Letreiro do Disqus.

Disqus, a plataforma de comentários na web, só tem app para Windows Phone. Por quê?


15/7/15 às 11h04

O Disqus é uma parte importante de diversos sites, inclusive o Manual do Usuário. Para quem caiu aqui agora, ele é uma plataforma de comentários, com diversos recursos facilitadores para leitores e quem administra o espaço. Sendo uma aplicação moderna, provavelmente o sistema de comentários independente mais usado do momento, é de se estranhar que não haja apps para iPhone e Android. E, mais ainda, que exista um para Windows Phone. Por quê?

Tentei contato com a assessoria do Disqus para elucidar esse mistério, sem sucesso. Com a ajuda do leitor Luis Oliveira, porém, fizemos uma pesquisa que resultou em algumas pistas interessantes. A mais contundente é uma resposta no Quora de Tyler Hayes, ex-funcionário do Disqus, dada em janeiro do ano passado. (O app do Disqus para Windows existe desde março de 2013.)

Nela, Hayes revela que esse app para Windows Phone foi uma “decisão pessoal” de um membro da equipe para “experimentar formatos nativos” usando o sistema da Microsoft para tal. Se a ideia é experimentar, faz sentido adotar um sistema com menos usuários e uma gama de dispositivos menor, menos caótica que o Android. E deve ter pesado o fato de que, quando existia no Android, a adoção por parte dos usuários foi bem baixa.

Hayes ainda diz que o foco do Disqus naquela época (e provavelmente ainda hoje) é “aperfeiçoar a experiência móvel na web”. Visto como o plugin funciona bem em navegadores móveis, o foco tem dado resultado, estão sendo bem-sucedidos nessa missão.

Recentemente o site principal do serviço também mudou, com foco em fóruns e algumas discussões independentes de sites. Isso talvez combine mais com um app standalone, mas… quem sabe, né? De qualquer forma, sinto falta de ter um app administrativo, para lidar com a parte de bastidores da área de comentários. Seria bem útil.

Além de ajudar na resolução desse mistério, o Luis tirou um tempinho para analisar o app do Disqus para Windows. O review abaixo é de autoria dele.

Disqus para Windows Phone

Assim que o aplicativo é instalado, somos recepcionados como uma bela tela inicial, que pouco lembra o padrão desleixado que alguns aplicativos do Windows Phone apresentam. Basta selecionar a forma de login preferida — conta do Disqus ou login através do Twitter, Facebook ou Google:

Tela inicial do Disqus para Windows Phone.

Após o login, o aplicativo oferece uma lista de sites que poderão ser do seu interesse, baseado em sua rotina de navegação (caso já seja cadastrado), a fim de montar ou melhorar o feed com notícias e comentários recentes:

Sugestões de comunidades no Disqus.

O Disqus tem quatro telas principais. A primeira, do feed, apresenta uma lista de rolagem infinita (cuidado com esse sugador de tempo!) com as últimas notícias e principais comentários da sua seleção. Além disso, caso siga alguém na rede, esses comentários serão destacados, e caso você toque em alguma, ela será expandida para o modo completo:

Comentários e posts no app do Disqus.

A seguinte, Inbox, como de praxe mostra as interações mais recentes com a sua conta, possibilitando respondê-las de pronto, votar e, também daqui, acessar a discussão completa:

Inbox: respostas e votos que seus comentários receberam.

(A inbox, ou caixa de entrada, tem uma versão na web. Clique aqui para vê-la.)

Talvez a função mais interessante e mais ignorada dos Disqus seja a aba Discover. A partir dessa seção, você pode se inscrever em canais direcionados a conteúdo especializado, ou acompanhar de perto comunidades de sites. Confesso que não vasculhei a fundo nessa função, mas parece bem útil para se ter acesso a coisas diferentes do que se costuma acessar:

Discover: novas comunidades de assuntos interessantes.

A última aba, Conta, apresenta um resumo das informações do usuário, bem como os seus comentários mais recentes. O app permite ainda que se edite o perfil, inserindo informações e a foto principal:

Perfil.

Embora contemple algumas funções complexas, o aplicativo do Disqus é bem intuitivo, com interações comuns na interface, como deslizar horizontalmente para acessar as telas e tocar para acessar o conteúdo de interesse. Talvez a única falha seja não haver qualquer indicação de que, ao clicar no índice da notícia, o texto do artigo é exibido — só fui perceber por toque acidental.

Existe ainda outro ponto negativo, a imprecisão do sistema de notificações push. Às vezes recebe-se uma notificação mesmo que essa já tenha sido vista por algum outro meio, sendo que o número indicado na cortina não corresponde com as interações pendentes. Além disso, não há qualquer indicação do conteúdo, como é usual com as notificações de outros aplicativos:

Notificação do Disqus no Windows Phone.

Fora isso, não tenho qualquer reclamação quanto à funcionalidade do aplicativo. Pelo contrário, os desenvolvedores (ou o?) merecem parabéns pelo trabalho bem feito! Não notei qualquer tipo de lentidão ou comportamento estranho pelo período que utilizei o app, mesmo quando o volume de comentários a serem carregados era grande.

Outro aspecto a se ressaltar é a escolha do padrão de interface. Fugindo do clássico fundo preto chapado com fontes gigantescas do Windows Phone, o Disqus optou por um visual mais agnóstico, que poderia habitar facilmente o Android ou o iOS. Por consequência, o espaço é bem melhor aproveitado, focando naquilo que importa: o conteúdo. Isso reforça a sensação de que o não oferecimento de apps para outras plataformas é uma decisão estratégica.

Em suma, o Disqus para Windows Phone cumpre bem a sua função: permitir uma experiência unificada para o usuário, de onde ele possa acompanhar de perto as discussões iniciadas em outra plataforma, e ainda buscar conteúdo novo, através de uma curadoria de feeds. Baixe-o aqui.

 

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

67 comentários

  1. Texto tendencioso: Simplesmente denigriu a imagem da Microsoft, sem uma prova concreta. Se fosse exclusivo para android e/ou ios, não diria isso. Engraçado, estamos em 2017 e ainda estão supostamente testando o aplicativo. É muito recalque desses usuários de android e ios.

  2. Nunca imaginei que existiria um APP exclusivo para WP. Sem duvida este app seria muito bem vindo nas outras plataformas

  3. Nunca imaginei que existiria um APP exclusivo para WP. Sem duvida este app seria muito bem vindo nas outras plataformas

  4. Nas verdade o Disqus tem sim a interface preta clássica do Windows Phone.É só escolhe-la nas configurações.E sua interface é sim alà-WP; só que Adaptive UX, ao invés do Metro?.

  5. Não vejo a hora de ter um app do Disqus, sério, acho um saco usar ele somente pela web, tiro 1 dia da semana para ver tudo o que aconteceu na plataforma.

    Outra coisa que quero que melhorem é o sistema para encontrar conteúdo em português, só recebo recomendações de blogs gringos e para encontrar as comunidades brasileiras é tudo na unha praticamente.

    Enfim, sou fã do Disqus e do que ele oferece, mas tem que melhorar hehehe.

  6. Para mim, o melhor leitor RSS para Android é o gReader, que tem uma opção dedicada para abrir os comentários do Disqus. Pena que desde a atualização do Android para o Lollipop, não posso mais escrever comentários nele, mas pelo menos ainda posso continuar a lê-los.

  7. Disqus é uma plataforma incrível de comentários, não precisa de app, ele funciona bem do jeito que está, o povo quer cada coisa viu…

    1. Sei…tá dizendo isso pq não tem o app para Android e iOS atualmente.
      A coisa fica muito mais prática com um app,principalmente uma plataforma de comentários como o Disqus.

      1. Não, só acho que as pessoas querem app para tudo. Só uso 5 apps no meu telefone, e não tenho que ficar na internet discutindo qual é a melhor plataforma, cada um escolhe o que quer.

    2. Lógico que precisa. Ficar abrindo o Chrome no Android, que é pesado, toda vez que quero ver o que está acontecendo no Disqus, é um martírio.

  8. Eu conheço o desenvolvedor, se chama Ryan. Segundo ele, foi uma decisão pessoal pois ele usa WP (ele fará uma versão universal agora). Ele falou que os planos pode mudar no futuro para lançar para o Android e iOS.

  9. Só mudaria uma coisa no app que não sei se os colegas concordam. Mas adicionaria pelo menos uma opção pela interface escura acompanhando o sistema.
    Uma das coisas que mais gosto no Windows Phone é justamente o visual fundo preto e texto branco, que fica ainda melhor na tela amoled.

  10. Aaaaaaaah o gosto da exclusividade. Tinha me esquecido como é bom, rs …

    Enviado do meu Windows Phone

      1. utilizam tanto este recurso nativo aí no Android
        que o google resolveu fazer como app no wp
        mas nao deu certo, pois ninguem precisou dele, kkk

  11. Tem que pensar o quão relevante o Disqus é para o universo da internet.

    Boa parte dos grandes sites usam sistemas proprietários (ou baseados no CMS usado) para gerenciar os comentários. Fora isso, sobra sistemas baseados na plataforma do Facebook.

    Quantos sites usam o Disqus, e quanto compensa ao Disqus fazer um sistema para outras plataformas? Se os custos que eles tinham para fazer um sistema para smartphones só deu para o WinPhone, talvez no final é um indício também que o Disqus só dure por mais um tempo, e que não há mais condições de manter o sistema. A concorrência aí é com o Facebook, no que suponho que oferte gratuitamente seu sistema de comentários.

      1. Bem, no que noto nos sites que eu acesso:

        – Grandes portais em sua maioria é sistema proprietário ou integrado ao CMS. Digo de UOL e Globo.

        – Sites de alto movimento popular usam o Facebook como plataforma. Em alguns casos, WordPress ou integrado.

        – Nichos e sites onde há um movimento de conhecidos, o Disqus é usado.

        A propósito, Intense Debate e outros sistemas, ao que noto, não são nem mais adotados.

        1. Mas também, ninguém em sã consciência se importa com comentários de portais. O nível da conversa é muito baixo. Sites que já comentei usando o Disqus: Meio Bit, Tecnoblog, Série Maníacos, Game of Thrones BR, 99vidas, PC Gamer, VG247, A.V. Club, TorrentFreak, OMG Ubuntu…

        2. Mas também, ninguém em sã consciência se importa com comentários de portais. O nível da conversa é muito baixo. Sites que já comentei usando o Disqus: Meio Bit, Tecnoblog, Série Maníacos, Game of Thrones BR, Adrenaline, 99vidas, The Next Web, PC Gamer, VG247, A.V. Club, TorrentFreak, OMG Ubuntu…

          1. Bem, podemos dizer que comentários são um termômetro da audiência. O desejo de provavelmente muitos jornalistas e donos de site, é que os comentários sejam um espaço de debate e boas conversas.

            Disqus hoje é o padrão para sistema de comentários para sites já especializados. Mas para sites populares (ou até populescos), o sistema do Facebook parece o mais adequado, até porque associa a conta ao comentário e teoricamente faria muitos pensarem antes de falar.

            Na prática, o CQC usa isso para perseguir comentaristas chatos :p

    1. Não faz sentido priorizar o Windows Phone por custo. Se fosse o caso, melhor focar em plataformas que dão mais retorno. Não por acaso, é por esse motivo que saem tão poucos apps para Windows Phone; quando a grana aperta e/ou há restrição de braços, as empresas optam pelo que dá mais lucro (iOS) ou que tem maior alcance no resto do mundo (leia-se: fora dos EUA), ou seja, Android.

      O Disqus é gratuito, assim como o Facebook, e até onde sei não tem problemas financeiros. Estão começando ainda a desenvolver o modelo de negócios, que se baseia em (novidade) propaganda: http://www.adweek.com/news/technology/ads-are-coming-comments-section-publisher-sites-161168

    2. Não faz sentido priorizar o Windows Phone por custo. Se fosse o caso, melhor focar em plataformas que dão mais retorno. Não por acaso, é por esse motivo que saem tão poucos apps para Windows Phone; quando a grana aperta e/ou há restrição de braços, as empresas optam pelo que dá mais lucro (iOS) ou que tem maior alcance no resto do mundo (leia-se: fora dos EUA), ou seja, Android.

      O Disqus é gratuito, assim como o Facebook, e até onde sei não tem problemas financeiros. Estão começando ainda a desenvolver o modelo de negócios, que se baseia em (novidade) propaganda: http://www.adweek.com/news/technology/ads-are-coming-comments-section-publisher-sites-161168

      1. Um rapaz falou aqui que o WinPhone era a plataforma que ele já estava acostumado a trabalhar e usar. Quando falo em custo, também significa experimentação. Não dá para mandar também um app de qualquer jeito para o pessoal já estragar a imagem. Ele se sentiu seguro em trabalhar no WinPhone, então fez o que estava no alcance e bolso dele. :)

        E pensava que o Disqus cobrava de grandes sites, ou sei lá.

  12. é a melhor plataforma de comentários mesmo. e incrível como realmente só tem app no wp.

    Quando pesquisei na google play e não apareceu, eu fiquei 30s estático pensando “não tem mesmo?”..daí mandei pesquisar de novo e realizei que de fato não tem..

    O app funciona mt bem aqui no lumia 535 e espero que chegue em breve nas outras plataformas.

  13. É um dos apps que mais uso no WP, cheguei a substituir inclusive o leitor de feeds por ele, durante um tempo. Só parei porque alguns veículos que sigo, como o Verge, Lifehacker etc. tem suas próprias plataformas de comentários.

    Concordo com o review, é um app muito bom, mas tem seus bugzinhos, como por exemplo às vezes não atualizar as respostas que você enviou. Isso já me leviu a duplicar respostas várias vezes.

    Mas no geral é uma ótima ferramenta.

    1. Comecei a pensar na ideia de substituir o nextgen reader por ele agora. É uma boa ideia mesmo por integrar os comentários de diversos sites dentro do próprio aplicativo. Vou testar.

    2. Como acredito que não tenha sido a função principal do app, de servir como leitor RSS, não entendi bem, na verdade, como configura-lo para ser utilizado desta forma. Como fez?

      1. Olá Ivan! Como comentado pelo Luis no review, se você clica no texto do artigo ele abre inteiro, permitindo a leitura. As vezes é um pouco lento para abrir, então quando estou com pressa clico no título da notícia para abrir no IE mesmo. Dos dois modos você pode usar o menu de compartilhamento se precisar.

        O que eu acho muito bom é que dá para classificar os artigos pelos mais populares, por exemplo, então você fica sabendo “o que está pegando” nos sites de uma forma mais fácil.

      2. Olá Ivan! Como comentado pelo Luis no review, se você clicar no texto do artigo ele abre para visualização. Às vezes é um pouco demorado, então quando estou com pressa clico no título do artigo para abrir no IE mesmo.

        A vantagem do Disqus é que da para classificar os artigos por “mais populares”, então de cara da para ver o que está “pegando” mais nos sites que você acompanha.

        Um app parecido, mas que foi tem fontes em inglês é o Converge. Além de muito bonito, você tem a opção de ver os assuntos mais populares de sites como TNW, The Verge etc, com comentários integrados.

  14. Considerando que os apps here já não são mais exclusivas, o disqus deve ser uma das últimas coisas disponíveis somente para Windows Phone. Mas pelos comentários aí embaixo não deve durar muito tempo também.
    O triste é saber que os apps para iOS e Android devem sair bem mais polidos e que essas melhorias devem levar 6 meses a um ano para chegar ao Windows.
    Sou fã da plataforma. Mas é realmente para quem gosta.

    1. Cara, estamos na mesma, mas comparando com outros apps esse até que não está tão abandonado, sendo que a última atualização foi em maio desse ano.

      É bem provável que um app para iOS será muito mais polido ou com mais recursos, mas até que essa versão do WP é bem honesta.

      1. Dá um pouco de desânimo quando vemos apps da própria Microsoft recebendo atualizações melhores do que aquelas para o sistema deles mesmos. Mas, enfim, ainda acredito… ? Talvez com essa facilidade que anunciaram para portar apps de outras plataformas para Windows 10 a situação comece a ficar um pouco mais favorável.

        1. Eles tem que convencer tanto os devs quanto os consumidores, porque hoje em dia se nem os grandes querem ir para o WP imagina os pequenos, nem engenheiros da M$ gostam do WP8.1, espero que mude no 10, pode ser mais fácil, ainda sim não convence.

        2. Foi por isso que sair do WP. Quando descobrir que os próprios Apps dela eram mais superior nas outras plataformas do que nela mesma.

        3. Foi por isso que sair do WP. Quando descobrir que os próprios Apps dela eram mais superior nas outras plataformas do que nela mesma.

          1. E olha que desde o meu comentário sobre isso, a situação piorou um pouco mais. Os apps que antes eram exclusivos do wp agora estão todos disponíveis para android e ios. Até Cortana e o teclado Word Flow já estão saindo nas outras plataformas.
            Isso sem falar na androidzação do Windows Phone 10. O visual como um todo é fortemente inspirado no Google, parecendo um Android menos trabalhado e pior.
            É frustrante. E sinceramente não vejo outro motivo para este posicionamento a não ser abandonar e desistir da própria plataforma.

    2. Tem um app sensacional que só tem pra WP: Face Swap. Baixa aí. Divertido demais, a galera ri horrores com ele! E tem outro que eu uso e que não tem no Android: o Hipstamatic. Tem alguns outros bons exclusivos tbm, mas agora não lembro.

      1. Hipstamtic é a versão antiga do negócio.
        O Oggl é o novo e bem melhor. Mas não faz nada de mais.
        Os melhores da empresa são: Tintype e Cinamatic (ambos só pra ios).

      2. Esse Face Swap do Windows Phone talvez seja exclusivo, mas o conceito está no iOS e Android na forma de outros apps. É realmente difícil achar exclusivos para a plataforma :/

        1. Tem apenas um exclusivo:
          Calculadora hp12c funcionando sem nenhum bug.
          Eu uso Android e iOS. Mas deixei um celular com WP só para usar essa hp quando preciso.

  15. Foi noticiado semana passada que o app pra ios e android está em desenvolvimento…
    Primeiramente vai ser lançado pra ios e depois que estiver ok, vem o pra android.

  16. Cara, que coincidência. Ontem à noite, quando estava indo dormir, recebi um e-mail do Disqus com uma notificação qualquer e na hora pensei: “será que não tem um app deles?”.

    Não cheguei a procurar na hora, mas imaginei que deveria existir e seria algo como um fórum. E agora vejo esse post D:

    Mas é aquela história, apps estão na moda e tem gente que faz apps de coisas/serviços que ninguém usa ou que não precisariam de apps. Tipo “nossa, o MdU não tem um app??”.

  17. Cara, que coincidência. Ontem à noite, quando estava indo dormir, recebi um e-mail do Disqus com uma notificação qualquer e na hora pensei: “será que não tem um app deles?”.

    Não cheguei a procurar na hora, mas imaginei que deveria existir e seria algo como um fórum. E agora vejo esse post D:

    Mas é aquela história, apps estão na moda e tem gente que faz apps de coisas/serviços que ninguém usa ou que não precisariam de apps. Tipo “nossa, o MdU não tem um app??”.