Fundo azul, com uma chamada para um PlayStation 5 no centro. À esquerda, a frase “Ofertas de verdade, lojas seguras e os melhores preços da internet.” À direita, “Baixe o app do Promobit”.

Lumia Black e Update 3: o que muda no Windows Phone 8

No começo da semana recebi a atualização Black no meu Lumia 920. Trata-se de uma atualização do Windows Phone 8 exclusiva para smartphones da Nokia. O que mudou no sistema?

A atualização Black é, como a anterior (Amber), a versão temperada que a Nokia disponibiliza para a linha Lumia de uma atualização oficial da Microsoft — neste caso, do Update 3.

Essa política, possível graças à parceria privilegiada entre as duas empresas antes mesmo da aquisição da Nokia pela Microsoft, dá aos Lumias algumas vantagens exclusivas de que os Windows Phones de outras fabricantes, cada vez mais raros, carecem. Nada que abale o universo, mas são mimos legais, recursos curiosos e alguns até bem úteis.

As principais novidades do Windows Phone 8 Update 3

A terceira atualização menor do Windows Phone 8 traz algumas mudanças de bastidores que não afetam aparelhos já lançados. O suporte ao SoC Snapdragon 800 e à resolução Full HD, com direito a uma terceira coluna de blocos na tela inicial, são aproveitados pelo Lumia 1520 e outros que virão.

Para Lumias já disponíveis, talvez a única mudança em hardware seja a habilitação do Bluetooth 4.0 LE em toda a linha. Do Lumia 520 ao 925, todos possuem essa versão da tecnologia embutida; só faltava o software para interpretá-la e colocá-la em funcionamento. Agora não falta mais.

O mais curioso é que o Bluetooth Low Energy, incorporado oficialmente à especificação 4.0 do Bluetooth, foi proposto pela Nokia em 2006 com o nome Wibree. Trata-se de uma variante de baixo consumo para atividades menos intensivas, como sincronia com pulseiras de malhação do tipo Fitbit, Jawbone Up e Nike Fuelband, relógios inteligentes e outras.

[insert]Rotação da tela, fechamento forçado de apps e memória interna gasta.[/insert]

No software, Windows Phone 8 fica mais esperto com o Update 3. Ações básicas, como o travamento da orientação da tela e uma forma simples de forçar o fechamento de apps, são contempladas na atualização. Outras ainda mais, como a ativação do smartphone via Wi-Fi, independentemente do uso de um SIM card de operadora, também chegam com essa versão.

Entre as novidades mais elaboradas, a atribuição de toques personalizados para o recebimento de mensagens via SMS, o compartilhamento facilitado da conexão móvel com computadores rodando Windows 8.1 via Bluetooth e uma visão geral do espaço gasto da memória interna do aparelho, com divisão por categorias e tudo mais.

Por fim, o Modo carro, que entra em ação automaticamente quando o smartphone parea com um dispositivo Bluetooth e muda algumas configurações visando dar maior segurança ao volante. Coisas do tipo ignorar chamadas e/ou respondê-las com uma mensagem SMS padrão, por exemplo.

Como dito, é uma atualização pequena (veja um resumo das novidades aqui), a terceira e provavelmente última do Windows Phone 8. Isso porque a próxima, prevista para ser anunciada na BUILD 2014, no começo de abril, deverá ser uma das grandes — Windows Phone 8.1? 8.5? 9? Provavelmente uma dessas. E tal qual toda atualização grande, deverá trazer mais novidades que esses recentes Updates.

O que a atualização Black traz de novo?

A camada extra de recursos da Nokia batizada de Black traz algumas poucas novidades (uma só, na realidade) e habilita o smartphone a novos apps exclusivos disponíveis na Loja de Apps.

O Glance, que exibe o relógio na tela quando essa se encontra bloqueada, ganhou aprimoramentos. É a única parte nativa do sistema afetada pela Black. Agora, além da hora são mostrados notificações pendentes, e no modo noturno dá para escolher três cores além do branco: azul, verde ou vermelho.

[insert]

Nokia Glance 2.0 em ação.
Foto: Rodrigo Ghedin
[/insert]

Os apps que exigem essa atualização para funcionarem são os seguintes:

  • Nokia Camera: o poderoso app de fotos padrão do Lumia 1020 chega ao restante da linha. Ele condensa três modos de disparo (foto, vídeo e sequência inteligente) em uma interface bem resolvida e muito divertida de mexer. A captura de fotos RAW é exclusiva dos Lumias 1020 e 1520.
  • Nokia Storyteller: aproveitando-se dos meta dados das fotos, a Nokia criou essa maneira alternativa de visualizá-las no smartphone. Dá para ver em um mapa onde as fotos foram feitas e agrupá-las de acordo com outros critérios, como datas.
  • Nokia Beamer: um sistema de compartilhamento da tela bem interessante que usa navegadores web compatíveis com HTML5 para exibir o que o usuário está vendo. Pode ser via link ou usando um QR Code. Funciona legal, deve ser útil para exibir apresentações sem a ajuda de um projetor, mas ainda acho o Photo Beamer, que usa a mesma tecnologia para mostrar fotos armazenadas no smartphone, mais aplicável no dia a dia.

[insert]

Nokia Beamer: a tela do Windows Phone vai para a TV.
Foto: Rodrigo Ghedin.
[/insert]

Como faço para receber a atualização Black?

A Nokia mantém uma página com os status de todos os aparelhos, segmentada por país e operadora. Verifique nela se o seu já foi liberado.

O melhor, pois, é esperar. A liberação é gradual e depende da aprovação das operadoras — aparelhos desvinculados, como é o caso do meu, costumam receber atualizações antes. Você pode verificar manualmente indo em Configurações, depois em Atualização do telefone também. Comigo ela apareceu após fazer isso. Existem métodos para forçar a atualização; não os recomendo. São complicados, exigem perícia e podem dar problema.

As atualizações do Windows Phone 8 foram todas tímidas, mas no geral supriram lacunas importantes do sistema. Elas poderiam sair com mais velocidade, ou trazerem novidades maiores, mas de qualquer forma é melhor que o abandono completo.

A Microsoft ainda tem muito a fazer para colocar o Windows Phone em pé de igualdade com Android e iOS. O Update 3/Black ajuda nessa direção, mas deixa muita coisa para a próxima grande atualização. O jeito é esperá-la.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

21 comentários

  1. Prezados bom dia,
    Eu gotaria que a Macrodoft dispunibiliza-se as suas actualizações principal para os que usam Telemóvel (Nokia Lumia) têm tido muitos problemas na actualização Gostaria que fosse como IPHONE que tem facilidade as suas actualização.

    Abs;

  2. Boa tarde, não consigo mais mudar os temas do meu lumia 520, e nem colocar foto de plano de fundo, conforme já liberado no windows 8.1, quero que me ajudem a resolver este problema. Por favor me ajude

  3. Depois que fiz essa atualização não consigo mais baixar o volume das musicas nem dos vídeos. Sabe o que fazer ?

  4. Olá, não consigo mais mudar os temas do meu lumia 520, e nem colocar foto de plano de fundo, conforme já liberado no windows 8.1, quero que me ajudem a resolver este problema.
    Grata.

  5. Me ajudem! Atualizei meu Lumia 520 para a versão Black (com certeza, confirmei nas informações do aparelho), só que o menu de configurações não mudou, não exibe a função “toque”, para habilitar o duplo toque na tela para desbloquear. Já vi em vídeos por aí essa opção em Lumias 520. O que faço para essa opção estar disponível? Obrigado.

  6. eu tenho um lumia 625, entao para atualizar para o windows phone 8.1 tenho primeiro que atualizar para o lumia black ?

    1. Não precisa,apenas va para as configurações do telefone,depois para atualização do telefone e baixe as atualizações de pois disso é so esperar para atualizar.(fiz isso no meu lumia 625 e deu certo, espero que te ajude

  7. Por favor me ajude aqui..
    Eu atualizei meu nokia 820 dai apareceu Nokia amber em extra+info. Daí fui atualizar de novo e puuff ficou NOKIA BLACK? o q aconteceu? Eu só qria a mais nova versão. Q tem como colocar mais menu na tela e tmbm foto no menu de fundo.. ME AJUDEM, O Q EU FAÇO?

  8. tenho um lumia 520, vcs nao sabem se vai chegar uma atualizacao que venha com barra de notificacoes???faz falta

  9. Tenho o Nokia Lumia 520, e mais três amigos com o mesmo aparelho e operadora, e só o meu, não foi atualizado no black.
    Ja fui umas 500 vezes em configurações para atualizar e nada, o que preciso fazer? Obrigada!

    1. entra no sait app studio cadastra seu aparelho logando com sua conta da microsoft, depois baixa um app na windows store chamado preview for developers, depois abre ele aceita os termos marca a caixinha autorizando ele para baixar atualizaçao, esse app serve para voce atualizar aparelhos como seu que som vinculado com a operadora, depois vai configuraçao atualizaçao de software, esse app vai fazer as atualizaçao aparecer sem concedimento das operadoras, ele vai baixar a atulizaçao mas recente ate sair a verçao final, ou seja voce pode baixar sua atualizaçao ate sua operadora resolver mandar a verçao final que vem com correçoes de erros.

  10. O meu atualizei hoje e não teve grande mudança. Não tem a barra de notificações que prometeram para TODOS os lumias, não muda a cor do relógio, a câmera atualizou, porém o Lumia 520 não conta com flash…espero que a próxima atualização seja melhor, ainda não vou trocar de aparelho e as atualizações ajudariam a não ter que comprar outro com melhores recursos.

    1. Rozsana, a barra de notificações deve vir com o Windows Phone 8.1, anunciado agora pouco, mas ainda sem previsão de lançamento — dizem que deve sair entre abril e julho, mas é só especulação.

      O Lumia 520 tem algumas limitações de hardware que acabaram diminuindo a importância dessa atualização. O Glance, que é aquele relógio que fica na tela com ela desligada, salvo engano não está disponível para ele, logo as novas cores e ícones de notificação não tiveram impacto nesse modelo.

    2. para seu relogio mudar de cor vc tem que ativar modo noturno e definir um horario, e barra de notficaçao so vai vim para wp 8.1

  11. Pera aí, quer dizer que até o Windows Phone tem o mesmo problema de atualização do Android? Tem que ficar aguardando se vai ou não vai ser lançado para o aparelho?

    Palhaçada…

  12. Me parece um estratégia contraprudecente privilegiar a Nokia dessa forma. Se já estava difícil atrair fabricantes para o sistema, agora então, como fica? Por que algum fabricante investiria na plataforma se já sabe que receberá um sistema pior em relação ao concorrente? Para ganhar maior tração é imperativo que mais e mais fabricantes lancem aparelhos com o Windows Phone, com designs diferentes e ênfases em outras características, tais como resistencia à água, como foi o Defy da Motorola, por exemplo. Ok que a Nokia é uma marca conceituadíssima, mas não deixa de ser uma outra limitação da plataforma (além das dificuldades já inerentes ao próprio sistema), afinal nem todo mundo gosta da Nokia ou do padrão de design adotado pela marca em todos os seus modelos atuais.

Compre dos parceiros do Manual:

Manual do Usuário