O emoji do dedo do meio finalmente chegou ao WhatsApp

A atualização mais esperada do WhatsApp finamente chegou! O emoji do dedo do meio em riste desembarcou na versão 2.12.210 do app, por ora apenas no Android.

WhatsApp com emoji do dedo do meio.

Essa versão ainda não está disponível na Play Store; é preciso baixá-la diretamente do site do WhatsApp, em whatsapp.com/android.

Após o download, certifique-se de que seu Android permite a instalação de apps a partir de fontes desconhecidas. Entre em Configurações > Segurança e marque a opção “Fontes desconhecidas”. Atenção: a menos que você saiba o que está fazendo, após a atualização desmarque novamente esse campo. Ele impede que aplicativos sejam instalados por fora do Google Play, uma restrição que protege seu aparelho da maioria dos ataques, vírus e outras mazelas do Android.

Enfim, liberadas as fontes desconhecidas, agora basta instalar a atualização e o emoji aparecerá, nas seis opções de cores dos emojis de seres humanos:

Dedo do meio em seis cores.

Atualização (31/7, 8h30): Nem tinha reparado, mas essa atualização também traz a saudação vulcana, aquela que o Spock, de Star Trek, faz. “Vida longa e próspera” etc. Boa sacada da Lu Monte, valeu!)

O emoji do dedo do meio apareceu no Unicode 7.0 há pouco mais de um ano. Além do WhatsApp, o Windows 10, lançado ontem, também já o traz. O Unicode apenas cria o padrão; cabe às empresas e desenvolvedores implementá-lo (ou não) em seus sistemas. Como elas não seguem (e nem poderiam seguir) um cronograma unificado, umas lançam novos emojis antes das outras.

Note que, em decorrência disso, para ver o novo emoji é preciso ter o WhatsApp atualizado. Ou seja, não adianta mandar vários emojis do dedo do meio para aquele amigo pentelho se ele não tiver atualizado o app também:

Só quadradinhos.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 comentários

  1. Será saudável estimular o pessoal a permitir “Fontes desconhecidas” no seu Android só para amortizar a ansiedade por um emoji de dedo médio? Dúvida sincera.

  2. Achei meio sem noção os emojis com vários tons de pele. É muito politicamente correto.
    Com relação à matéria: era o que faltava no whatsapp.

      1. Meu inglês é fraco. Vou ler depois com calma (e com o tradutor em outra aba).
        Eu posso estar errado, mas acho q essas políticas inclusivas acabam criando um outro tipo de segregação.
        Haverá pessoas reclamando q ninguém usa os emojis amarelos, por exemplo.
        Tenho pra mim que muito do preconceito vem da própria pessoa que se sente ofendida. Pode ser por conta da minha personalidade, pois não sou de ficar dando ouvido aos outros.

      2. Ghedin, uma dúvida off-topic: como você organiza seus “favoritos”, leia-se links? Sempre puxa esses links de matérias que você já leu faz tempos de maneira rápida e (aparentemente) fácil. Outro dia fiquei quase uma hora para achar uma matéria que tinha lido e só achei depois que lembrei que tinha “favoritado” no Twitter…

        1. Esse eu puxei do Pocket. Quando salvo e leio lá, fica fácil — uma palavra-chave do título já me ajuda a localizá-lo. De resto, Google + Twitter, também são bem úteis.

          Eu deveria usar o Pinboard para organizar esses links úteis, mas… falta criar o hábito.

        2. Esse eu puxei do Pocket. Quando salvo e leio lá, fica fácil — uma palavra-chave do título já me ajuda a localizá-lo. De resto, Google + Twitter, também são bem úteis.

          Eu deveria usar o Pinboard para organizar esses links úteis, mas… falta criar o hábito.

          1. Eu usava intensivamente o Delicious até ser descontinuado e depois “recontinuado” e ter perdido um pouco a identidade. Depois fiquei nos favoritos e lista de leitura, até pela sincronia mas a organização é pífia.
            Sempre gostei dos serviços do Yahoo… hoje uso bastante o Flickr.

  3. A versão 2.12.210 ainda precisava de uma gambiarra p/ o emoji aparecer. Já na versão mais recente, 2.12.211, aparece sem mandigas.

  4. O unicode é padrão mas depende da adoção de cada sistema ou app, aí complica… como os emojis raciais nativos no iOS, funcionam no Whatsapp Web, mas fora disso, seja outros lugares da Internet como Twitter ou Facebook, no PC ou no Android, saem de forma estranha, com o emoji amarelo e um quadrado com x do lado :/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!