Os melhores apps para Android (abril de 2016)

Galaxy S6 edge empilhados.

Todo mês o Manual do Usuário lista os melhores apps para as plataformas mais populares. Você está na do Android — não deixe de conferir, também, a lista da Apple (iOS e OS X), a do Windows e as dos meses anteriores.

Faltou algum app aí embaixo? Avise nos comentários. E se descobrir algum legal no decorrer do mês, não se esqueça de mandá-lo para cá.


Airtime

Print do Airtime para Android.

4,1 ★
Grátis

Baixar

Criado por Sean Parker, um dos cofundadores do Napster, o Airtime se apresenta como uma evolução dos grupos de bate-papo. Pelo app é possível criar grupos que, além de texto, podem ser falar por vídeo conferência (até seis pessoas ao mesmo tempo). O grupo também pode, pelo app, assistir a vídeos e ouvir música de forma sincronizada. Quando estiver sozinho, dá para mandar um “sinal”, chamando seus amigos. O app parece bem executado e bonito.


Eat This Much

Print do Eat This Much para Android.

4,2 ★
Grátis (com compras in-app)

Baixar

O Eat This Much é um nutricionista automatizado e personalizado. Preenchendo o cadastro, ele indica o que você precisa comer ao longo do dia para atingir o nível de calorias e nutrientes adequado de acordo com a sua meta (perda de peso, manutenção ou ganho de massa muscular), respeitando as suas preferências — vegetarianos, por exemplo, têm cardápios próprios. O usuário pode reorganizar as refeições, trocá-las por outras e acrescentar as extras que consumir.

No plano Premium (pago), o Eat This Much oferece cardápios semanais, incluindo a lista de ingredientes necessários para preparar as refeições e até as receitas dos mais elaborados.


Finch for Twitter

Print do Finch para Android.

4,3 ★
Grátis

Baixar

É compreensível usar o Twitter por clientes alternativos — o oficial é bem pobre em comparação aos melhores de terceiros. O Finch surge com um diferencial importante: é gratuito.

O app tem uma bela apresentação, com design condizente com o Android (incluindo uma interface exclusiva para tablets), e contempla todas as funções mais populares do Twitter. Como destaques exclusivos, conta com um poderoso filtro para a timeline, suporte a múltiplas contas e notificações granulares.


GIPHY

Print do GIPHY para Android.

4,1 ★
Grátis

Baixar

De uma mera extensão para o Messenger do Facebook, o GIPHY virou um app completo e independente. É o app oficial do site homônimo que vem se tornando a central para encontrar GIFs na Internet.

O GIPHY conta com uma pesquisa e com seções e subseções temáticas que facilitam a busca por algum GIF animado qualquer que represente um sentimento ou uma situação. Depois de achá-lo, o app facilita o compartilhamento em redes sociais — e, claro, no Messenger.


Internet Radio

Print do Internet Radio para Android.

4,1 ★
Grátis

Baixar

Totalmente gratuito, com mais de 50 mil estações de rádio online disponíveis e um visual bem bacana, com diversas formas de encontrar e descobrir novas músicas, o Internet Radio é um app para ouvir rádio (adivinhe) via Internet.

Uma das coisas mais legais são os quatro modos de execução. Em vez de centrar a experiência em estações, o Internet Radio permite ouvir as estações com base nos artistas que estão tocando ou num modo de recomendações, que parte dos seus artistas favoritos para revelar outros que você possivelmente vá gostar.

O app segue o padrão do Material Design e é compatível com o Google Cast/Chromecast.


Linguee

Print do Linguee para Android.

4,7 ★
Grátis

Baixar

Por que alguém precisa de outro tradutor diferente do do Google? O Linguee tem algumas respostas. Ele funciona offline, faz buscas bidirecionais (nos dois idiomas ao mesmo tempo) e se integra ao sistema de compartilhamento do Android — “compartilhe” um termo e o app abre direto na tradução dele. O app também pronuncia as palavras e sempre traz exemplos de uso do termo pesquisado.

Por ora o Linguee só contempla português e inglês, mas as dobradinhas do nosso idioma com outros (alemão, espanhol e francês) estão em desenvolvimento. Os desenvolvedores dizem que o app é mais confiável do que outras soluções por ter sido criado com a ajuda de mais de 400 lexicógrafos (profissionais que fazem/trabalham em dicionários).


Open365

Print do Open365 para Android.

4,3 ★
Grátis (com compras in-app)

Baixar

O Open365 é, resumidamente falando, o LibreOffice na nuvem. Graças à virtualização, conseguiram colocar a suíte e outros apps (e-mail, agenda e até bate-papo com vídeo chamadas) dentro do navegador, por trás de uma apresentação bonita e, com isso, ganhamos uma alternativa gratuita e aberta ao Office 365.

O cliente para Android serve para sincronizar arquivos com a nuvem (cada cadastrado no serviço tem 20 GB de espaço).


Quote

Print do Quote para Android.

4,2 ★
Grátis (com compras in-app)

Baixar

Sem muitas invencionices, mas com a promessa de fazer o básico bem feito, o Quote é um cliente de feeds RSS sincronizado com o Feedly.

Seus principais destaques são o visual, elegante e alinhado ao Material Design, modo tela cheia, cache para leitura offline, navegação baseada em gestos e suporte a temas. Usuários pagantes têm direito a mais temas além dos padrões escuro e claro, além de se livrarem dos anúncios. Aos insatisfeitos com todas as alternativas ao próprio Feedly, vale experimentar.


Radon

Print do Radon para Android.

4 ★
Grátis

Baixar

Se as infinitas opções para compartilhar conteúdo entre smartphones Android não lhe apetecem, o Radon tem uma proposta diferente: ultrassom. Usando alguns sensores dos dispositivos, basta abrir o app para enviar e receber o conteúdo previamente selecionado.

A técnica é engenhosa e, de repente, por algum motivo que me escapa ela pode ser essencial. De qualquer forma, é uma curiosidade com alguma aplicação prática.


Slidebox

Print do Slidebox para Android.

4,3 ★
Grátis

Baixar

O Slidebox é um app pequeno e bem acabado feito para botar ordem nas suas fotos. Ele agiliza ações como comparar e excluir fotos duplicadas e organizar as que sobram em pastas/álbuns. A interface, toda baseada em gestos, ajuda nesse sentido.

Uma característica invejável do Slidebox é que ele não cria uma estrutura totalmente nova dentro de si mesmo. Em vez disso, trabalha com a galeria nativa do Android, o que faz com que todo o trabalho de organização feito através dele possa ser desfrutado por outros apps instalados no dispositivo.


Alguns avisos:

  • Os apps acima não foram todos testados pelo Manual do Usuário. A lista é composta por apps de destaque, lançados no mês correspondente, que apareceram em outros sites ou foram comunicados pelos leitores;
  • Os apps são listados por ordem alfabética;
  • As notas (estrelas) vão de 0 (zero) a 5 (cinco) e são obtidas das respectivas lojas da plataforma, na data da publicação deste post;
  • Alguns links são comissionados, ou seja, compras realizadas por eles rendem uma pequena comissão ao Manual, sem alterar o preço final ao leitor/consumidor.

Foto do topo: Maurizio Pesce/Flickr.

Acompanhe

Newsletter (toda sexta, grátis):

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comentários

  1. Esperava há anos por um app como o Quote para ler meus feeds.

    As atuais opções para Android ou deixaram de ser atualizadas ou era ruins mesmo.

  2. O que mata nos apps alternativos do Twitter é o fato da API ser limitada. Não conseguir ver as menções a determinado twitt é muito chato. De qualquer forma, recomendo o Twidere.

    1. Granular remete a grãos, então eu imagino que sejam mini-notificações, ou notificações individuais que chegam com o tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!