Anúncio Black Friday: Assine a NordVPN com 72% de desconto

Pare de usar a extensão Awesome Screenshot do Chrome

A Awesome Screenshot exige muita coisa.O administrador de sistemas Linux Miguel Jacq descobriu que a extensão Awesome Screenshot, do Chrome, tem se comportado estranhamente.

Lendo relatórios de acesso  dos seus servidores, Jacq notou que um crawler chamado niki-bot estava tentando acessar páginas de internas/administrativas do Drupal, um sistema de publicação web. São locais onde crawlers normais, como os do Google, não chegam e pelos quais nem se interessam, afinal tratam-se de páginas protegidas por senhas e que não fariam muito sucesso se listadas nos resultados de pesquisa.

Após uma pequena epopeia para rastrear o culpado, ele chegou à Awesome Screenshot, extensão do Chrome para tirar e editar screenshots de páginas web. Não se sabe por qual motivo, ela captura e transmite o histórico de navegação do usuário e, posteriormente, essas páginas são visitadas pelo niki-bot. Isso tudo é bem chato, né?

A recomendação de Jacq é desinstalar a Awesome Screenshot. Em seu blog, Matt Mullenweg sugere como substituta a Blipshot, desenvolvida por um funcionário da Automattic e livre de spywares, malwares e qualquer outra coisa que comprometa a sua privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 comentários

  1. Caras, sério, pq não usar o PrintScreen? O Mac tem um recurso bacana do CMD + Shift + 4 como disse o @adrianosbr:disqus mas…. quando eu usava o Windows no meu dia a dia, o printscreen + irfan view era tão melhor!!!! (alias sdds Irfan View q faz falta no mac)

    1. O PrintScreen só captura a parte visível da tela, se você quiser uma imagem de toda a página seria preciso tirar vários screenshots e juntar todos eles depois.

      1. Mandar imprimir a página como PDF não resolve? No Chrome, o “Salvar como PDF” é a impressora padrão, em outros navegadores deve ser fácil fazer isso também.

        1. Não exatamente, porque ao gerar o PDF usa-se o layout de impressão e o objetivo é capturar a página da maneira como foi vista no monitor.

  2. Poxa, a Awesome Screenshot era tão boa : Vou instalar esta Blipshot, tomara que seja tão boa quanto.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário