Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

Extensão DirectLinks remove redirecionamentos de links do Google e Facebook

Uma das poucas chateações que tenho com o buscador do Google é a impossibilidade de copiar links “puros” dos resultados. O Google usa um JavaScript de redirecionamento, então é ele, e não o link de fato, que acaba copiado para a área de transferência. Se não entendeu nada, veja este vídeo. O Facebook também faz isso.

Além de dificultar a cópia do link, as duas empresas usam esse “pedágio” para registrar todos os nossos cliques, ou seja, é mais um artifício para conhecerem e assimilarem nossos hábitos de navegação.

A extensão DirectLinks remove esse JavaScript. A original é para Safari, mas fizeram uma versão para Chrome que funciona tão bem quanto.

Só que há um porém: ela surte efeito apenas no google.com; no google.com.br, não. Felizmente o código-fonte está disponível no GitHub, então não deve ser muito difícil alterar esse detalhe. Alguém se habilita?

Atualização (8/9, 10h30): O leitor Vinicius Kunst indicou a extensão GSanitizer, que faz a mesma coisa e funciona nas versões localizadas do Google, como google.com.br. Baixe-a aqui.

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Via Daring Fireball.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários

  1. Sendo bem sincero: qual o motivo de usar isso?

    Na minha lógica: Google e Facebook sabendo melhor nossos hábitos de navegação = anúncios mais acertivos.

    Mas óbvio, eu trabalho diariamente com compra de midia digital (principalmente Facebook), então vou puxar sardinha pra esse lado. xD

    1. Eu me sinto desconfortável em compartilhar coisas tão íntimas como o meu histórico de navegação com qualquer empresa que seja, por mais seguras que sejam ou prometam anonimato (uma falácia, mas enfim).

      Edit: compra mídia aqui no Manual!!

      1. Ahahahahah

        Com empresas serias (Google, Facebook, Twitter, Yahoo) eu não tenho essa neura. Pois realmente é “anônimo”.

        Mas sobre as pequenas redes de display já ouvi histórias que mostram que nao há tantos mecanismos de segurança assim…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!