A nova curtida GIGANTE do Facebook Messenger

Isto só pode ser zuera.
Foto: Rodrigo Ghedin.

A última atualização do Facebook Messenger para iPhone e Android trouxe a gravação de vídeos de até 15 segundos segurando um botão, um recurso parecido com os existentes no Snapchat, Vine e Instagram. É algo que se esperaria do vindouro Slingshot, o (segundo) concorrente ao Snapchat que está em produção por lá, mas apesar da implementação e dessa conexão nos bastidores, ele nem é a coisa mais interessante aqui.

Nas notas da versão 6.0, o segundo tópico chama mais a atenção:

Grandes curtidas: Mantenha pressionado para enviar um polegar ainda maior quando você curtir demais alguma coisa.

Essa novidade se refere àquele botão de polegar no canto inferior direito da tela que você só aperta sem querer e, toda vez, acaba mandando um curtir totalmente aleatório e fora de contexto no meio da conversa. Agora, dá para mandar curtidas gigantes, medianas ou apenas uma curtidinha.

Sou totalmente a favor dessas experimentações com interface de apps, mas isso só pode ser de zuera:

E ainda dizem que o Facebook parou de inovar. Pfff…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comentários

  1. Se preocupar com otimização de interface e performance do aplicativo? Melhorar a API responsável pelo funcionamento do serviço de forma a aumentar a confiabilidade e rapidez do serviço ou de abrir portas para que desenvolvedores possam criam seus próprios aplicativos que sirvam de cliente mensageiros para o Facebook?
    Que nada! O negócio é empurrar um app lerdo que está em desacordo com diretrizes de interface dos sistemas e tornar a API tão restritiva que os desenvolvedores não serão capazes de desenvolvedor algo melhor que é o câncer que são esses aplicativos do Zuck, entupindo de efeitos e recursos desnecessários que só serão usados uma vez na vida com sucessão do comentário “Ai que legal!” por parte dos usuários e posteriormente serão deixados de lado pelos mesmo.
    Inteligente, não?

  2. Pode ser um pouco de pretensão minha, mas será que a ideia de segurar o botão curtir para fazer um maior não é só para mostrar que se a pessoa segurar algum botão ela vai ter uma ação diferente? Pode ser só um experimento mesmo, vai saber :)

    1. Faz sentido, Dennis, mas a outra ação do gênero, a dos vídeos, dá outros indicativos de que segurar o botão faz alguma coisa: fica uma bolinha azul no ícone da câmera e, quando o usuário toca nela pela primeira vez, uma mensagem explicando o funcionamento é exibida.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário