Nexus 4 com a gaveta de apps aberta.

Os melhores apps para Android, iOS e Windows Phone (junho/2014)


11/7/14 às 9h33

Atrasou um pouco, mas os melhores apps de junho chegaram! Neste mês tivemos um punhado de grandes apps chegando ao Windows Phone, nem todos exatamente bons, infelizmente. Na lista abaixo, tudo o que de melhor que pintou nas três principais plataformas móveis — a já citada da Microsoft, mais Android e iOS.

Os apps estão em ordem alfabética e misturados, sem divisão por sistema. Quando multiplataforma, trazem todos os respectivos links. Pronto? Então vamos lá.


6tin

6tin, ícone.Para Windows Phone.
O que é? Cliente extra oficial do Tinder.
Preço? Gratuito, com compra in-app.
DOWNLOAD

Rudy Huyn, o desenvolvedor francês que tomou para si a tarefa de tapar alguns dos buracos mais importantes do Windows Phone, ataca novamente. Desta vez, com um cliente para o Tinder, app para conhecer gente nova e flertar que é um grande sucesso no Android e iPhone. É a segunda investida dele; o primeiro, 6tindr, fora removido depois de um contato do Tinder para que Rudy criasse o app oficial do serviço para Windows Phone. Aparentemente o projeto miou e, nessa, o app ressurgiu na loja com um nome diferente.

O 6tin é bem parecido com os clientes oficiais do Tinder, mas traz alguns extras. Entre os mais legais, as possibilidades de reverter a ação tomada com a última pessoa mostrada no app e a de alterar a sua localização através de um mapa, sem depender exclusivamente do GPS. A ruim é que o app exibe anúncios e para removê-los é preciso pagar.

Screenshots do 6tin.
6tin, para Windows Phone.

Apresentações Google

Apresentações Google, ícone.Para Android.
O que é? Editor de apresentações de slides.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD

O Google mudou tudo no Drive. Se antes ele servia para guardar arquivos e exibir e editar documentos, planilhas e apresentações de slides, agora a edição desses formatos foi relegada a apps específicos. Documentos e Planilhas já tinham apps, faltava apenas o de apresentações. Não falta mais.

Ele é o que se poderia esperar de um app do tipo e, graças à tecnologia herdada do QuickOffice, o Apresentações Google consegue abrir e editar arquivos do PowerPoint, da Microsoft. As boas características da suíte do Google, como salvamento automático em tempo real e edição colaborativa, também se fazem presentes aqui.

Screenshots do Apresentações Google.
Apresentações Google, para Android.

Copy Bubble

Copy Bubble, ícone.Para Android.
O que é? Área de transferência com interface flutuante.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD

O paradigma de elementos flutuantes na tela, moda lançada pelo Facebook Home, já ganhou algumas outras aplicações no Android. O Copy Bubble é mais uma. Ele é uma área de transferência flutuante. Dá para copiar um ou mais textos e, depois, escolhê-los com um toque na bolha, ou colar um dos itens salvos diretamente em um app graças ao menu de compartilhamento.


Estúdio de Criadores – YouTube

Estúdio de Criadores -- YouTube, ícone.Para Android, iPhone.
O que é? Gerenciamento de canais do YouTube.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD Android, iPhone

O Google prometeu, o Google cumpriu. O Estúdio de Criadores é uma central de gerenciamento e monitoramento para youtubers, os criadores de conteúdo para o YouTube. Pelo app é possível editar meta informações dos vídeos, analisar estatísticas, interagir com os assinantes e ficar por dentro do que rola no seu canal.

Screenshots do Estúdio de Criadores -- YouTube.
Estúdio de Criadores – YouTube, para Android.

Kobo Books

Kobo Books, ícone.Para Android, iPhone e Windows Phone.
O que é? Loja virtual e leitor de e-books.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD Android, iPhone, Windows Phone

É como o Kindle, da Amazon, mas em uma loja independente, a Kobo Books — que no Brasil tem parceria com a Livraria Cultura. O app, que agora chega ao Windows Phone, permite continuar a leitura do ponto onde se parou independentemente do dispositivo, editar a tipografia e o esquema de cores, e ler milhares de e-books gratuitos.

Screenshots do Kobo Books.
Kobo Books, para Windows Phone.

Lightroom

Lightroom, ícone.Para iPhone, iPad.
O que é? Editor e organizador de fotos.
Preço? Gratuito
DOWNLOAD iPhone, iPad

O poder do Lightroom finalmente no bolso. O software de tratamento e organização de imagens da Adobe ganhou uma versão para iPhone, complementando a que já existia no iPad. Ele traz vários recursos da versão para desktops adaptados à tela pequena do smartphone, importa fotos de câmeras digitais profissionais, inclusive em RAW, para edição, e mantém tudo sincronizado com a conta Adobe.

Apesar de gratuito, o Lightroom exige a assinatura da Creative Cloud, da Adobe.

Screenshots do Lightroom.
Lightroom, para iPhone.

Moovit

Moovit, ícone.Para Android, iPhone e Windows Phone.
O que é? Compartilhamento de informações sobre o transporte público.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD Android, iPhone, Windows Phone

O Moovit chegou ao Windows Phone. O app é uma espécie de Waze automatizado para o transporte público. Ao utilizá-lo, você compartilha informações do ônibus, trem ou metrô que estiver utilizando, em tempo real. Juntas, as suas informações e as dos outros usuários formam um mapa em tempo real baseado em dados que pode, muitas vezes, ser mais eficiente que as ferramentas oficiais.

No Windows Phone, o Moovit ganhou uma interface bonita, dentro do limite que a sua natureza permite. A exemplo das outras plataformas (Android e iOS), no sistema da Microsoft há suporte a algumas das principais cidades brasileiras.

Screenshots do Moovit.
Moovit, para Windows Phone.

Photoshop Express

Photoshop Express, ícone.Para Android, iPhone e Windows Phone.
O que é? Editor de imagens simples, com filtros.
Preço? Gratuito, com compras in-app.
DOWNLOAD Android, iPhone, Windows Phone

O famoso Photoshop ganhou uma versão para Windows Phone. É a Express, que já existia no Android e iPhone, e serve para fazer retoques básicos (ou nem tanto) em fotos e aplicar filtros — alguns deles, pagos. Além dessas ferramentas, sempre muito úteis, o app também traz conexão com o Revel, serviço da Adobe para armazenar fotos na nuvem.

Existem apps mais elaborados para editar fotos no Windows Phone, mas é pela sua objetividade e interface simples que o Photoshop Express ganha pontos — seja para publicar em redes sociais ou apenas dar um trato em fotos especiais.

Screenshots do Photoshop Express.
Photoshop Express, para Windows Phone.

Photoshop Mix

Photoshop Mix, ícone.Para iPad.
O que é? A versão mais robusta do Photoshop para dispositivos móveis.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD

Não é a estreia do Photoshop no iOS (antes do Mix, já existiam o Express e o Touch), mas é a versão mais poderosa até agora, a que mais tenta replicar, no tablet da Apple, as opções disponíveis no Mac e Windows.

O Photoshop Mix suporta camadas e edições avançadas. Para burlar a limitação de processamento do iPad, a Adobe usa servidores remotos. Ao solicitar uma edição mais pesada, o arquivo é enviado para os servidores da Creative Cloud, processado e então devolvido ao usuário. Tudo fica sincronizado e dá para continuar edições começadas aqui no Photoshop convencional, com compatibilidade total.

A exemplo do Lightroom, o uso do Photoshop Mix está condicionado à assinatura da Creative Cloud.


PowerDirector

PowerDirector, ícone.Para Android.
O que é? Editor de vídeo não tão básico, nem tão avançado.
Preço? Gratuito, com compras in-app.
DOWNLOAD

A escassez de bons editores de vídeo no Android foi amenizada com a chegada do PowerDirector. Conhecido no universo Windows, no Android ele traz as funções mais básicas em uma boa interface.

O app lida com vídeos, sons e imagens, apresenta as ferramentas básicas de edição e ainda conta com efeitos e animações de transição. Ele exporta (1080p, só pagando) os resultados para redes sociais e sites de vídeo. O único contra é que a compatibilidade é limitada a tablets, e nem todos estão na lista dos que aceitam o PowerDirector.

Screenshot do PowerDirector.
PowerDirector, para Android.

Scribd

Scribd, ícone.Para Android, iPhone e Windows Phone.
O que é? Biblioteca digital e local para armazenar documentos.
Preço? Gratuito, com assinatura mensal de US$ 8,99.
DOWNLOAD Android, iPhone, Windows Phone

O Scribd é mais um app que estreia no Windows Phone. Com ele, o usuário pode enviar e consultar documentos diversos, além de ter acesso a uma biblioteca virtual bem recheada — mediante assinatura –, numa espécie de Netflix de livros.

Screenshots do Scribd.
Scribd, para Windows Phone.

Sicher

Sicher, ícone.Para Android, iPhone e Windows Phone.
O que é? App de bate-papo com foco em privacidade.
Preço? Gratuito
DOWNLOAD Android, iPhone, Windows Phone

Dos mesmos criadores do IM+, um app de bate-papo multiprotocolo das antigas, o Sicher é uma rede própria com diferenciais focados em privacidade e segurança. Tudo nele, do bate-papo por texto às mensagens de voz, passando por fotos, localização e outros elementos compartilháveis, é criptografado. O app suporta grupos de conversa e também se encarrega de eliminar para sempre as mensagens, caso o usuário assim queira.

Para os mais preocupados, os desenvolvedores garantem que os servidores responsáveis pela infraestrutura estão localizados na Alemanha — e só lá. As interfaces não fogem muito do que estamos acostumados em apps do tipo, mas respeita as convenções de cada plataforma.

Screenshots do Sicher.
Sicher, para Android, iPhone e Windows Phone.

Slingshot

Slingshot, ícone.Para Android e iPhone.
O que é? Troca de fotos privada, app feito pelo Facebook.
Preço? Gratuito.
DOWNLOAD Android, iPhone

A (segunda) resposta do Facebook ante o sucesso do Snapchat pode não chegar aos pés em termos de funcionalidade e humanidade, mas é uma bela peça de software. Com animações suaves, sons bem escolhidos e uma interface bonita, o Slingshot impressiona. Pena que a mecânica e a parte que demanda mais planejamento sejam tão ruins.

Screenshots do Slingshot.
Slingshot, para iPhone.

Yahoo Aviate

Aviate, ícone.Para Android.
O que é? Launcher inteligente.
Preço? Gratuito
DOWNLOAD

Você não precisa de um launcher alternativo, mas eles podem ser um bocado úteis. O Aviate foi comprado pelo Yahoo e, nesse último mês, promovido à versão final com algumas novidades, como resumo de notícias.

A proposta do Aviate é se antecipar ao usuário, exibindo apps e ações de acordo com a hora do dia, os compromissos, a frequência de uso dos apps e outros critérios.


A exemplo do mês passado, neste também foram 14 novos apps. Quer mais? Confira as listas de janeiro, fevereiro, março, abril e maio, e as dos melhores apps de 2013 para iPhone, Android e Windows Phone.

Foto do topo: Highways Agency/Flickr.

iPhone 5s, Moto G, Lumia 520.

Compre smartphones no Submarino, Americanas ou Shoptime.

Comprando pelos links acima o preço não muda e o Manual do Usuário ganha uma pequena comissão sobre a venda para continuar funcionando. Obrigado!

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 comentários