Anúncio Black Friday na Insider: descontos exclusivos na máscara antiviral

Como arquivar e-mails do Gmail no app Email do Windows?

Quem usa o Gmail se acostumou a arquivar mensagens: com esse comando elas somem da tela, mas continuam salvas no sistema, recuperáveis através da busca e dos marcadores. É uma forma de manter a caixa de entrada realmente limpa e ajuda bastante na organização.

O app nativo de e-mail do Windows suporta contas do Gmail, mas não oferece um botão para arquivar mensagens. (Uma ausência bem estranha, já que até o Outlook.com, webmail da Microsoft, tem.) Quando decidi dar uma chance a ele, isso se apresentou como um potencial impeditivo. Felizmente, há solução.

A forma mais simples de arquivar uma mensagem no app de e-mail nativo do Windows é a seguinte:

  • Com a mensagem aberta ou várias selecionadas, ative o painel inferior (clique com o botão direito do mouse) e, em seguida, clique no botão Mover. Se preferir, use o atalho Ctrl + M.
  • Na lista, escolha Todos os e-mails.

Feito! Isso retira o(s) e-mail(s) da caixa de entrada, mas diferentemente da exclusão, mantém ele(s) salvo(s). Como se fosse um botão de arquivar.

Se preferir, é possível alterar o funcionamento do botão Excluir (Del); em vez de… bem, excluir, depois disso ele passará a arquivar mensagens. É assim:

Ilustração com uma mãozinha depositando uma moeda em uma caixa com o logo do Manual do Usuário em uma das faces, segurada por dois pares de mãos. Ao redor, moedas com um cifrão no meio flutuando. Fundo alaranjado.

Apoie o Manual do Usuário.
Você ajuda a manter o projeto no ar e ainda recebe recompensas exclusivas. Saiba mais »

  • No Gmail web, entre nas configurações e, lá dentro, em Marcadores.
  • Na linha do marcador Lixeira, desmarque a opção Mostrar no IMAP.
  • Vá ao app do Windows e abra as configurações dele (arraste o mouse num dos cantos à direita da tela, ou aperte Winkey + I).
  • Clique em Contas, depois na sua do Gmail e desça até o final da tela. Você notará uma nova opção, Pastas especiais/Itens excluídos. Basta selecionar [Gmail]/Todos os e-mails, e a partir de agora o botão de excluir será, na verdade, o de arquivar.

Troque a exclusão pelo arquivamento no Email do Windows.

A dica veio daqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários

  1. Como faço isso no Windows 10? Após desativar o IMAP da lixeira no Gmail, não é apresentada a opção “Pastas especiais/Itens excluídos” no App de e-mail do Windows.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!