Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

O que você leu de bom?

Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico leituras longas/de fôlego (artigos, reportagens, ensaios) publicadas em outros sites.

Seria o máximo se esse trabalho fosse colaborativo, feito com a sua ajuda.

Indique nos comentários uma leitura longa da última semana, relacionada aos temas que costumam aparecer aqui no site, que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

14 comentários

    1. É praticamente um programa de agenda/calendário em linha de comando, não? (E sem a possibilidade de enviar/receber convites, pelo que entendi.)

      Eu nunca me aventurei nesse tipo de programa em linha de comando, mas pesquisando aqui encontrei o khal, que se comunica com o protocolo CalDAV.

      1. Interessante também. Realmente, pelo menos por padrão, ele não parece permitir esse tipo de integração. É mais pra uma organização pessoal mesmo. A ultima versão estável dele foi em 2005, acho que na época os convites eram feitos mais na mão mesmo kkkk.
        Mas ele é um script tão simples, fácil de usar (ainda que seja por interface de texto) e tão pequeno, fiquei admirado com isso. A documentação em português me alegrou ainda mais com esse projeto.

      2. Eu nem chamaria de uma programa de agenda em linha de comando. Chamaria de um script que permite organizar suas datas importantes e ser notificado. Tudo por um simples arquivo .txt

        1. Acho que se falar que ele é um programa de “agenda por linha de comando”. Vai parecer que ele é complicado.

  1. Um artigo que recebi por newsletter sobre Desinformação (em inglês)

    A nossa ansiedade coletiva contra a desinformação – esse termo que as pessoas não conseguem definir, mas sentem que define cada vez mais o mundo inteiro e que tem a ver com o algoritmo. “A narrativa da mídia sobre o sinistro controle digital da mente obscureceu um corpo de pesquisa que é cético sobre os efeitos da propaganda política e da desinformação.” “As plataformas e seus mais proeminentes críticos proclamam: centenas de milhões de americanos estão prontos para serem manipulados, prontos para serem ativados. Quer mudar um output – digamos, uma insurreição ou uma cultura de ceticismo da vacina? Mude o input. Quer resolver a “crise de fé nas principais instituições” e a “falta de fé na realidade baseada em evidências”? Adote uma melhor política de moderação de conteúdo. A correção, perceba, tem a ver com o algoritmo.” https://harpers.org/archive/2021/09/bad-news-selling-the-story-of-disinformation/

    Recomendadíssimo

    1. A newsletter é a do Diego G. R. Costa – “5 links” que assinei depois de conhecer o ótimo diretório do Manual do Usuário de newsletters

  2. Vou fazer um auto-jabá do que tenho lido: uma reportagem de minha autoria, investigando o que deu errado no canal Loading, da Kalunga. https://www.nexojornal.com.br/reportagem/2021/08/16/Loading-a-aposta-mais-ef%C3%AAmera-da-hist%C3%B3ria-da-TV-aberta-brasileira?posicao-home-esquerda=2

    Fora isso, uma excelente reportagem na revista New York sobre um ladrão de livros que não foram publicados
    https://www.vulture.com/2021/08/stealing-books-before-release-mystery.html

  3. Estou lendo “As veias abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano.
    Livro imprescindível para entender a dinâmica de espoliação do continente pelos ibéricos.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário