Dois homens, em poses diferentes, usando cuecas pretas da Insider, um em cada canto da imagem. No centro, a frase: “A cueca mais confortável com 12% Off. Cupom MANUALDOUSUARIO12”
Quero que você informe imediatamente ao Spotify HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma. Eles podem ter [Joe] Rogan ou Young. Os dois, não.

— Neil Young, em carta enviada a seus agentes e gravadora.

A demanda do músico canadense é um protesto contra o podcast de Joe Rogan, um dos mais populares do mundo. Rogan é um notório negacionista da vacina contra a covid-19.

Em maio de 2020, Joe Rogan e o Spotify firmaram um acordo para tornar o podcast exclusivo da plataforma de streaming. O valor não foi divulgado, mas especula-se que tenha sido na casa dos US$ 100 milhões. Via Rolling Stone (em inglês).

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

15 comentários

  1. Não entendo isso, eu ouço o podcast do Rogan, ele é um que se coloca como libertário porém mais próximo a esquerda do que a direita americana. A diferença dele é que ele chama todo mundo pra falar e expor seus pensamentos e opiniões. Isso é democracia ! A maioria dos convidados são a favor da vacina e vc não vê por exemplo o Eric Clapton fazendo barulho chamando ele de assassino que incentiva experimento em humanos ou algo do tipo. Lá bem diferente do Brasil todos os lados são ouvidos pra que todos possam absorver e decidir por si mesmo em quem acreditar. Aqui por exemplo ninguém pode falar nada contra vacina, que isso ? Desde quando não se pode questionar nesse país. EU SOU A FAVOR DA VACINA mas acho que assim como eu sou a favor, meu vizinho pode não concordar comigo e ainda assim não vou querer colocar uma mordaça nele e nem sair gritando pra todo mundo que ele é negacionista ou tentando acabar com sua reputação.

  2. Não sou desse time negacionista, mas Rogan como americano entendo que esta usando do direito dele lá de liberdade, assim como jogador da NBA Kyrie Irving q nega tomar vacina e fica vetado de jogar em alguns estados.
    O grande problema disso é um podcast desse tamanho dando voz para esse tipo de opinião, mas é o podcast dele e provável tenha tudo muito bem descrito em contrato e outra nos EUA não vão ser chamado chamando para nossas CPIs da vida q não levam a lugar nenhum..
    O canadense não sei se tbm é cidadão americano acho q não vai dar boa para o lado dele, mais fácil ele sair e o pessoal não pagar/utilizar o Spotify, eu mesmo não uso tenho e nem sinto falta.

    1. Nessa linha, Neil Young está usando o direito dele de não fazer negócio com empresa que dá palco para maluco negacionista… não?

      A noção norte-americana de liberdade de expressão é bem esquisita, e também incompreendida. Ela foi criada para impedir que o Estado cerceasse o direito do cidadão se expressar; não tem nada a ver com contratos e trocas privadas, que é o caso em se tratando de empresas.

      Independentemente do que se considera liberdade de expressão, acho que há uma linha que demarca quando a discussão perde o sentido, que é colocar a vida de outras pessoas em risco. Discurso negacionista mata, de verdade. Se até Mark Zuckerberg voltou atrás (está bem documentado no livro que comentei esses dias)…

      1. Sim tem toda razão o Neil Young não tem q dividir palco com um maluco desses e que ele contra o Rogan e Spotify o mais correto foi se afastar, pq Spotify e Rogan acho difícil mudarem algo.
        E sobre liberdade de expressão americana realmente é bem esquisita.

  3. É por isso que eu não assino o Spotify e deixei de ouvir todos os podcasts que viraram exclusivos deles.

  4. Vamos ver quanto tempo ele vai demorar pra cair na realidade e pedir pra voltar.
    Tomara que noticiem aqui.

    1. Vamos ver quanto tempo a galera que age como negacionista cai na realidade e comecem a entender o porquê de certos atos.

      Porque um não entendeu e aconteceu algo ontem que talvez finalmente o fez entender.

    1. triste isso cara, o negacionismo é a ameaça ao vida e saúde, o negacionismo deveria ser crime pois causa dano ao si mesmo e aos outros.

    2. Acho que não faz muito sentido o você que disse. Faz mais sentido deixar de ouvir o spotify e não o Neil Young.

      1. Exato. O tontu jogou a real.

        E hoje não tem SÓ spotify. YouTube, Tidal e Deezer são alguns exemplos.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário