Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

Estes caracteres travam o Skype de maneira irreversível (por ora)

Não é só o iOS que sofre com trechos de caracteres fatais. Um bem simples que afeta o Skype para Windows (clássico), Android e iOS foi descoberto. O pior é que suas consequências são nefastas.

O código da morte é “http://:” (sem aspas). O VentureBeat testou ele em alguns cenários e, no Windows, Android e iOS, o recebimento derruba o app. Mesmo o envio da mensagem a partir do Windows trava o app. Até o momento, ele é irreversível — toda vez que o usuário tenta abrir o Skype, ele trava novamente. Os apps para OS X e o moderno do Windows não são afetados.

A Microsoft avisou estar ciente do problema e trabalhando numa solução. Por ora, a única saída é pedir ao remetente do código da morte para que exclua a mensagem e, depois disso, instalar uma versão antiga (6.x), no caso do Windows. Isso não funciona no Android e iOS porque as respectivas lojas só oferecem a última versão do app para download.

Atualização (14h): Essa foi rápida. A Microsoft liberou novas versões do Skype que corrigem o problema. Mas é uma gambiarra temporária, pelo que apurou o Microsoft-News (apesar do nome, sem qualquer ligação oficial com a Microsoft). A nova versão apenas filtra e exclui automaticamente a mensagem “http://:”

Agradecimentos ao Raul Sousa e Lucas, por avisarem da atualização!

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Skype é algo que não uso à tempos. Para chamadas de voz uso o TeamSpeak/Hangouts e video Facetime/Hangouts

    1. Tenho usado o Whatsapp mesmo, mais para audio “push to talk” mesmo ou texto. Skype sei que amigos e clientes que são mais velhos ou estão acostumados, acabam adotando como padrão.

    2. Tenho usado o Whatsapp mesmo, mais para audio “push to talk” mesmo ou texto. Skype sei que amigos e clientes que são mais velhos ou estão acostumados, acabam adotando como padrão.

  2. Skype é algo que não uso à tempos. Para chamadas de voz uso o TeamSpeak/Hangouts e video Facetime/Hangouts

  3. No Android, a pessoa pode ir no APK Mirror (www.apkmirror.com), e puxar uma versão anterior do Skype. No equipamento com Android, a pessoa coloca no “Aplicativos” a permissão para “fontes desconhecidas”, desinstala o skype do celular e reinstala a versão anterior.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!