Facebook*(/LES28ed) y Skype


        .. #LES28ed_comentario_02_manualdousuario.net 13/02/16
        . #LES #LES28 #LES28ed

    3. Melhor teclado que já usei. Usando há cerca de um ano e não consigo voltar a usar outro. Saí do Swype pra nunca mais voltar.

      O único problema é o dicionário brasileiro que deixa a desejar em algumas palavras mais complicadas. Já enchi o saco dos desenvolvedores com isso, mas só existe um site safado pra galera votar em palavras que deveriam entrar para o dicionário.

  3. Sinto um ciuminho ao ver o Journey ficar conhecido. Uso-o religiosamente desde 2014.

    Mas é bom que todos o conheçam, porque aí a chance dele ser descontinuado diminui.

    Seu design minimalista/flat e o fato de possuir uma versão desktop (p/ Google Chrome) o torna ainda mais fácil de usar.

    Isso, sem deixar de notar que, como o Ghedin salientou, escrever diariamente é um hábito saudável para a mente.

  4. Sinto um ciuminho ao ver o Journey ficar conhecido. Uso-o religiosamente desde 2014.

    Mas é bom que todos o conheçam, porque aí a chance dele ser descontinuado diminui.

    Seu design minimalista/flat e o fato de possuir uma versão desktop (p/ Google Chrome) o torna ainda mais fácil de usar.

    Isso, sem deixar de notar que, como o Ghedin salientou, escrever diariamente é um hábito saudável para a mente.

  5. Acho que o Chrooma Keyboard entraria nessa lista, é um teclado que se adapta às cores do aplicativo que está aberto.

  6. Vou tentar o despertador da Microsoft, pq eu e minha mania de sar duzentos “sonecas” antes de levantar estão complicando meu banco de horas no trabalho hahaha

    1. Eu uso o alarmy, nele você pode configurar para chacoalhar o celular determinadas vezes até desligar, ou tirar uma foto pré determinada (já fiz isso com a geladeira de casa, daí para desligar eu tinha que ir até a cozinha e tirar uma foto da geladeira para o alarme desativar!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!