Esta extensão mostra a localização de quem conversou contigo no Facebook Messenger


28/5/15 às 9h12

Não é segredo algum que o Facebook sabe muito da gente. Mesmo assim, vez ou outra ficamos horrorizados com o tanto de informações que a rede social tem. No Messenger, por exemplo, por padrão o sistema grava a localização exata de onde as mensagens são enviadas. Aran Khanna, estudante de ciência da computação de Harvard, desenvolveu uma extensão que deixa isso bem claro.

A extensão se chama Mapa do Maroto, uma referência ao mapa mágico de Harry Potter que mostrava a localização de todas as pessoas que perambulavam pelo castelo-escola da história. Devido à demanda, a API que que a fazia funcionar estourou; ainda dá para instalar, mas é preciso ativar o modo desenvolvedor do Chrome, gerar uma chave pessoal no MapBox, baixar a extensão do GitHub, editar um arquivo JavaScript e, por fim, instalá-la manualmente.

As principais notícias de tecnologia e indicações de leituras no seu e-mail. Assine a newsletter (é grátis!) →

Feito isso, ao entrar em Facebook.com/messages todas as conversas carregadas na coluna central passam a mostrar, no mapa à esquerda, a localização exata de quem trocou mensagens com você — a foto de perfil da pessoa salta no mapa. Assim1:

Mapa do Maroto no bate-papo do Facebook.

O grau de precisão é absurdo; carreguei algumas conversas de amigos e colegas que moram perto e consegui identificar, sem dificuldade, os prédios onde cada um mora. Se você trocar mensagens com alguém em diferentes períodos do dia, durante algum tempo, é possível deduzir toda a rotina dessa pessoa, como Aran explica em seu texto no Medium.

Fala-se muito em perda de privacidade, mas raramente temos um caso tão claro do que ela acarreta em termos práticos. Acho que, nesse caso, é bem evidente: qualquer um com quem você troque mensagens saberá onde, exatamente, você esteve. (Ah sim: não precisa ser amigo no Facebook; qualquer estranho com quem você converse por lá poderá saber a sua localização.) Ah, e tem outro detalhe que muita gente não sabe: no próprio Messenger, com o serviço de localização ligado, basta um toque em qualquer mensagem para revelar a sua origem geográfica:

Basta um toque para revelar a origem da mensagem no Messenger.

Maluquice isso, né?

Como impedir que o Facebook saiba a minha localização pelo Messenger?

Na verdade é bem simples, embora não haja incentivo, na interface do Messenger, em desativar esse mecanismo. Para não ceder sua localização ao Facebook e amigos, basta… não compartilhá-la.

Os apps móveis oferecem dois controles de localização, um geral, outro granular (dentro de cada conversa). Para desativar em cada conversa, basta desmarcar o botão de localização no campo de escrever mensagens:

Botão que desativa o compartilhamento da localização no Messenger.

Para desativar totalmente o recurso, depende de qual sistema você está usando. No iOS, entre em Ajustes, depois em Privacidade, aí toque em Serv. Localização. Encontre o Messenger, toque nele e marque a opção “Nunca.”

Tela de privacidade/localização do iOS.

No Android, entre no Messenger, toque na engrenagem (canto superior direito) e desmarque a opção “Localização.”

Tela de configurações do Messenger no Android.

No Windows Phone, clique nos três pontinhos da barra inferior, entre em Configurações e desmarque “Localização.”

Tela de configurações do Messenger.

  1. Embora eu tenha instalado e conseguido usar a extensão, preferi usar uma imagem do Aran a fim de preservar a privacidade dos meus contatos.

Assine o Manual do Usuário

Ao acessar este blog, você não é rastreado ou monitorado por empresas como Google, Facebook e outras de publicidade digital. A sua privacidade é preservada. O Manual do Usuário tenta viabilizar-se por métodos alternativos e éticos. O principal é o financiamento coletivo. Colabore — custa a partir de R$ 9 por mês:

Assine no Catarse