Amanhã (desta vez, pra valer!) enviarei a primeira edição da newsletter no novo formato (cadastre-se), com indicações de leituras longas/de fôlego. Vamos fazê-la de maneira colaborativa? Indique ali nos comentários uma leitura longa da última semana que você acha que deveria ser lida por mais gente. Vale em português ou inglês.
Não é uma leitura longa, mas na verdade tem várias ramificações dentro dela.
A BBC (a emissora pública inglesa) publicou um “White Paper” sobre o impacto energético de diferentes formas de transmissão (AM, FM, Rádio Digital (DAB no caso da Inglaterra), Streaming (via IP); e dentro dela tem várias ramificações sobre os outros estudos similares.
Para quem está estudando sobre impactos energéticos e ambientais, parece bem interessante.
Em inglês:
https://www.bbc.co.uk/rd/blog/2020-10-sustainability-radio-audio-energy-streaming-broadcast
Li “O fim da infância”, de Arthur C. Clark. Resumo da Wikipedia: “O enredo gira em torno de uma invasão alienígena pacífica da Terra que ocorre durante a Guerra Fria.”
É um livro interessantíssimo, retratando uma sociedade que se tornou perfeita mas com inquietações sobre a própria sociedade e os visitantes alienígenas.
Confesso que o final me surpreendeu. Achei belo, deu sentido a alguns pequenos mistérios (como a aparência dos visitantes), e o capítulo final me deu aquela sensação de “saudade pensativa”. Não saberia descrever melhor, mas é uma sensação que sempre tenho quando leio/assisto coisas que me fazem pensar bastante e ainda me deixam com uma saudade do enredo, do cenário, da história, como um amigo muito querido que tivesse ido embora e deixou boas lembranças.
Hahahah, by the way eu indiquei um livro ao invés de um outro tipo de leitura. Desculpem pelo equívoco, mas ainda assim fica a dica, excelente livro 😄
É, esse é difícil eu ler a tempo de indicar na newsletter amanhã, mas fica como recomendação ao pessoal :)
achei interessante, adicionei para leitura
Li ele de novo há uns dois meses atrás. Um dos meus favoritos.
Olá Rodrigo!
Recomendo o https://restofworld.org/, que tenta mostrar o impacto da tecnologia no mundo além dos Estados Unidos e Europa
Boa dica, Diana! Sempre topo com matérias legais publicadas lá.
Sabia que esse site foi fundado pela filha do Erich Schmidt, ex-CEO do Google?
Sim! E considerando que ela poderia fazer qualquer coisa (inclusive nada), é muito interessante que tenha escolhido o caminho do jornalismo sem fins lucrativos e que olha pra fora. Eu também tenho gostado muito das matérias, os temas e abordagens prendem bem a atenção