Notícias

O novo data center do Facebook foi construído no meio do gelo europeu

E é tudo, claro, azul.

Caso você nunca tenha visto um servidor de perto, saiba que eles esquentam bastante. Por isso, em empresas normais, essas instalações costumam ficar em salas muito bem refrigeradas. Só que o Facebook não é uma empresa normal: a rede social é o segundo site mais acessado da internet, perdendo apenas para o onipresente Google. Como resfriar tantos servidores assim? Construindo um gigantesco data center eficiente num refrigerador natural, ou seja próximo ao círculo ártico.

O novo data center do Facebook é uma obra de engenharia pensada para otimizar a forma como algo assim deve ser. O projeto saiu da iniciativa Open Compute Project, criada pela própria rede social para repensar esse tipo de prédio — e que é disponibilizada gratuitamente para todos. Dessa forma, mais empresas podem seguir os passos do OCP e criar data centers mais práticos.

O OCP propõem que as instalações e paredes sejam feitas em outros locais e cheguem no data center só para serem instaladas. Já os servidores chegam em caixas compactas, desmontados, mas com simples passos de montagem. Assim nasceu o Rapid Deployment Data Center (RDDC), nome desse processo para criar e montar um data center de maneira bem rápida como se fosse LEGO.

A área escolhida, com pouco mais de dois hectares, fica no norte da Suécia, na cidade de Luleå. Além do frio (a temperatura é negativa na maior parte do ano), o país tem uma das melhores distribuições de energia do mundo. Isso é bem importante para quem precisa garantir que suas fotos não se percam por aí, afinal eles recebem sete petabytes de imagens por mês! Claro, se a distribuição falhar, o prédio ainda conta com 14 geradores de reserva.

Confira algumas fotos do lugar:

10347503_632214423513916_3272658472323029127_n

Sala dos servidores

Sweden Facebook Server

facebook14

facebook13

Curtir feito de gelo.

facebook11

facebook10

facebook9

facebook8

facebook7

facebook6

facebook5

facebook4

facebook3

facebook2

servidores azuis

Assine a newsletter gratuita:

Siga nas redes sociais:

Mastodon / RSS / Telegram / Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 comentários

  1. Eu fiquei curioso para saber onde ficava o data center do face e descobri aqui. Vocês estão de parabéns por essa obra belíssima de engenharia que sustenta o entretenimento de milhares de pessoas no mundo do qual eu também faço parte ?????

  2. De certo modo isso contribui para o aquecimento global, em termos de equilíbrio energético. Estudos agora devem apontar quanto tempo será necessário para todo esse espaço elevar a temperatura da Terra em 1°C.

  3. Pingback: cat 4 brother
  4. Eu me pergunto e se derrepente tudo explode. Tudo vai pelos ares…. tudo é perdido?

    Digo existe backup? Existe outro local com todos esses dados? Sei lá.. explodiu perdeu tudo?

    (Sim, estou imaginando uma briga ali dos Transformers contra os Alien X…. algo bem louco!)

      1. Ah… ótimo… legal saber. Deve ser um puta planejamento, muito legal isso.

        E eu tava preocupado com meus scraps ehhehe valeu Ghedin :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!