Nesta segunda (17) começa o Big Brother Brasil 22, reality show da Globo que, nos últimos anos, tem dominado as redes sociais no período em que é exibido. Ótimo para quem curte, nem tanto se não é o seu tipo de entretenimento. A boa notícia é que, pelo menos no Twitter, é possível silenciar palavras e, assim, escapar da avalanche de posts sobre o BBB.
A dica vale para qualquer assunto, aliás. Se os posts matinais com resultados do Termo ou do Wordle têm te incomodado, por exemplo, é possível silenciá-los também. Não aguenta mais ler posts da celebridade do momento? É só silenciar seu nome.
Vejamos como fazer isso. O passo a passo abaixo foi feito com base no Twitter web, mas também funciona nos aplicativos oficiais para Android e iOS.
Logado(a), clique/toque no menu Mais
, depois em Configurações e privacidade
e, na tela seguinte, em Privacidade e segurança
. Na próxima tela, clique/toque em Silenciar e bloquear
e, por fim, em Palavras silenciadas
. Ou clique aqui. (Para que facilitar se dá para complicar, né?) Agora, clique/toque no botão de mais (+
), no canto superior direito da tela.
Um formulário (imagem abaixo) aparecerá, com um campo para incluir a palavra ou hashtag (uma palavra silencia sua hashtag também) e várias opções na sequência. É possível, por exemplo, silenciar menções ao termo apenas de pessoas que você não segue (de RTs e respostas, no caso) e por um tempo pré-definido (a configuração padrão é eternamente, ou até você reverter o silenciamento).

Dá para acrescentar quantas palavras e hashtags quiser, o que é uma boa — “BBB”, “Big Brother”, nomes dos participantes e por aí vai, por exemplo. Também é possível silenciar frases e nomes de usuários, embora exista um recurso específico para silenciar usuários. O Twitter lembra, porém, que “só é possível silenciar palavras e hashtags nas notificações e na timeline da Página Inicial”, embora esteja fazendo um esforço para ampliar o escopo do recurso.
Em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok, não há nada parecido com a opção de silenciar palavras e hashtags oferecida pelo Twitter. O jeito, nesses casos, é ocultar ou deixar de seguir o comentarista de BBB ou o entusiasta do Termo/Wordle.
Eu uso isso para silenciar os apoiadores de um certo político apreciador de leite condensado.
Apenas um adendo que o term.ooo na verdade é um link e o twitter ainda não bloqueia esse tipo de conteúdo (deveria). Então o jeitinho que dei foi silenciar a palavra “/6” (sem aspas) já que ambos o termo e o wordle usam. Fica a dica. =)
Ótimo adendo, Cab!
Eu acho que sou muito burro, mas o que é term.o e Wordle?
Já descobri.
Eu compilei uma lista com termos que vão ser usados nesse BBB, eles vão desatualizando com o tempo porque as pessoas vão ganhando apelidos etal, mas aí é só ir atualizando. Um colega criou um script em javascript pra automatizar essa tarefa. Estou linkando aqui o meu post no medium que tem as palavras:
https://rafaeljsouza.medium.com/como-fugir-do-bbb-no-twitter-c2e604efeaf5
e o código dele no github que tem a automatização: https://gist.github.com/souljacker/11c65248edcaa8eece39c1920737c146
Não dá pra filtrar vários tweets como a Helen Fernanda comentou ali, mas pra mim tá quase como se não tivesse acontecendo o BBB.
Há uns 5 anos eu caí nessa fake news de silenciar termos “BBB”, mas quem já tentou sabe que 95% dos tuítes sobre o programa não têm hashtag nem palavras-chave, é tipo “Fulana beijou cicrano e depois mentiu pra beltrana que não rolou nada”. A melhor solução é manter a timeline em “Mais Recentes” e parar de seguir todo mundo que assiste ao programa.
Hahahah, sim, é bem difícil! Mas é possível, principalmente quando o programa está mais próximo da final. Com menos participantes, é fácil pegar os nomes e apelidos deles e ir acrescentando à lista de palavras silenciadas.
O que eu fiz em 2020 e funcionou bem foi uma espécie de trabalho contínuo. Em vez de me sentar e cadastrar todas as palavras-chaves, fazia isso durante o uso do Twitter. Se encontrava um termo problemático, já cadastrava ele na hora. Não garante uma timeline 100% livre, mas reduziu um bocado a incidência de posts do BBB.
Sim, é horrível. Aí tem uma fulana no programa que chama “Gabriela”, mas você também tem uma amiga que se chama “Gabriela”, segue uma médica que se chama “Gabriela”, gosta de uma cantora que se chama “Gabriela”, aí o Twitter silencia todas elas. É horrível. Bem mais fácil parar de seguir quem comenta o programa. E o BBB do ano passado nunca deixou de ser assunto, nem voltei a seguir as pessoas depois do programa porque no Twitter o programa nunca acabou.
Fica a nossa torcida para que a Eslovênia chegue à final!
Eu bloqueei alguns termos que nem lembro mais porquê.
Lembro que no passado haviam extensões para fazer isso. Bem mais simples!
Thanks
Tem aplicativos de Twitter para Android que o fazem.