Foto do Caio Corraini.

Como o editor de podcasts Caio Corraini trabalha


14/6/19 às 9h52

Nota do editor: Nesta seção, a cada 15 dias entrevisto profissionais de diferentes áreas a respeito de produtividade e da relação deles com a tecnologia. Veja os anteriores.


  • Nome: Caio Corraini
  • Cidade onde mora: São Paulo-SP
  • Emprego atual: Fundador da Maremoto.
  • Computador: Microsoft Surface Pro 4.
  • Celular: Samsung Galaxy S9.
  • Gadget favorito: Nintendo Switch.

As principais notícias de tecnologia e indicações de leituras no seu e-mail. Assine a newsletter (é grátis!):


Como você chegou onde está?

Desde que conheci os podcasts, sabia que iria trabalhar com eles. Venho gravando e editando desde 2009 e agora tenho a oportunidade de ser editor de alguns dos maiores podcasts do país.

Como é um dia típico de trabalho seu?

Acordo tarde, já que durmo geralmente tarde.

Tomo um café e vou de bike até o escritório.

De lá vou pra academia, faço meu treino, tomo um banho e daí retorno para o escritório, onde começo a trabalhar — respondendo pedidos de orçamento, organizando a entrega dos episódios nas mãos dos meus colaboradores ou editando os projetos que são de minha responsabilidade.

Repito isso até tarde da noite, pego a bike e volto pra casa, onde tomo uma ducha e tento jogar um pouco de videogame, se tiver tempo o suficiente pra isso.

Alguma história curiosa ou engraçada que já aconteceu enquanto trabalhava?

Sinceramente, não muitas. Até pouco tempo atrás, trabalhava de casa, então o máximo era falar sozinho ou brigar comigo mesmo por ter esquecido de me alimentar, haha.

Você dá muita atenção à produtividade? Se sim, de que maneiras práticas isso se traduz em sua rotina?

Eu não vivo sem o Todoist. Antes das listas, minha vida era um inferno. Nunca sabia qual cliente deveria ser entregue no dia, atrasava os projetos e acabava tendo de virar madrugadas trabalhando.

Hoje em dia sincronizo bem meu workflow com o Todoist, Evernote, Excel, Dropbox, calendário do Google etc.

Qual o seu lifehack (atalho/dica/facilitador) favorito?

Minha vida melhorou muito desde que adquiri um teclado específico para edição, um modelo T11 de uma empresa chinesa chamada Delux. Acredito que adquirir hardware que facilite algumas de nossas atividades no dia-a-dia seja algo que recomendo a todos.

Foto de divulgação do Delux T11.
Foto: Delux/Divulgação.

Você consegue se desconectar de vez em quando?

Sempre que ligo algum video game consigo esquecer completamente do trabalho. Como é meu hobby favorito, acaba sendo minha válvula de escape, porque agora que tenho minha própria empresa, minha cabeça está focada nela 24h/7, o que não é nada saudável.

Quais aplicativos não saem da tela inicial do seu celular?

  • Pocket Casts, para ouvir podcasts.
  • Spotify.
  • Telegram X, meu comunicador de preferência.
  • Twitter, a rede social que importa.
  • YNAB, para organizar minhas finanças.

Você tem algum projeto paralelo? Se sim, fale um pouco sobre ele.

Também sou host do podcast Além do Óbvio, onde entrevisto pessoas que utilizam o Padrim para viabilizar seus projetos.

O que você está lendo no momento?

Atualmente estou lendo o Return of the lazy dungeon master, porque estou mestrando RPG para alguns amigos e sou bem ruim fazendo isso. Então preciso ler mais sobre para conseguir desempenhar um papel melhor.

Pratica atividade física (qual?) e/ou tem algum cuidado especial com a saúde?

Sim, vou para a academia quase todos os dias para empurrar e puxar uns pesos, de modo que o corpo demore mais para apodrecer, haha.

Que conselhos você daria a alguém interessado em seguir carreira na tua área?

É uma atividade que se aprende justamente fazendo, então os tutoriais de YouTube, cursos etc. vão te ajudar só até certo ponto. Todo o resto se consegue batendo com a cabeça contra o teclado até o resultado sair. E ele sai, é só ter paciência.

Caio Corraini está no Twitter e Instagram. É editor de podcasts e fundador da Maremoto, uma empresa especializada na produção e edição de podcasts.

Foto do topo: Arquivo pessoal.

Colabore
Assine o Manual

Privacidade online é possível e este blog prova: aqui, você não é monitorado. A cobertura de tecnologia mais crítica do Brasil precisa do seu apoio.

Assine
a partir de R$ 9/mês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 comentários

  1. Achei desinteressante, aquém das entrevistas com o Nigel e a Taciana. Espero que a da próxima quinzena seja melhor! Abraço.

  2. Sei que Caio já está acostumado a ouvir muito isso, mas como ninguém se manifestou de tal maneira, cabe a mim não deixar a tradição morrer. Então lá vai: QUE HOMEM…

  3. Tenho maior vontade de conhecer mais sobre os editores de podcast, sei produzir, mixar e masterizar, o que mais de skills eu iria precisar, como “arranjar” clientes, se tem empresas que contratam editores de audio, essas dúvidas bem iniciais

  4. Acompanho o trabalho do Caio a um tempo. Gosto do seu “humor ácido” quando o assunto é trabalho e produtividade. Agora está dando um novo passo em sua carreira com a Maremoto, fico feliz e torço para que as coisas deem certo para esse cara.