Gente que usa apps tipo Calendly está perdendo compromissos por mudança no Google Calendar.
Uma nova configuração padrão no Google Calendar tem causado transtornos para quem usa serviços de agendamento automatizados, como Calendly e Cal.com.
Há relatos de pessoas que perderam compromissos devido à alteração.
Recentemente, o Google Calendar passou a, por padrão, rejeitar convites de e-mails estranhos ao usuário, ou seja, com quem a pessoa não tenha interagido por e-mail previamente.
Esse recurso foi lançado em novembro de 2022, em caráter de testes e opcional. Agora, o Google está ativando a opção para todos os usuários.
(Entrei no Google Calendar e, de fato, aparece um pop-up informando a mudança.)
O objetivo do Google é conter o spam no Calendar, um problema crônico do serviço. Só que a solução encontrada afeta serviços de terceiros e chega em um momento curioso, logo após o Google lançar um produto similar ao das empresas afetadas pela mudança.
O CEO da Grain, que oferece um software que grava videochamadas, reclamou:
Esses movimentos são tão descaradamente anticompetitivos e anticonsumidor… e tudo sob o pretexto da “prevenção de spam”… que eles poderiam facilmente gerenciar para contas do Google usando software de reserva de terceiros.
Para reverter o Google Calendar ao comportamento antigo, entre nas configurações e, em Configuração de eventos
, troque a opção Apenas se o remetente for conhecido
para De todos
. Via The Register, Cal.com (ambos em inglês).
Esse recurso de marcação de blocos pro cliente escolher na agenda é muito bom e funciona muito bem no Google Workspace, tenho usado bastante.
Não acho muito legal mudar a opção para “Todos”, começam a aparecer eventos que a gente nem sabe de onde veio, acho que a melhor opção é “Quando eu responder ao convite no email”, assim só aparece aquilo que a gente tem ciência.
É curioso que tive a sorte de nunca aparecer eventos aleatórios por aqui.
Na hora imaginei que isso rolou pra “turbinar” a nova funcionalidade do Google calendar… que feio, Google