Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Novo visual e Disqus

Ficou bom?

Este é o novo Manual do Usuário. Gostaram? Espero que sim! Além da nova página inicial, a nova versão do site tem outras surpresas. Vem comigo que eu conto tudo.

Tocar um blog sozinho traz uma série de dificuldades. No meu caso, uma das maiores é a falta de habilidade com design. Até tenho bom gosto (alguém no universo acha que tem mau gosto?), só que transformar meu senso estético em algo genuinamente bonito, legível e agradável vai além de achar; exige outros conhecimentos e técnica.

Então deixei de lado aquele design anterior que tinha criado praticamente do zero e adotei este, feito pelos alemães Ellen e Marcus do Elmastudio. É um tema leve, com uma página inicial bonitona, cheia de fotos grandes e destaques. (Se você prefere o layout antigo, estilo blog-linguiça, calma! É só clicar em “Blog” no menu à esquerda.)

Passei alguns dias fazendo ajustes e personalizando detalhes superficiais, e acho que o resultado ficou bom. O que você achou?

Outra boa nova é a chegada do Disqus nos comentários, um pedido recorrente dos leitores. Havia tentado implementar o sistema semana passada, mas esbarrei em erros indecifráveis. Agora usei outro método e os comentários finalmente conseguiram chegar ao Disqus. Usem, e usem bastante!

Se você já comentava aqui, será preciso dar um “merge” nos antigos comentários para reclamar a autoria deles. É bem simples:

  • Vá até a sua página no Disqus.
  • Clique na engrenagem do canto superior direito e, depois, em Settings.
  • No pop-up, clique em Merging. Deverá aparecer um item (ou vários) com comentários feitos por um “Guest” usando seu e-mail. Selecione essa linha e clique em Merge Profiles.

E é só isso.

Ainda estou arrumando a casa. Se encontrar problemas, avise aí embaixo ou mande um e-mail.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

46 comentários

  1. Rodrigo, quero colocar o disqus na minha loja virtual. Como mudo essa frase “Iniciar uma discussão”para “Deixe o seu comentário…”???? obrigado!

  2. Interessante kk mas n serve kk alguém sabe um site pouco movimentado ?kkk doo disqus kkk preciso kkk

  3. Rodrigo, um bocado atrasado, já que faz uma semana que o novo visual entrou no ar – é que só li a newsletter hoje! De qualquer forma, não posso deixar de elogiar o novo visual do MdU. Ficou muito bonito mesmo, gostei! Grande abraço.

  4. Ficou muito bom. Parecido com o Digg.
    Seria bom se os artigos também tivessem imagens de prévia assim como tem nos posts de reviews.

    1. Parece mesmo o Digg. Não tinha feito essa ligação.

      Ponderei colocar miniaturas em todos os posts, mas desisti da ideia por temer que isso pudesse tirar o destaque dos… destaques! (Reviews e o primeiro post do topo.)

  5. O visual ficou realmente bacana, mas me incomoda um pouco palavras “quebradas” no meio dos artigos, começando numa linha e terminando na outra. Não sei se é possível resolver essa questão, mas deixo aqui a sugestão.

      1. Tentei me expressar da melhor maneira, mas realmente ficou estranho a forma como coloquei hehehehe

        Por palavras “quebradas” me refiro quando você começa escrever uma palavra num parágrafo e termina no outro, como exemplificado na captura de tela a seguir.
        Sei que parece bobagem (e é, vá lá), mas pelo menos pra mim incomoda.

        Abraços!

        1. Uia, não sabia que esse tema tinha suporte a hifenização! A mim é uma bobagem mesmo… Que navegador/sistema você está usando aí? (Aqui, com Chrome estável no Windows 8.1 Update, não aparece isso.)

  6. Nossa!!!!!! @ghedin:disqus O NOVO LAYOUT ficou EXCELENTE!
    Já estava na hora de vc adotar o DISQUS,pois é o melhor e mais dinâmico sistema para comentários! Parabéns pelo blog! Nós leitores,agradecemos.^^

    1. Valeu, Paulo! Na verdade gosto do “Tecnologia que importa”. É direto, sucinto e transmite bem a ideia do Manual do Usuário, ou seja, abordar só as notícias de tecnologia que importam mesmo.

  7. Esse é o melhor site mobile que acesso. Como na maioria das vezes meio pelo smartphone, devo dizer que o tema móvel é fantasticamente clean e responsivo.
    Gostava bastante do outro tema também.

  8. Tá lindo o visual do blog! Mas ia fica belíssima (e ecológica) uma versão com fundo preto…

  9. Leio os comentários e parece que eu sou o único que gosta na maioria ler no sites as notícias, mas enfim o design ficou muito bom e bem o Disqus é o Disqus. Parabéns ghedin!

  10. Parabéns, Ghedin, layout ficou excelente!

    Particularmente, achava aquele primeiro, que mudava o header pra uma foto gigante especifica em uma determinada página, espetacular, nem precisava ter mudado! Mas esse tá bem legal também m – e yay!, Disqus!

    1. Também gosto daquele, @vinicius_barros:disqus. Só o abandonei porque me dava muito trabalho: sempre tinha alguma coisa quebrada ou faltando, aí chegou num ponto que cansei de encher o saco do suporte (é um tema pago) e ficar debruçado em código. Sou só um, e um que não manja muito de web design, então quanto menos trabalho tiver nessa frente, mais tempo sobra para escrever.

  11. Ficou bem legal! Gostei do layout tanto no notebook quanto no smartphone. Talvez tenha faltado (ou foi proposital, dá para fazer isso clicando em Blog) um link “posts antigos” em algum lugar na home.

    1. Dá vontade de trazer todos os sites do meu Feedly e ler por aqui. Haja bom gosto, uma versão melhor que a outra.

      Agora só falta o Ghedin mudar essa foto. Dez vezes aquela com sorriso maroto à la sabe de nada inocente do que essa barbada sexualizante. Quem é usuário curte, quem é do Tecnoblog compartilha pelo Moto G, quem é do Techtudo só olha e quem é do Tecmundo… bem, quem é do Tecmundo não tem tempo de ler isto porque ainda está tentando remover o Baidu.

  12. Parabéns pelo novo design. Tinha um pouco de dificuldade na leitura do anterior no telefone e agora está 100%. Continue com o ótimo trabalho. Uma sugestão: o que acha de ocupar a parte abaixo do menu à esquerda com post atemporais e que suscitem discussão como o de privacidade no Gmail? Às vezes o formato post-sobre-post faz com que percamos algum post mais interessante ou que poderia render uma discussão mais prolongada. Quem faz isso bem (apesar da escassez) é o Oene, Apensa uma sugestão. Abraços!

    1. É uma boa ideia, Carlos! Não sei se ali no menu (gosto da maneira como ele está agora, super enxuto), mas em alguma outra área, como na página inicial ou entre o post e os comentários. Acho que o tema dá suporte a algo como “posts populares”; darei uma olhada aqui.

  13. AÊ, finalmente o Disqus chegou aqui no MdU! o/

    Tio G, me diga aí: de uma forma geral, o Disqus veio pra ficar ou é bom considerar outras opções como o Livefyre?

    Pergunto pois meu medo de ver todo mundo usando o Disqus é que algum dia ele acabe como o finado Intense Debate.

    1. O Disqus me parece o mais ativo e popular desses sistemas de comentários de terceiros. Como é independente, e só faz isso, as chances de ter o mesmo destino do IntenseDebate são menores.

      Por aqui ele ficará por tempo indeterminado e só penso em trocá-lo se algo externo acontecer — for vendido, encerrado, coisas do tipo.

          1. Verdade. Considerava ele o melhor, mas o Disqus evolui muito rápido.

          2. Ghedin parabéns finalmente pelo Disqus :), tava precisando.
            E claro o novo design, gosto muito do estilo minimalista.

            O melhor no Disqus é poder assinar (subscrever) os comentários e receber por email sem precisar comentar nada, faco muito isso.

            Show

    1. Sim, ficou muito boa. Da versão antiga, considerava a legibilidade daquela fonte perfeita (sobretudo no celular). Um dos poucos sites que me obrigava a sair do leitor de feeds, justamente por tal razão. Contudo, também gostei desta. Combinou harmoniosamente com o design minimalista e elegante do blog.

      1. Aquela fonte era linda mesmo, mas também um pouco problemática no Chrome do Windows. Infelizmente a renderização de fontes desse navegador, nessa plataforma é bem precária e isso atrapalhava alguns leitores — o @carlosgabrielarpini:disqus, por exemplo.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário