Banner anúncio do Revelo UP, com o logo do programa e o texto 'Financiamento de curso em tecnologia' à esquerda, a frase 'Investir no seu futuro começa agora' no meio e, à direita, a palavra 'UP' vazada, com uma mulher pensativa no 'U' e um homem fazendo anotações no 'P'.

O que vocês leram de bom?

Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico leituras longas/de fôlego (artigos, reportagens, ensaios) publicadas em outros sites.

Seria o máximo se esse trabalho fosse colaborativo, feito com a sua ajuda.

Indique nos comentários uma leitura longa da última semana, relacionada aos temas que costumam aparecer aqui no site, que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 comentários

    1. Essa clássica cafeteira é um dos melhores produtos já inventados. Todo dia preciso fazer um café nela!

  1. Estou lendo O Homem que Decifrou o Mercado: Como Jim Simons Criou a Revolução Quant demora um pouco para pegar mas a história é interessante.

  2. Olha, não é uma leitura disponível online (se você souber procurar, é), mas acho que vale a pena dar uma lida no livro “Os Engenheiros do Caos”, do Giuliano Da Empoli. Ele conta a história dos “marketeiros” de políticos (Steve Banon entre eles) que têm utilizado as redes sociais para propagação de fake news, teorias da conspiração e, consequentemente, influenciar eleições. É uma análise mista que envolve aspectos políticos, sociológicos e tecnológicos.
    Uma coisa que me surpreendeu é que, diferentemente do que eu pensava, essa história não começou com o Brexit e nem com a eleição americana de 2016, mas sim com a famigerada operação “Mãos Limpas” ocorrida na Itália e, posteriormente, com a elevação à cena política de figurões no melhor estilo “Waldo” de Black Mirror.
    Na introdução, o autor faz uma analogia dessa dinâmica política dos últimos anos com o carnaval italiano, que achei fantástica.
    Embora seja um livro, não é uma leitura tão longa (aprox. 170 páginas).

    1. Recomendo o livro também.

      Um (): a operação “Mãos Limpas” na Itália é o grande norteador da Lava Jato no Brasil. Não por nada que ambas “criaram” políticos de extrema direita, Berlusconi e Bolsonaro.

      Steve Bannon tá na luta faz décadas, desde os tempos dos “think tanks” liberais dos anos 90 (com Zines entregues em casa). A tática dele que criou o Trumpismo e o Bolsonarismo (por consequência direta da ação dele, inclusive) é uma tática bastante antiga até, mas que nas redes sociais se mostrou muito eficaz. Claro que tudo isso depende da criação de uma crise econômica e social que corroa a confiança da população da base social nas instituições e na própria democracia liberal.

    1. A própria reportagem fala de uma forma: o próprio Facebook assumir a responsabilidade e contratar estas pessoas, com rotinas de trabalho e remuneração digna. Só não fazem porque não querem mesmo.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!