Google libera chaves-senha (passkeys) para Conta Google.

O Google virou a chave e habilitou as passkeys, ou chaves-senha, para a Conta Google. A ideia desse novo padrão é substituir senhas e o segundo fator de autenticação por um dispositivo: o próprio celular torna-se uma chave física, protegida por biometria ou código de desbloqueio.

A iniciativa é apoiada por todas as gigantes da tecnologia — a Apple implementou suporte às chaves-senha no iOS 16, Chrome e Android já suportam… A promessa é de mais conveniência e maior segurança.

O desafio, porém, é comunicar isso e explicar os cenários improváveis, mas críticos, como o que acontece em caso de perda ou roubo do celular. Até mesmo em publicações especializadas, como o The Verge, muitos leitores/comentaristas manifestam dúvidas e confusão com o padrão.

Caso queira ativar a chave-senha em sua Conta Google, basta entrar nesta página e seguir as orientações. Via Blog de segurança do Google (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

10 comentários

  1. Não sei como exatamente funciona, mas não seria possível gerar uma cópia dessa chave para nuvem ou outro despositivo?

  2. Sei não se perder o celular vai dar incomodo, prefiro usar um gerenciador de senhas, uso o Enpass deixo instalado no celular e no notebook pra emergência.

  3. “explicar os cenários improváveis, mas críticos, como o que acontece em caso de perda ou roubo do celular.”

    ou seja, uma feature que não se aplica ao brasil

      1. Não só roubar e perder, mas por exemplo dar defeito. Esses dias a tela do meu celular não ligava mais, deu um trabalhão para resolver.

  4. Tenho mais de uma conta no mesmo equipamento.
    Consigo habilitar apenas para uma das contas?

      1. No Android é possível ter diversas contas Google no mesmo dispositivo.

        Um caso de uso seria ter contas configuradas em países diferentes para ter acesso a apps disponíveis somente em certos países. No menu do google play você consegue alternar entre as contas para obter os apps.

        1. Intrigante. Faz tempo que não uso Android. No iOS, você até pode alternar entre contas na App Store, mas o seu celular fica vinculado a uma Conta Apple apenas. Imaginava que fosse assim no Android também.

          1. No android, você até atrela o telefone a uma conta Google, mas acho que até serve pra te reconhecer como dono legítimo do aparelho.

            Isso não dá nenhum acesso a serviços, como emails, redes sociais.

            Considerando a quantidade de aparelhos surrupiados por aqui, acho que a autenticação em 2 etapas ainda tem vida longa.