Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Divida gastos (com privacidade!) usando o Splid

Um celular com o aplicativo Splid (do iOS) exibindo despesas de uma viagem à Nova York.

Então você decidiu fazer uma viagem com amigos ou morar junto com a pessoa amada ou com uma galera — ou com a pessoa amada e uma galera. Vocês terão gastos conjuntos que terão que ser divididos. Anotar tudo no caderninho ou confiar na memória são ótimas maneiras de se estressar e perder as amizades ou o relacionamento — ou as amizades e o relacionamento. Existem ótimos aplicativos para evitar esse triste desfecho.

Quando precisei de um do tipo, ouvi muitas indicações do Splitwise. É o mais popular da categoria, tem versões para Android e iOS (importante!) e planos gratuito e pago (o gratuito já quebra o galho bem).

Parece ótimo, mas o Splitwise tem um detalhe oculto meio chato: seu modelo de privacidade. A política do aplicativo prevê que todos os dados inseridos ali, incluindo gastos, recibos, anotações, enfim, tudo, é coletado e pode ser compartilhado com terceiros para diversos fins, incluindo a segmentação de anúncios.

Diante desse cenário, foi atrás de alternativas. Encontrei o Splid (Android, iOS). É um aplicativo alemão, e não bastasse estar na Europa, sob uma legislação mais rígida que a norte-americana (onde o Splitwise está sediado), ele tem uma política de privacidade melhor e algumas outras vantagens nesse departamento, como a dispensa de ter que criar uma conta online.

O Splid funciona de modo similar ao Splitwise: crie um grupo, acrescente outras pessoas a ele usando códigos e lance os gastos ali. Outra opção é criar um grupo offline, aí uma pessoa fica responsável por registrar os gastos da galera.

No Splid, é possível dividir os gastos em partes iguais ou com pesos diferentes, em percentual ou cotas, e trabalhar com diversas moedas. A compra dentro do app (~R$ 16,90, uma vez só/sem assinatura) libera a visualização do gráfico por categorias e a exportação de relatórios em formato compatível com o Excel.

Não cheguei a testar o Splitwise, então não sei se nele é assim também: no Splid, confiança é fundamental, já que todos os membros de um grupo podem editar todos os lançamentos, até aqueles feitos por outros membros.

Uma desvantagem do Splid é que ele não está disponível em português, apenas em inglês ou alemão. Como o escopo do aplicativo é limitado, isso talvez não seja tanto uma barreira para quem não domina um desses dois idiomas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

6 comentários

  1. Construí e fui aprimorando durante muito tempo uma planilha que usava com minha ex-companheira. Para que fosse realizada a partilha proporcional já que os salários não eram iguais. Ainda permitia um controle sobre gastos particulares (não comuns ao casal). Se tivesse um app que fizesse isso na época teria ajudado bastante.

    1. Cogitamos o uso de planilhas também, mas o Splid é bem conveniente e contempla esse cenário de partes desiguais na divisão. Mantenho meu controle pessoal/individual em outro aplicativo.

  2. Puts, tentamos isso uma vez e achamos muita dor de cabeça.
    Um grupo no whats e matemática básica resolvem muito melhor pra gente.
    Mas nosso grupo é amigo e todo mundo tem bom senso. Talvez isso seja requisito.

    1. Curioso, André. Na minha experiência (e de outros leitores neste mesmo espaço para comentários), o aplicativo se saiu melhor por automatizar essa parte da matemática básica, que nem todos dominam e às vezes não é intuitiva.

      Parece-me que aplicativo (Splid, Splitwise) e grupo no WhatsApp dão o mesmo trabalho-base, de lançar os gastos, mas no grupo no WhatsApp existe etapas extras que os aplicativos específicos para esse fim se encarregam de fazer sozinhos.

  3. Que pena, pois o Splitwise é muito bom. Já tive problema para convencer amigos a ir pra lá, vou ter que engolir a falta de privacidade mesmo.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário