Robô enxadrista quebra dedo de menino na Rússia e outros links legais

Todo sábado, um amontoado de links curiosos e/ou interessantes. Leia as edições anteriores.


Chess robot grabs and breaks finger of seven-year-old opponent

— Um robô enxadrista quebrou o dedo de um menino de 7 anos durante uma competição na Rússia. É assim que começa a rebelião das máquinas?

— Enquanto certas empresas ainda escorregam no suporte a atualizações do Android, a Nikon lançou uma atualização de firmware para uma câmera lançada há dez anos (em inglês).

— A Anker fez um evento de +20 minutos, estilo Apple, para anunciar… carregadores de bateria (em inglês). (Parecem ótimos, de qualquer forma.)

A Sony anunciou o Backbone (em inglês), seu primeiro controle oficial para iPhones. Lá fora, sairá por US$ 100.

— A dbrand aparece pela segunda vez consecutiva nesta newsletter graças às suas capinhas/películas para o Pixel 6A que lembram as Tartarugas Ninjas.

— Esta animação coloca em perspectiva a profundidade do oceano. (O canal em questão tem outras animações interessantes do tipo.)

Já começou a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema. Esta edição é híbrida — além das sessões e eventos presenciais, dá para assistir aos filmes em casa, por streaming. Tudo de graça.

Lançamentos literários:

— O Analogue Pocket, um dispositivo moderno compatível com cartuchos do Game Boy original, relançou Spacewar! (em inglês), de 1962, considerado o primeiro video game da história.

Chord Genius é um aplicativo que sincroniza com outros aplicativos de streaming musical para ajudá-lo(a) a tocar violão.

— Um sistema que gera fórmulas do Excel a partir de prosa simples (em inglês).

— Um gerador de papéis de parede baseados em emojis, tipo o que virá no iOS 16.

Standard Ebooks é um projeto que pega livros em domínio público e publica edições digitais caprichadas. Tudo de graça, todos os e-books em inglês.

Typst é uma espécie de Google Docs, só que para produção acadêmica.

Quiqr é um aplicativo com interface gráfica para publicar blogs feitos com Hugo. Ainda experimental.

Comcast é uma ferramenta que cria uma série de problemas para simular uma conexão ruim à internet.

exa é um substituto moderno ao comando ls de sistemas *Unix. Dica do leitor Paulo GPD.

— Conversas legais no post livre #327:
– Como ocultar partes do Instagram?
– O novo app do Banco do Brasil.
– TV de até 50” com preço legal?
– Tablets para trabalhar: já funcionam?
– Apps de GPS que funcionam offline.

— Nas recomendações do Guia Prático desta semana (ouça):
Rogério: O livro Economia Donut, de Kate Raworth, publicado pela Zahar.
Jacque: O livro Fiados na esquina do céu com o inferno, de Eury Donavio, publicado pela editora Coqueiro.
Eu: O livro Crônica de uma morte anunciada, de Gabriel García Márquez, publicado pela Record.

— Para fechar, uma bela foto do Bruno C. no nosso grupo de fotografia no Flickr. Veja outras e mande a sua!

Foto de uma janela transparente. Dentro, três homens com camisetas vermelhas trabalhando em uma cozinha pequena. À esquerda, um balcão com um homem e uma mulher encostados.
Foto: Bruno C./Flickr.

📅 14/7/2022

Este post saiu primeiro na newsletter do site. Inscreva-se gratuitamente para receber os próximos direto no seu e-mail:

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

4 comentários

    1. Olha, não por mal mas toda vez que vejo este título, me dá uma agonia dos infernos.

      Como já falei por aí, acho que o problema é que agiu que nem quando um carro passa por uma cancela fechando. Não vi o vídeo (pois realmente tenho agonia a isso), mas imagino que a situação seria algo assim