O que você leu de bom?

Toda quinta, na newsletter do Manual (cadastre-se gratuitamente), indico leituras longas/de fôlego (artigos, reportagens, ensaios) publicadas em outros sites.

Seria o máximo se esse trabalho fosse colaborativo, feito com a sua ajuda.

Indique nos comentários uma leitura longa da última semana, relacionada aos temas que costumam aparecer aqui no site, que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comentários

  1. No Post Livre da semana passada tinha uma postagem perguntando sobre alternativas aos aplicativos de carro e de entrega, com respostas desanimadas pela falta de opções mais justas. A minha sugestão aqui não é exatamente de leitura, mas de um local onde se podem encontrar (ou pelo menos informar-se sobre) essas opções.
    https://cooperativismodeplataforma.com.br/

  2. Sobre a “Netflix da direita”. Há várias outras matérias, comentários, lives etc. mostrando como a Brasil Paralelo divulga desinformação histórica e conta com grana de movimentos ultradireitistas internacionais. Acho interessante como exemplo da guerra de informação e contrainformação, cada vez mais profissionalizada, sendo travada hoje nas mídias e redes pela captura política de corações e mentes. Apesar do festival de exibição armamentista praticado todo dia por países como EUA e Rússia, a verdadeira terceira guerra mundial já está em curso, travada em campo virtual.
    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/05/produtora-brasil-paralelo-vive-crescimento-meteorico-e-quer-ser-netflix-da-direita.shtml

  3. Vale a leitura da matéria publicada no outras palavras, segue a divulgação:

    “BIG DATA: O QUE SÃO E COMO ALIMENTAM BILIONÁRIOS

    Bezos vai ao espaço e agradece aos compradores da Amazon. Mas sua galinha dos ovos de ouro não são os produtos, e sim os dados gerados pelos usuários. O que são, como são organizados e de que maneira começaram a ser privatizados?

    Por Nahema Falleiros”
    https://outraspalavras.net/tecnologiaemdisputa/big-data-o-que-sao-e-como-alimentam-bilionarios/

    1. engraçado que eu só fui saber o que era RSS quando vi notícias falando da morte do google reader, e desde então tenho usado um serviço com essa função (só acompanho sites que o tenham, assim como os canais no youtube eu configuro tudo em RSS)

  4. Se eu vejo este post, eu sei que é quarta feira…

    Acho que tu já deve estar ligado Ghedin, mas para quem gosta de passar por aqui, saiu uma reportagem da BBC (uma das poucas jornalísticas que tenho acompanhado) sobre uma campanha de compra de conteúdo feito por uma empresa para desmoralizar vacinas americanas. Ao menos foi um brasileiro identificado que provavelmente ganhou dinheiro e agiu conforme o solicitado na campanha. Outros youtubers de várias partes do mundo recusaram, ou fingiram interesse para investigar e com isso denunciaram a ação. https://www.bbc.com/portuguese/geral-57975985

    E sei que aqui é para leituras, mas como aproveito para mandar outras sugestões, já vi que tem uma empresa chamada Framework, que já está mandando para a imprensa alguns de seus laptops costumizaveis, fáceis de abrir e trocar componentes ou fazer manutenção. – Vídeo no Linus Tech Tips https://www.youtube.com/watch?v=0rkTgPt3M4k , mas há matérias em outros sites americanos sobre.

    Só aproveitando o barco e finalizando: Um dia espero que o NerdBoomer passe por aqui no MdU, nem que seja para uma entrevista. Acho que ele ilustrou bem aqui aquele comentário de uma certa persona. Desculpe o incomodo.

    1. Cara, eu fiquei doido pelos notebooks da Framework. Achei a ideia sensata, sensacional e inovadora (vocês viram os QR Codes nas peças internas para ensinar a pessoa a identificar os componentes????)
      Não me impressiona que o próprio Linus tenha comprado um no fim

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário