Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico leituras longas/de fôlego (artigos, reportagens, ensaios) publicadas em outros sites.
Seria o máximo se esse trabalho fosse colaborativo, feito com a sua ajuda.
Indique nos comentários uma leitura longa da última semana, relacionada aos temas que costumam aparecer aqui no site, que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.
“Os Despossuídos”, de Ursula Le Guin.
O título no Brasil pode confundir o leitor desatento, seria melhor o de Portugal: “Os Despojados”.
É de Ficção Científica, um gênero considerado menor, mas neste caso se sobressai pelas profundas discussões sobre sistemas políticos, individualidade e, principalmente, os limites da nossa sociedade.
O livro, de 1974, estava na minha lista desde… muito tempo. Me arrependi de não tê-lo enfrentado antes. Vencedor dos prêmios Hugo e Nebula, recomendo, especialmente nesses tempos de intolerância e polarização.
Postagens na Low Tech Magazine (https://solar.lowtechmagazine.com/)
É um website no modelo de publicações devagares e o servidor é mantido por energia solar. Aparentemente quando o armazenamento de energia chega a 0, o site cai. De forma geral, é bem interessante.
Estou lendo Sapiens, de Yuva Noah Harari. Interessante. Está em promoção na Amazon pela metade do preço.
Mesmo discordando da premissa do autor, recomendo o texto:
Virtual Reality Is the Rich White Kid of Technology
https://www.wired.com/story/virtual-reality-rich-white-kid-of-technology/
Firefox 91 é lançado com limpeza de cookies aprimorada
https://blog.mozilla.org/security/2021/08/10/firefox-91-introduces-enhanced-cookie-clearing/
Uma matéria sobre o inventor do Mini Moog com foco na usabilidade:
https://uxdesign.cc/how-bob-moog-brought-usability-heuristics-to-the-electronic-synthesizer-a6797a3a9192
gosto muito, muito mesmo, das soluções q o pessoal q desensolve sintetizadores (os aparelho) e programas do tipo encontra pra colocar tantas opções em tão pouco espaço. e, apesar de exigir um tanto da sua atenção, vc meio q encontra as coisas sozinho e tira lá o seu som (por mais estranho q ele fique haha). e, além de tudo, são aparelhos e interfaces bonitas de ver (as bem feitas, claro).
Um review bacana de um teclado mecânico: https://macmagazine.com.br/post/2021/08/11/review-keychron-k2-o-teclado-mecanico-para-nao-gamers/
Vi em duas fontes diferentes uma história que me deixou de cabelos em pé. A história do Lítio ou a corrida pelo lítio nos Estados Unidos, que paradoxalmente, vai poluir as águas por 300 anos em terras indígenas.
link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/08/entenda-corrida-do-litio-para-movimentar-os-veiculos-eletricos.shtml
Mas é ecológico… não, pera. o.o
NA MINHA OPINIÃO, a venda da ideia de veículos elétricos como eco-friendly foi uma das maiores jogadas de marketing da nossa geração
Concordo 100%.
Ao menos a poluição sonora tende a diminuir…