Logo da Insider à esquerda e a frase à direita: “Use o cupom MANUALDOUSUARIO12 e garanta peças básicas de qualidade com desconto”.

O que você leu de bom?

Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico leituras longas/de fôlego (artigos, reportagens, ensaios) publicadas em outros sites.

Seria o máximo se esse trabalho fosse colaborativo, feito com a sua ajuda.

Indique nos comentários uma leitura longa da última semana, relacionada aos temas que costumam aparecer aqui no site, que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Eu tô lendo o blog da Ursula Le Guin. Tem sido uma experiência fascinante. Pra quem não conhece: a Ursula Le Guin foi uma brilhante escritora, principalmente de sci-fi e fantasia, mas também ensaista, ativista política e anarquista. Ela começa o blog dela em 2010 após ler os blogs do Saramago e passar a acreditar que poderia ter algo positivo em ter um blog. Isso ela conta na primeira entrada no blog aqui:

    https://www.ursulakleguin.com/blog/0-a-note-at-the-beginning

    Mas o que realmente é maravilhoso é ver essa mulher brilhante de 81 anos tendo que lidar com situações de tecnologia do presente que ela acha ruins, fascinantes ou esquisitas/sem sentido e que pra nós são coisas que já são um passado bastante consolidado, por exemplo nessa entrada que ela analisa os “I-pods” que foram dados de presentes para aqueles mineiros chilenos que ficaram presos numa mina (“los 33”).

    https://www.ursulakleguin.com/blog/2-miners-and-i-pods

    E se você não conhece a Ursula Le Guin, de fantasia sugiro “O mago de terramar” (“A wizard of Earthsea”) e de sci-fi “Os despossuídos” (“The dispossessed”) ou “A mão esquerda da escuridão” (“The left hand of darkness”) que eu considero a magnum opus dela, um livro realmente muito à frente do tempo.

  2. Recomendação de abandonar celulares Xiaomi revela ameaça mais grave do que parece
    Lituânia aconselha seus cidadãos a evitarem alguns aparelhos chineses, os mais vendidos na Europa, e a Alemanha começa a investigá-los. Mas o desafio vale para todo o ecossistema Android.
    https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-10-05/recomendacao-de-abandonar-celulares-xiaomi-revela-ameaca-mais-grave-do-que-parece.html

    Facebook, a maior autocracia do mundo?
    Zuckerberg governa 3 bilhões de usuários, manipula emoções, explora fake news e ataca democracias – e “apagão” da plataforma foi novo indício do desastre de seu monopólio. Insubmissão será essencial para resgatar projeto de internet livre.
    https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/facebook-a-maior-autocracia-do-mundo/

  3. Esse relatório que a Cloudflare fez quando o Feicebuque caiu segunda-feira foi melhor do que as próprias informações que a empresa de Zuckerberg divulgou no blog de engenharia deles.

    Foi uma queda tão incomum que no começo Cloudflare pensou que algo tinha quebrado no DNS deles. Depois a bola de neve que isso vira, como quase 30 vezes mais requisições nos domínios dos produtos do facebook do povo e apps tentando recarregar as páginas e o aumento no tráfego dos serviços concorrentes.

    Fica a dica: https://blog.cloudflare.com/october-2021-facebook-outage/

    1. Vi que agora que o artigo é do começo do mês passado! Talvez já tenha até aparecido no blog, me desculpem!

      1. Mas de qualquer forma, vale a leitura. É “pãozinho de ontem”, mas ainda dá pra requentar e comer 😂😂😂

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário