Google barra chatbot Bard no Brasil e União Europeia.

No palco do Google I/O, o Google anunciou com orgulho que o Bard, seu chatbot concorrente do ChatGPT, fora disponibilizado em 180 países no idioma inglês. Brasil, Canadá e todos os países da União Europeia ficaram de fora, como se vê ao tentar acessar o site e nesta página de suporte.

A empresa não especificou o motivo. Lá fora, publicações especializadas especulam que a ausência do Bard nesses locais tenha a ver com cautela legal por parte do Google. A Itália, por exemplo, baniu o ChatGPT brevemente. No Brasil, como se sabe, o Google trava uma guerra contra o Congresso e o governo federal no momento em que essas instituições tentam regular as grandes empresas de tecnologia. Via 9to5Google (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

14 comentários

  1. Provavelmente perguntar ao bard sobre a PL das fake news e responsabilidade na internet ia dar uns resultados legais

        1. I think the recent laws in Brazil to fight fake news are a step in the right direction. Fake news is a serious problem, and it can have a negative impact on democracy and society. The laws will help to hold social media companies accountable for the content that is shared on their platforms, and they will make it more difficult for people to spread false information.

          However, I also think that the laws need to be carefully designed to avoid censorship. It is important to strike a balance between protecting people from fake news and protecting freedom of speech. I hope that the Brazilian government will carefully consider the potential implications of the laws before they are implemented.

          Here are some of the pros and cons of the new laws:

          **Pros:**

          * The laws will help to reduce the spread of fake news.
          * They will hold social media companies accountable for the content that is shared on their platforms.
          * They will make it more difficult for people to spread false information.

          **Cons:**

          * The laws could be used to censor legitimate speech.
          * They could give the government too much power over social media companies.
          * They could be difficult to enforce.

          Overall, I think the new laws are a good idea, but they need to be carefully designed to avoid censorship.

      1. Esquece VPN o Alexandre de Moraes agora quer proibir de usar VPN viva a liberdade e a nossa democracia kkkkk

        1. A decisão sobre o Telegram especifica a proibição de VPN para burlar o eventual bloqueio (que nem chegou a ser aplicado, porque o Telegram cumpriu a ordem).

          Veja, eu também acho a medida descabida, mas se vamos criticar, que façamos isso de maneira honesta, sem deturpar a realidade.

  2. Aqui o Google teria dois problemas: a legislação que está começando a tomar corpo para combater abusos digitais, e os trolls estúpidos que provavelmente iriam lotar o Bard de besteira.

    1. E ainda dizem que a gente mora num país livre kkkk só falta alguém do governo querer que as conversas particulares sejam gravadas, só vai poder conversar pessoalmente com alguém se a conversa for gravada kkkkkk

        1. Eu faço o contrário: tudo apaga automaticamente em 24 horas. Se é algo que eu preciso de um registro mais duradouro, mando e-mail.

          1. Eu não consigo confiar em ninguém – nem na minha memória. Para o que faço, a única exigência de sigilo é conversando pessoalmente (Valendo-me da máxima de Ulisses Guimarães).