Mitigar o risco de extinção causado pela IA deve ser uma prioridade global ao lado de outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear.

+350 executivos, pesquisadores e engenheiros envolvidos com inteligência artificial.

A carta aberta acima (inteiro teor) foi publicada pelo Centro de Segurança da IA. A brevidade é intencional, tem por objetivo reunir no mesmo coro vozes preocupadas que talvez discordem em detalhes, mas encaram a emergência da IA como uma ameaça.

Há nomes de peso ali, como os de Sam Altman (CEO da OpenAI), Demis Hassabis (CEO do Google DeepMind) e Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio, pioneiros em redes neurais e tidos como “pais” da IA moderna. Via New York Times (em inglês).

Newsletter

O Manual no seu e-mail. Três edições por semana — terça, sexta e sábado. Grátis. Cancele quando quiser.

Deixe um comentário

É possível formatar o texto do comentário com HTML ou Markdown. Seu e-mail não será exposto. Antes de comentar, leia isto.

2 comentários

  1. Como assim por exemplo? Os caras que criaram a I.A. tem medo dela?
    A declaração não diz nada relevante, alias não diz nada. O que esse povo quer? Eles precisam dar mais informações para que as pessoas possam se posicionar.

  2. Ei, Ghedin, no texto publicado no Núcleo (nucleo.jor.br) assinado por você sobre a carta, no lugar de “pela IA” está “da IA”.
    Como há uma mudança grande no sentido da frase acho que vale receber uma editada lá.

    Abraço