Logo do Firefox contra fundo colorido.

Firefox ganha opção para impedir que sites ofereçam notificações


14/3/18 às 11h37

“Querido site da web”, começa um tweet muito popular de dezembro passado, “não, não queremos permitir notificações. Jamais”, pede. “Atenciosamente, todo mundo”.

“Todo mundo” é uma extrapolação. O recurso existe, está disponível nos principais navegadores e, imagino, há quem goste dele. Só que, pelas reações inflamadas que o tema gera, é seguro presumir que uma parcela significativa dos que usam a web o detesta. Por isso, os navegadores permitem que se desative esse tipo de abordagem de todos os sites.

Dos três mais usados, o Firefox era o único que não ainda não dava essa opção. Era. A partir da versão 59, liberada nesta terça-feira (13), o navegador da Mozilla finalmente ganhou a capacidade de desativar pedidos de notificações dos sites. Ela se estende para os de uso da câmera, do microfone e da localização do usuário.

Se você nunca usa essas opções e não quer ser interrompido por esses pop-ups, basta entrar nas opções do Firefox, depois na área Privacidade e Segurança e rolar a página até Permissões. Ali, clique no botão Configurações referente ao recurso desejado e, na tela que se abre, marque a caixinha “Bloquear novas solicitações pedindo permissão para exibir notificações” — ou o recurso correspondente.

Tela das configurações do Firefox com a opção de impedir o pedido de notificações.
Opção para impedir pop-ups de notificações aparece no Firefox 59.

A desativação não interfere nas permissões já concedidas, então se você liberou algum app de bate-papo que usa pelo navegador e um ou outro site (como, para citar um exemplo totalmente aleatório e sem nenhum interesse, o da Gazeta do Povo), pode desativar futuros pedidos sem prejuízo aos feitos anteriormente.

As mesmas regras valem para câmera, microfone e localização.

E nos outros navegadores?

Pop-up do Firefox de site pedindo autorização para enviar notificações.
Adeus, notificações.

No Chrome, o caminho das pedras está em Configurações > Configurações de conteúdo. O recurso é tratado da mesma maneira que no Firefox, ou seja, é possível bloquear novos pedidos mantendo as notificações anteriormente liberadas.

No Safari do macOS, entre em Preferências, depois escolha a aba Notificações e, no rodapé da janela, desmarque a opção “Permitir que os sites peçam autorização para enviar notificações por Push”.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês