Como converter playlists entre Rdio, Spotify, Deezer e outros


27/6/14 às 9h54

Rdio, Spotify, Grooveshark ou Deezer? Não são poucas os meios de ouvir música hoje. A facilidade em migrar de um serviço para outro, porém, esbarra na dedicação empregada para organizar músicas e criar playlists — o Alexandre citou esse problema em um podcast recente. Mas existe uma saída. Na verdade, duas.

Dia desses uma amiga mandou uma playlist com músicas que achava que eu talvez curtisse. No Spotify. Até tenho conta lá, mas no dia a dia uso o Rdio. O Daniel já havia dado uma dica boa para converter playlists do Deezer para o Rdio e vice-versa, o Soundiiz. Dei uma olhada e, embora ele contemple também o Spotify (e outros tantos, como YouTube, Last.fm, Grooveshark e até arquivos M3U e YouTube), não sei se por limitação ou algum problema temporário, o mecanismo do Spotify não estava funcionando.

Com um pouco mais de pesquisa cheguei ao re/spin. Esse tem como fim apenas o Rdio. Dá para levar a esse serviço playlists do Spotify, Last.fm e geradas pelo iTunes; basta inserir a URL ou o arquivo no local indicado e esperar a conversão. Uma animação indica o progresso e mostra, em tempo real, quais músicas o Rdio não tem e que, portanto, ficarão de fora da playlist. Ao final, ele salva a playlist na sua conta e dá um link para começar a ouvi-la.

O processo de conversão do re/spin indica músicas indisponíveis.
Imagem: re/spin.

As playlists são um dos pontos altos do Spotify, logo ter essa curadoria à disposição em outros serviços é uma boa para quem, por qualquer razão, prefere os alternativos.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Já tinha usado ele por indicação sua Ghedin, aqui nos comentários. Agora já concluí a migração do Rdio para o Spotify (esperei eles lançarem o suporte para o Chromecast pra migrar), e estou triste com a iminente morte do Rdio :/

  2. Já tinha usado ele por indicação sua Ghedin, aqui nos comentários. Agora já concluí a migração do Rdio para o Spotify (esperei eles lançarem o suporte para o Chromecast pra migrar), e estou triste com a iminente morte do Rdio :/

  3. Meu único problema é que só uso duas playlists (sou acostumado a ouvir álbuns) e tenho mais de 7 mil músicas na biblioteca, isso me impede de usar qualquer outro serviço que não seja o Rdio da mesma força sem algumas horas perdidas.

    Não conhecia o Soundiiz, mas o achei bem completo. Ótimas dicas :)