Chamada para a seleção de livros recomendados pelo Manual do Usuário

Notícias

Os novos comandos do Google Now em português

Google Now esperando um comando no Moto X.
Foto: Rodrigo Ghedin.

Bater um papo com o celular ainda é visto como algo excêntrico e, em muitas situações, mais demorado e suscetível a erros do que usar os dedos para digitar ou acessar alguma coisa na tela. Isso mudará no futuro? O Google acha que sim e, na busca por tornar a sua tecnologia de voz mais confiável e popular, liberou diversos novos comandos para o Google Now em português.

Há algumas semanas pairava o rumor de que o Google Now brasileiro ganharia novos comandos, juntando-se aos quatro que o Moto X apresenta na sua ajuda. Recebi uma mensagem do leitor Rodrigo Bittencourt dizendo que o serviço tinha aprendido novos comandos em português do Brasil e… olha só, aprendeu mesmo!

Fiz alguns testes rápidos com um Moto X e um Nexus 4. Com exceção da forma de acesso — o smartphone da Motorola é acordado com um “Ok Google Now” –, ambos reconheceram as mesmas frases e executaram os mesmos comandos. Quais? Alguns úteis, alguns mais ou menos, diversos erros de interpretação, talvez culpa do meu sotaque, talvez da tecnologia ainda não amadurecida.

Google Now em português

Da lista de novos truques do Google Now, alguns destaques:

  • “Abrir [nome do app]” é relativamente limitado. Como muitos apps têm nomes em inglês, o Google Now se complica na hora de interpretá-los. Com os mais populares (Twitter, Facebook, WhatsApp, Instagram) funciona bem, mas qualquer coisa mais obscura que isso retorna uma pesquisa do Google por um termo nada a ver. Às vezes, mesmo identificando a palavra corretamente o app não abre — caso do Press, leitor de feeds que uso.
  • “Alarme para X horas” e “acorde em 20 minutos” (“acorde-me” não está rolando)é uma mão na roda e um dos que executam com mais perfeição. Funciona também com “Defina” no começo, mas “Definir” cai em uma pesquisa simples na web. O Google Now ainda tropeça na hora de conjugar verbos.
  • “Criar evento [descrição do evento] [horário]”, e o evento aparecerá no Google Agenda. Estranhamente ele não interpreta o dia, nem se dito o da semana (“segunda-feira”), nem o do mês (“21 de dezembro”).
  • “Lembre-me de [fazer alguma coisa] [dia e horário]” cria um alarme com descrição. Aqui o dia funciona, inclusive dizendo o da semana.
  • “Anotação [frase]” salva uma anotação no app correspondente. Aqui, ele perguntou se quero salvar no Gmail (?), Google Keep ou Notable. Dá para definir um padrão de modo que nas próximas vezes ele salve diretamente nesse local.
  • “Horários de cinema [em cidade] ou [nome do filme]” traz um cartão com horários, locais e, no primeiro caso, quais filmes estão em cartaz. Misturar os dois comandos (“filme ‘Em Chamas’ em Londrina”) não funciona.

Comandos de times e campeonatos de futebol, que com a última atualização passaram a contemplar equipes brasileiras, não funcionam e as perguntas do Knowledge Graph, que já operam no nosso português desde o primeiro semestre, continuam um exercício de erro-e-acerto pendendo mais para o primeiro.

A pesquisa continuada via contexto também parece não existir por ora — pergunto “Quantos anos tem Bill Gates?” e, em seguida, “E Steve Jobs?” fazendo referência à primeira. No teste que fiz, em vez disso ele realizou uma pesquisa simples por Jobs. Falta também uma integração mais profunda com o Google Keep, presente na versão em inglês para lembretes, esquecida em português.

Esses comandos de voz não são o tipo de coisa que você usa sempre, mas são recursos curiosos e, do ponto de vista técnico, assombrosos. E o lance do alarme é algo que me vejo usando no dia a dia, principalmente com o “Ok Google Now” do Moto X.


Comprar o novo Moto X.

Compre o novo Moto X

Comprando pelos links acima o preço não muda e o Manual do Usuário ganha uma pequena comissão sobre a venda para continuar funcionando. Obrigado!

Agradecimentos ao leitor Rodrigo Bittencourt, que me avisou dessas novidades via Twitter.

A melhor maneira de acompanhar o site é a newsletter gratuita (toda quinta-feira, cancele quando quiser):

Acompanhe também nas redes sociais:

  • Mastodon
  • Telegram
  • Twitter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

103 comentários

  1. AJUDA ….. TENHO MOTO G 1 COM O ÚLTIMO ANDROID 5 LOLIPOP. O MEU “OK GOOGLE” TA PERFEITO. MAIS COM UM PROBLEMA. NÃO ABRE APPS. ESTAVA ABRINDO MAIS PAROU. EXEMPLO: SE DIGO ” ABRIR facebook ” OU ABRIR WATSAP”. ELE NAO ABRE O APP, ELE ABRE ALCO RELACIONADO NO GOOGLE E NAO O APLICATIVO. PODEM ME AJUDAR.

  2. eu tinha um galaxi da sansung que dava alarme no dia agendado, como posso usar no motog segunda geração

  3. Para funcionar em qualquer smart baixe o programa commandr na play store
    Esse programa e do google e possui vários comandos de voz

  4. O meu moto g 2ª geração executa comandos em português tipo abrir nome do aplicativo só em inglês tipo tenho que falar open nome do aplicativo me ajuda ae por favor?

  5. Olá Amigo Rodrigo, Lhe Incomodando mais um Vez

    O seu Moto X XT1058 funciona o 4G normalmente?

    A Vendedora no paraguai disse que Apenas o XT 1052 Funcionava o 4G no Brasil

    Grato.

  6. Gostaria que Algume Podesse TIrar um Duvida que esta tirando o meu sono.

    Estou Para Comprar um Moto X,Porem Tenho a Opção de comprar um Modelo que o Moto X XT 1052 que no caso min parece ser o modelo europeu,sei que o é vendido no Brasil é o XT 1058

    Queria que Alguem min Confirmasse se o Modelo XT 1052 Funciona com os Comando de Voz em Portugues no Google Now?

    Agradeço Desde Já a Todos
    Abraço

      1. Ola Amigão Mas Em Relação a isso ja Verifiquei que no Brasil a Suporte 4g pro 2 modelos tanto o xt 1052 como o xt1058.

        Agora Amigo Posso Comprar sem Medo o Xt 1052? Vai Funcionar os Comandos de voz em Português Normalmente?

        Grato.

        1. Não vejo por que não funcionaria, Robson. O contrário é possível (Moto X português rodando Google Now em inglês, isso eu já testei), logo o inverso, e outros idiomas, devem funcionar também.

      2. Ola Rodrigo, tenho um aparelho moto x, configurei em português, trenei voz, e ele obedece todos comandos em português.

    1. Oi Robson, tenho um aparelho moto x, configurei em português, trenei voz, e ele obedece todos comandos em português. Simplesmente Fantástico.

  7. Vc pode me ajudar eu tenho um sony xperia t2 ultra dual e vc sabe me dizer se o google now dele e completo e se é em português como vc dis aí. ..

  8. Alguém poderia fazer uma lista dos comandos que funcionam ou que já foram testados. Ficar tentando e ele abrindo outras coisas que não tem nada a ver é complicado.

  9. Eu tenho um Moto G quero saber se esse comando de voz Google Now tem no Moto G se tiver quero saber como se ativa ele

    1. O moto g tem google now, aliás a maioria dos aparelhos Android tem e já vem ativado, más os comandos de voz somente o Moto X possui. Acho que vc está confundindo o google now com os comandos e reconhecimento de voz do Moto X que possui um chip (processador) dedicado a isso.

      1. A google liberou um launcher na play store, que consegue “quebrar esse galho” para outros aparelhos, como o moto g. Vale a pena testar! Me ajuda bastante. Procura por “Google Now Launcher” e configura a detecção “Ok Google” para responder a partir de qualquer tela. ;)

      2. O Moto X tem um processador exclusivo para fazer só isso, então se a pessoa não usa os comandos de voz é melhor desligar esse recurso para poupar bateria.

  10. Como faço pra configurar o comando de voz do moto x ? É por que comprei ele de segunda mão ai o aparelho veio reconhecendo só a voz do antigo dono

    1. Abra o Google now e fale
      Mim acorde ás (Horario) (Turno exemplo .Manhã tarde ou noite)
      Outros comando
      Mim lembre de (Oque você quer ser lembrado) ás (Horario do lembrete) (Turno)

  11. Qual o comando de voz eu uso para atender uma chamada, meu celular funciona normalmente o comando de voz, só não consigo atender o celular pelo comando de voz…
    Obrigado

  12. o meu celular LG smartphone esta falando sempre quando passamos o dedo na tque ela,quero ajuda para retirar este comando que isso e para pessoas nao echergam

    1. Acho Q posso te ajudar So vc ir em configurações e vá na função (talk back) e desative a, normalmente vc possa encontra essa função em acensibilidade.

  13. A uma semana adquiri o moto G , msm sabendo q ele não tinha o recurso de sempre ouvindo do moto X , mas agora pouco futucando o playstore encontrei um APP q da esse poder ao moto G . estou surpreso pois MSM com a tela apagada ele me ouve , queria q alguem testasse esse APP comigo , pois estou receioso em relação ao consumo de bateria.

  14. Pesquisei se meu vôo estava no horário usei azul 1234 e quando cheguei no aeroporto ele criou um card… fino!

  15. Ok google now só funciona no Moto x? Tenho um LG G2 e queria saber se consigo essa ativação, ou se há um app que faça isso?

    Obrigado, aguardo resposta.

    1. Bom o mais recomendado é usar ou um app de teceiros como o ”Open MIC +” ou usar um launcher de terceiros como o ”Google now launcher” ou ”NOVA Launcher” :D

  16. Sempre que uso algum comando de voz que envolva o agendamento de horário, ao invés do moto x criar um evento na hora que eu pedi, ele cria na data correta, mas o horário fica como se fosse contado a partir da hora atual + as horas que eu falei. Exemplo: OK google now, reunião com João dia 6 de fevereiro as 12 horas. Ele agenda para o dia certo porém para a hora que dei o comando somada das 12 horas…. Alguém sabe como resolver isso?

    1. Diga ”Okey google now” Lembre-me após diga reunião com João dia 6 de fevereiro ás 12horas da (Turno ex: Manhã tarde ou noite)

  17. Quando comprei o cel o vendedor me disse que quando a gente perdia o aparelho em casa era só dar o comando ok google now que o aparelho começava a apitar para ser localizado,ñ consegui fazer essa função funcionar,talvez eu ñ fale a frase correta…qual seria??

  18. Para conseguir configurar a data do evento, tem que dizer o dia antes do horário. Exemplo: Ok Google Now! Criar evento. Reunião com ….., dia … às …. horas. Ai ele configura data e hora.

  19. Ao invés de acorde (ou acorde-me) em x minutos eu digo: despertar em x minutos e funciona perfeitamente.

  20. Gostaria de saber como ativar o Play Música com o comando do Moto X “Ok Google Now”. A motorola, em seu novo comercial, que promove o Moto X, mostra esse comando (versão em inglês). Procurei sobre esse comando, até achei alguns comandos como, “Escutar (tal música)” e “Tocar (tal música) ou (tal cantor)” porém nenhum fez a devida ação. Gostaria de saber esse comando, mesmo se o comando for em inglês.

  21. Outro detalhe se eu colocar toda programação em inglês ai funciona, será que a versão do play store não é a mesma disponível em atualização automática ?, porque o que eu vejo de pessoas com o mesmo problema. O que eu acho ruim é que voce não tem nenhuma ajuda do google. Agradeço qualquer ajuda

    1. Boa tarde! Amigo os comandos Offlines só é para o Moto x que possui um assitente pessoal
      já para android jelly bean é um assitente virtual que precisa de conxecção coma internet além disso você precisa dizer Caso seu google now esteja em inglês ”Open Facebook”
      Caso não funcione siga os passos
      >Menu de aplicativos>Configuração do Google>Pesquisa e now>Pesquisa no telefone e marque todas os quadradinhos
      e depois teste o comando novamente
      OBS: Se não conseguir mude o indioma do google now para português

  22. Tenho aparelho 4.2, e não consigo usar esses recursos, tudo que eu falo vai para pesquisa, ja atualizei no play store o google search, ja configurei o gloogle now, e nada, a unica coisa que notei pesquisando foruns etc. que me deixou em duvida se para funcionar tem que ter tts em portugues, o meu é o pico tts que não tem a linqua portuguesa, ou não tem nada a ver.

  23. Boa noite amigo, só para ajudar o Alarme na verdade funciona falando “Despertar” em [hora] ou [tempo] exemplos Despertar em 20 minutos ou Despertar as 8 horas e 30 minutos ou também despertar as 8 e meia

  24. Tenho um LG P880 com android 4.1 e tenho o google now atualizado, porém não consigo efetuar comandos de voz, para não dizer que não consegui, foram duas vezes que ele realizou o comando, mas foi em inglês e apenas comandos de abrir aplicativos. Se não todas as vezes que eu dou o comando de voz ele apenas realiza uma pesquisa na Web e não executa o comando, até o mais simples que seria de abrir um aplicativo em específico.
    Se alguém tiver o mesmo problema e tenha resolvido, por favor me ajude.

    1. Boa tarde, quero te dizer que o Google now para aparelhos jelly bean que não é Motorola moto x, só funciona com Pesquisa na WEB então é normal só apenas o Moto x tem esses comandos offline já os outros aparelhos nescessita de conexão com o google para executar comandos
      vá em ”configurações do google” no menu de apps,
      siga os passos >Configurações do google>Pesquisa e now>Pesquisa no telefone> marce todas as opções e depois tente o comando
      ”Mim acorde as 2:00 horas”

  25. Eu atualizei meu moto x p/ kit kat mas o google now até qd eu peço p criar alarme ele pesquisa no google.

    1. Estranho, Emanuella… O App da pesquisa do Google está atualizado? Verifique na Play Store — é ele o responsável pelos comandos do Google Now, não o Android em si.

      1. Acredito que seja assim mesmo, pelo menos o meu também faz isso. O que parece é que ele precisa ir na pesquisa do google pra entender seu comando e então executar. Logo pra isso deve-se estar conectado na internet. Pelo menos o meu é assim, inclusive pra abrir aplicativos e tudo mais, sempre conectado e vai via pesquisa do google. O de vcs tb é assim?

  26. Olá eu tenho um N4 e gostaria muito de saber mais sobre esse recurso do Google Now. No N4 a alguma maneira de ele abrir quando for dito ” Ok Google now ” ?

    1. Não que eu saiba. Talvez com algum app ou hack, mas oficialmente, só o Moto X tem esse comando de voz — ele é o único com um núcleo dedicado a ouvir o usuário, logo esse monitoramento constante da voz do dono não drena a bateria.

    2. Sim, mais para isso terá que usar um Launcher de terceiros chamado ”Nova Launcher” ele te da a possibilidade de chamar o google now sem o app está aberto Procure na play store ”Nova launcher ” nas configurações do launcher veja se o Detecção de Hotword Okey google está marcado,
      OBS: Seu google now precisa está em inglês

  27. Testei o comando de marcar evento falando dia da semana e funcionou perfeitamente no meu moto x.
    O comando por contexto também está fucionando normalmente pra mim (o exemplo do Gates e Jobs que vc mencionou retornou a idade dos dois).

    Sobre o comentário do Vitor acima, meu moto x ainda está com o 4.2.2 e pegou atualização pra esses novos comandos.

  28. Olá. Gostaria de saber se caso eu venha comprar o Moto X na Bolívia a atualização para português vai funcionar normal e irá se adaptar com os recursos acima exibidos ou neste caso não muda nada? Porque quero comprar o smartphone na Bolívia mas fico com receio dele não atualizar e no final ter comprado o smartphone em vão. Desde já agradeço.

        1. Sim,Lembre-se um celular de um marca é de uma marca independente da sua localidade e fabricação se ele é da Motorola claro que vai atualizar por que a atualização da Motorola é para a Motorola ou seja não importa aonde você esteja ou você compre ele sempre vai procurar a atualização no servidor da motorola ou do google ‘-‘
          Resulmindo: claro que ele vai atualizar

    1. Se a Motorola disponibiliza algo pra um Motorola são pra todos Motorola do mesmo modelo não tem essa de local ou fabricação e talz
      Exemplo são as aplicações do google quando atualiza nos estados unidos atualiza no brasil por que são do mesmo servidor

  29. Se botar em inglês na voz ele executa apenas falando OK google now no meu n4 que seria perfeito. Mas alterando para português somente clicando no auto falante

  30. Tentei no meu Moto x porém sem sucesso, somente os mesmos comandos anteriores. Não apareceu nenhuma atualização também para o Google Now. Essa função nova só fica disponível quando atualizo para o kitkat portanto?

    1. Vá em configurações do google, que fica no menu de apps de seu aparelho lá vai ter escrito ”Pesquisa e now” clique lá depois ”Voz”, e depois”Indioma” defina o indioma para Inglês (US)
      OBS: O Okey google só funciona com o app google seach aberto
      Caso queira usar o ”Okey google” Sem ta com o app google seach aberto baixe um Launcher de terceiros Recomendo o ”NOVA Launcher” baixe na Play store

  31. Ghedin, você diz no vídeo que os comandos de voz no Google Now funcionam no Android a partir da versão 4.2; mas eu testei em um Smartphone com a versão 4.1.2 (Galaxy Win Duos) e funcionou perfeitamente!

      1. Para quem quer o ”Okey google” Basta baixar o NOVA Launcher na play store e ir nas configuração de Launcher lá tem Okey google e é so ligar que o aparelho com a tela ligada e na tela de inicio reconheçe o comando Okey google
        OBS: Tem de configurar o Google now para Inglês

    1. João paes neto ,o reconhecimento esta dando errado pelo fato do comando de voz reconhecer a parti do (para) como nome do contato,então a não ser que o nome do contato esteja como “meu irmão” vai dar erro, tente mudar o nome do contato para (meu irmão) ou diga: OK Google Now – ligar para IRMÃO

    2. Ele não está errado 4.2 é o primeiro Numero e o ultimo numero que define o android o numero do meio é só pra outras definições entende?
      Tipo meu android é Jelly bean 4.1.2 Mais se eu quiser reconhecer eu apenas digo 4.2 mais como existe outras versões do android como a 4.2.2 é mais reconhecivel dizer 4.1.2 mais tanto faz todos são 4.2 e se seu android for jelly bean ele vai ter Now de qualquer jeito

  32. Ghedin!

    Testei no meu Razr I com 4.1 e funcionou – inclusive o barrel roll! Talvez seja por eu ter instalado o apk do Now que é do kitkat.

    Uma coisa que me deixa meio puto com o comando de voz: falo “ligar para meu irmão” e o Now pede que eu identifique quem dos meus contatos é meu irmão. Depois da escolha ele liga. Porém, se eu for outra vez e dar o mesmo comando ele, de novo, pede para eu selecionar o meu irmão na agenda.

    :(

      1. Rodrigo eu notei que o Google Now mostra na tela “E ai Rodrigo” no meu moto x ele não mostra meu nome você sabe como configurar isso?

          1. Eu também queria que aparecece o meu nome mais só aparece hello.

        1. Cara, você têm que criar um usuario com seu nome na agenda de contatos que ele reconhece e fala seu nome!

  33. Realmente o “Ok Google Now” do Moto X auxilia muito nos comandos de voz.
    Não vejo muito sentido em acessar o Now de forma manual para então usar a voz. Nesse caso acho mais prático fazê-lo diretamente, o que também evita erros.
    Mas não deixa de ser um recurso interessante.

    1. No caso do alarme, me parece mais prático usar o Google Now, até porque acho um porre ficar configurando alarme. Provavelmente vai ser o único comando que vou usar no dia-a-dia.

      1. A uma semana adquiri o moto G , msm sabendo q ele não tinha o recurso de sempre ouvindo do moto X , mas agora pouco futucando o playstore encontrei um APP q da esse poder ao moto G . estou surpreso pois MSM com a tela apagada ele me ouve , queria q alguem testasse esse APP comigo , pois estou receioso em relação ao consumo de bateria.

        1. Eu posso testar com vc pq eu também baixei, mas eu não liguei a opção dele me escutar mesmo com a tela desligada !!!

    2. Cara, como eu ativo esse recurso no moto x? Ainda não esta disponivel quando eu digo “Ok Google, Now” somente os mesmos recursos antigos. Essas funções só disponibilizam caso eu atualize para o kitkat?

      1. Não depende do Kit Kat — o vídeo e os testes do post foram feitos com o Jelly Bean (4.2.2).

        Você precisa ter a última versão do Google Search instalada. Dá uma olhada nos aplicativos instalados na Play Store e verifique se não existe alguma atualização pendente.

        1. O meu Google Search tá atualizado, mas todas essas funções ele sempre tenta apenas buscar no Google… :(

          1. É assim mesmo mas na hora que ele busca no google now ele executa o comando caso você tenha dito algum desses novos mais fácil pra tester é o “abrir facebook” ou “despertar as 8 horas”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!