O que é esta estrela na barra de notificações do Android 5.0? Entenda o Modo Prioridade

Cortina de volume do Android 5.0 com o Modo Prioridade ativo.

Entre as muitas novidades do Android 5.0, uma das que mais me interessam é o Modo Prioridade. Trata-se de uma opção que, ativada, restringe aplicativos e pessoas que fazem o smartphone apitar. É como o Não Perturbe do iOS 6, mas mais flexível — e, por isso, complexo.

Esse modo é uma ótima solução para dormir sem correr o risco de ser acordado por uma notificação ou ligação aleatória no meio da noite, ou para momentos em que barulhos e luzes vindos do smartphone atrapalham — durante uma reunião, uma prova ou qualquer coisa do tipo. Ou, ainda, para quando você quer apenas se desligar quase que totalmente do mundo, mas precisa manter um canal de comunicação com um app ou uma pessoa. Ao ativá-lo, salvo as exceções especificadas, todas as demais notificações não fazem barulho, nem acendem a tela.

Antigamente usava o Nights Keeper para suprir essa lacuna do Android. Ele ainda tem algumas vantagens, como a possibilidade de configurar múltiplos períodos de silêncio, mas o Modo Prioridade nativo dá conta na maioria dos casos. Seu único problema é que dada a flexibilidade e complexidade que o Google inseriu nessa primeira iteração, alguns comentários acerca do processo de configuração se fazem necessários. É justamente esse passeio que faremos ao longo dos próximos parágrafos.

Como ativar o Modo Prioridade?

Existem duas formas de ativá-lo, uma manual e outra automática. A manual se dá pelo popup do volume (imagem que abre o post, lá em cima). Aperte o botão físico de aumentar ou diminuir o volume e você verá, embaixo do slider, três opções: Tudo, Prioridade e Nenhum. Um toque no Prioridade ativa o modo; ao fazer isso, logo abaixo o Android pergunta qual será a duração da sessão. Pode ser indeterminada, ou seja, até você restaurar o “Tudo” manualmente, ou por um período que pode ser de 15 minutos a no máximo 8 horas.

Configure os dias e intervalo em que o Modo Prioridade ficará ativo.

A automática (imagem acima) está nas configurações do Android. Entre lá, depois em Som e notificação e, por fim, entre em Interrupções. Role a tela até o final e você verá, provavelmente com um “Nenhum” embaixo, a opção Dias. Toque nela para escolher em quais dias da semana o Modo Prioridade entrará em ação automaticamente. Depois, as opções até então cinzas serão liberadas. Nelas você decide o horário de início e de término — digamos… 23h e 8h.

Importante: os alarmes programados não ficam atrelados ao Modo Prioridade. Se você configurá-lo para cessar às 8h e tiver um alarme marcado para 7h30, ele funcionará normalmente mesmo com o Modo Prioridade ativo.

Barra de notificações do Android 5.0 com o Modo Prioridade ativo.
A estrela está entre os ícones do Bluetooth e alarme.

Para saber quando o Modo Prioridade está ativo, basta olhar a barra de notificações: quando sim, uma estrela surge próxima ao relógio do sistema.

E o Nenhum?

A terceira opção que aparece no popup do controle de volume, o Nenhum? Ele é um modo mais agressivo de emudecer o smartphone. Com ele ativo, até os alarmes deixam de tocar. Portanto, use-o com cautela.

Contatos e apps que podem interrompê-lo

Volte àquela tela (Configurar > Som e notificação > Interrupções). O primeiro bloco, Ao receber ligações e notificações, é o atalho via software para os três comandos que aparecem no popup ao apertar os botões de volume.

Tela de configuração das interrupções do Android 5.0.Em seguida, vêm as Interrupções prioritárias. Ela lista três tipos de interrupções e deixa a critério do usuário decidir quais farão barulho e acenderão a tela com o Modo Prioridade ativo:

  • Eventos e lembretes
  • Ligações
  • Mensagens

Selecionando quaisquer uma das duas últimas, a opção seguinte (Ligações/mensagens de) fica acessível. Por ali você pode filtrar os contatos de quem ligações e mensagens farão o smartphone tocar, vibrar e acender a tela. Pode ser qualquer pessoa, somente contatos ou somente contatos com estrela. As opções são auto-explicativas, com exceção da última. Um “contato com estrela” é um favorito. Para classificar alguém assim, entre no app Contatos, selecione alguém e toque na estrela que aparece no canto superior direito. É uma boa para plantonistas, ou permitir apenas família ou alguém que dependa ou esteja dependendo de você.

A configuração dos apps fica na tela anterior — Configurar > Som e notificação > Notificações de aplicativos. Essa é outra novidade do Android 5.0, e uma bem-vinda: finalmente o sistema tem uma central para controlar notificações, tal qual o iOS, embora não seja tão granular quanto a desse — aqui, as opções são “8 ou 80”, tudo ou nada.

Você escolhe quais apps podem interrompê-lo no Modo Prioridade.

Ao entrar ali, você verá uma lista com todos os seus apps. Cada um deles tem duas opções, uma que bloqueia totalmente as notificações, sempre, independentemente do modo em uso (Bloquear), e outra que diz respeito ao Modo Prioridade (Prioridade). Note, porém, que os botões têm função inversa. No primeiro caso, se ativo o sistema para de mostrar notificações do app; no segundo, se ativado ele mostra notificações do app no Modo Prioridade. Marcando o primeiro, obviamente o segundo fica inacessível.

Um avanço no Android

Dá algum trabalho configurá-lo, mas por ser granular o Modo Prioridade da última versão do Android acaba se revelando algo bem poderoso. Um aspecto interessante é que se você não quiser mergulhar em todas essas configurações, a padrão é suficiente. Ela funciona de modo muito similar ao Não Perturbe, do iOS, o que já funciona para a maioria — inclusive comigo.

O Manual do Usuário é um blog independente que confia na generosidade dos leitores que podem colaborar para manter-se no ar. Saiba mais →

Acompanhe

  • Telegram
  • Twitter
  • Newsletter
  • Feed RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

77 comentários

  1. Só tomando um sorvete na testa mesmo, os jumentos me colocam uma funcionalidade que acionada acidentalmente, temos levar o celular na Nasa pra conseguir voltar o som, vsf…

  2. Eu só queria um botão “turn off vibration”, apenas isso.
    Ter que configurar cada app para ter ou não acesso a um modo ‘dnd’ é um excesso quando o que vc quer é apenas que o celular não fique vibrando feito um louco na mesa.

  3. Valeu Ghedin! Não sei como (não foi intencional) acabei ativando esse modo e reparei essa estrela nas notificações (sem nenhuma informação do que se tratava) e também reparei que o aparelho não “tocava” com as ligações (só via depois a indicação de chamada perdida).

    Nota 10 pra ti e nota 0 pro Google (por não indicar o que é a estrela enfadonha)!

  4. Meu celular (moto g2) está um saco, toda vez que desbloqueio a tela cai nas últimas ligações e faz que eu realize ligações sem necessidade, alguém sabe como resolver isso ???

  5. Recebi um print da tela do celular de uma amiga e na barra de notificação tinha um coração, que notificação é essa?
    “Conforme a imagem em anexo”
    Desde já agradeço se puderem me responder.

      1. Pois é, imaginei que fosse mesmo de App, mas é difícil saber que app é esse mesmo, pois já pesquisei apps que tenham notificação em formato de coração e até agora nada, daí achei esse site e imaginei que alguém pudesse ter esse mesmo app instalado e pudesse me responder.

        Mas valeu aí pela atração brother. Abç.

  6. atualizei meu aparelho e não estar aparecendo meus contatos, e no Whast não estar aparecendo fotos das pessoas q já conversei e não estar aparecendo os contatos do Whast… o q eu faço

  7. atualizei meu aparelho e não estar aparecendo meus contatos, e no Whast não estar aparecendo fotos das pessoas q já conversei e não estar aparecendo os contatos do Whast… o q eu faço

  8. Estou com um grande problema…Não quero que esta opção de interrupção fique ativa hora e dia nenhum. Porém toda vez que entro na área do meu wifi a interrupção fica ativa automaticamente e ai, não recebo notificação de nenhum app e nem quando recebo chamada. Meu celular não toca! Isto esta me prejudicando muito, visto que trabalho em casa e preciso atender meus telefonemas e ver minha notificações de apps como gmail, whats e etc. Repetindo toda vez que entro na area do meu wifi a interrupção ativa automaticamente fazendo com que meu celular pare de receber notificações e não toque quando recebe chamada. Alguém por favor sabe como parar isso?

  9. Eu tenho o moto g, e o meu despertador quando toca, não aparece na tela. Pra eu desativá-lo, eu tenho que ir no aplicativo. Alguém sabe me dizer se é defeito ou problema de configuração?

  10. O meu modo prioritário ta deixando as mensagens de texto entrar, mesmo vindo de contactos nao prioritários. Já activei as mensagens ,mas o telemóvel continua sinalizando as mensagens w entram. N sei como resolver.

  11. Bom tutorial….Eu entrei em contato com a Motorola e eles não conseguiram resolver meu problema. (simplesmente pediram para que eu desse um reset no meu aparelho). Com a explicação acima foi tudo resolvido….Parabéns…..

  12. Gostaria de uma ajuda… Gostei muito do texto, mas apos fazer a atualização sempre que desbloqueio meu celular já vai direto para o aplicativo de ligação, como se eu tivesse pertado para ligar p alguem, ele não cai direto na pagina inicial do célular como antes, como eu faço?? Tem mais alguem com esse problema ???
    Obrigada !!

  13. Olha..
    Gostei demais… Muito bom para mim, acho um saco as notificações o dia inteiro do facebook e insta… Agora bloqueando, posso ver quando eu quero as notificações, e não vai ficar apitando o dia inteiro…
    Também achei ótimo, o modo prioridade, pois antes, para eu dormir, acabava desativando a internet do celular, pois não parava de chegar notificação o que acaba atrapalhando meu sono !!!
    Muito bom este texto explicativo…e ajudou a entender melhor as novas funcionalidades !!

      1. Camarada…estou com um grande prolema, toda vez que entro na área do meu wifi ele me coloca em interrupção automaticamente, e eu sempre tenho que fazer o que você explicou acima. Mas já estou cansado disso e ja perdi algumas ligações pois quando entro na área do wifi ele fica com essa mer.. ativada! Sabe como parar isso?

  14. meu moto g 2 geração quando recebe ligação não ascende a tela para atender me ajude por favor

  15. No meu celular fica sempre aparecendo essa barra de notificao ele fica piscando e fica silencioso sozinho será que ele ta com defeito?

  16. O meu Moto g mesmo com o som ativado para recebimento de notificações, não faz barulho nenhum, só vibra. O engraçado é que se eu estiver com fone de ouvido aí sim dá o barulho da notificação.

  17. O que eu mais acho bacana no assist é o fato dele silenciar pela sua localização. Com essa nova função, se estou na rua qndo programo pelo horário, o celular silencia e eu não vejo mais nenhuma notificação. Com o assist é só qndo eu estou em casa, mas agora matou isso, já q no meu moto g o assist deixou de silenciar.

  18. Não sei por que, mas a estrela aparece durante o do dia. Detalhe, minha configuração automática, está somente para noite.

  19. Excelente matéria, tenho o T2 ULTRA e havia feito bagunça.
    Fica em “SOM E NOTIFICAÇÃO” –> “INTERRUPÇÕES” –> Ao receber chamadas e notificações = “Sempre Interromper”.

  20. Parabéns pelo trabalho, me ajudou bastante! Ainda tenho uma dúvida. Tem como colocar só pra vibrar? Mensagens de whatsapp, e-mail…

  21. Depois que eu atualizei a luz de led não pisca mais. Já ativei e desativei várias vezes, mas não pega.

  22. Uma opção de segurança seria tocar caso uma ligação fosse feita consecutivamente, como no iPhone. Exemplo: deixo meu modo prioritário somente para favoritos, mas se acontecer algo e alguem precisar falar comigo não terá como. No iPhone se esse modo estivesse ligado e alguem ligasse três vezes do mesmo número em menos de três minutos ele tocava pois assumia que era emergência. Seria ótimo no Android.

  23. Meu Moto G 2ª parou de funcionar a opção “Piscar luz de notificação” para chamadas , funcionando apenas para mensagens, mas isto aconteceu após eu ter atualizado a versão do lollipop Android 5.0.2.

    Alguma solução para este problema?

    Obrigado!!

  24. A matéria é boa mas eu ainda não consegui deixar como queria que era apenas como sempre foi. Esses pop ups são péssimos. Não gostei dessa novidade. Retrocesso.

  25. Alguém me ajuda? Meu moto G primeira geração está atualizado com esse novo androide que eu odiei, só que ele não aparece as notificações… Me ajudem por favor !

  26. Atualizei meu moto G e odiei, a parte q a MSG do watsap entra como popup, simplesmente aparece TDA a msg da tela. Sem privacidade, já fiz de tdo, mexi em todas configurações e nada. Alguém conseguido mudar isso?? Helppp!!

    1. Dani, isso é a configuração do whats app, eu tava aperreadinha aqui, aí saí cutucando, mas é só vc desativar a opção de “pop-up” do whats ;) espero ter ajudado.

      1. o de voces ta ficando a notificação no aplicativo?? O meu não aparece mas,fica so na tela de notificações mas não no aplicativo.

  27. Galera, alguém sabe se da pra mudar a notificação de msg do whats? Antes era só uma linha lá em cima, de boa.. Mas agora é uma barra que aparece toda vez que chega QUALQUER msg

    1. Vc conseguiu? Quero tirar isso tbm, mas n tô achando onde faço…. pq ou bloqueia tudo ou fica aparecendo essa barra gigante!

      1. Tenho um moto G 16g atualização lollipop e consegui tirar, agora aparece apenas como noticação normal, como nos outros aparelhos Android.

        Configuração
        Som e notificação
        Ai vai ter lá em baixo
        “Com o dispositivo bloqueado”
        Você seleciona e coloca a opção Não mostrar notificação.

        Espero ter ajudado. No meu deu certo!!

    1. Não tem nada a ver com motorola, é do Android. A motorola fez o assist, que é mais simples e direto.

  28. Eu fiz a atualização e agora quando recebo ligações a tela não acende mais eu tenho que apertar o botão lateral pra tela acender destravar e ai sim atender oq eu fasso ??

  29. Tudo muito bonito mais pelo menos no meu moro g não funciona. No meu moto g a campanhinha continua tocando quando alguém envia uma mensagem, pelo menos no whatsApp, não importa a configuração que eu faça.
    Ah!, o a pesar de manos configurações o assistente funcionava muito bem.

    1. Fiquei com o mesmo pensamento, mas não sei o que eu fiz, passou a funcionar! Eu fiz a configuração e bloqueei o celular. A partir desse momento pararam os avisos sonoros de mensagens e ficou apenas o de ligação, assim como eu havia configurado. Tenta novamente desta maneira, quem sabe funciona! No meu deu certo =)

      Tenho um Moto G também com o lollipop Android 5.0.2

      Abraço.

  30. Tudo muito bonito mais pelo menos no meu moro g não funciona. No meu moto g a campanhinha continua tocando quando alguém envia uma mensagem, não importa a configuração que eu faça.

    1. VC tem q ir na agenda e na parte de editar VC marca uma estrela. Q qr dizer q será um contato prioridade. Assim qd VC ativar essa função e VC clicar no prioridade, só irá tocar qd for alguém da sua lista de prioridade.

      1. Eu estou testando enviando do meu nr de telemóvel que n tem estrelinha de prioridade e o telemov continua a vibrar em modo prioritario

  31. ei, no Windows Phone 8.1 também tem essa opção, mas só funciona quando a Cortana está “ativada”, e de forma similar: você pode definir quem, quando e o que pode lhe incomodar.

    há também a opção de fazer alguém “quebrar a barreira” se te liga repetidas vezes em um intervalo curto de tempo, além de escolher um inner circle: gente mais próxima que, teoricamente, pode “incomodar” quando não se quer ser incomodado.

  32. No iOS é possível permitir que o aparelho chame quando alguém liga mais de uma vez em menos de 5 minutos, o modo prioridade também possui essa função?

    1. Isso na Motorola quem fazia era o Assist. Infelizmente ficou pra trás com a atualização do Lollipop (algo que estou reclamando num outro comentário que fiz aqui antes). O Modo Prioritário não faz isso.

  33. Nos aparelhos da Motorola o Modo Prioritário veio trazendo um retrocesso para o Motorola Assist, que fazia o que o Android agora faz, só que melhor e agora ele só serve como um programador para iniciar o Modo Prioritário. Para usuários do Assist, restou a frustração.

    1. Antes que alguém diga que não, nada mudou, apresento o que tinha e não tem mais:
      * Antes, o modo Reunião permitia escolher vibrar, ao invés do silêncio total
      * Tanto o modo Reunião, quanto o modo Dormindo também permitiam escolher tocar, caso alguém ligasse duas vezes dentro de um curto espaço de tempo.

    2. Galera, sou um cliente final e tenho opiniões diferentes! Pelo menos para os meus interesses e pelos seguintes motivos: Apesar do Assist ter a opção de “determinadas chamadas dentro de um determinado tempo” e algumas outras coisas, essa nova solução do Android me atendeu porque, hoje, eu consigo bloquear notificações de determinados aplicativos (não conseguia antes), manter o toque do celular e tirar o de mensagens, por exemplo. Mais flexibilidade para escolher o que eu quero ou não ter com aviso sonoro. Exemplo prático: Agora não preciso mais ficar com o volume de toque no “0” por causa de SMS ou Subway Surf (game)! Para a opção “Nenhum” ou “Marcados com estrela” faltou a opção citada acima que o Assist tinha! Sendo assim ficaria perfeito. Abraço

  34. Uma dúvida: com o modo Prioridade ativado, as mensagens de meus contatos favoritos são anunciados com os avisos sonoros, mas a luz de notificação deixa de piscar. É o comportamento esperado? Tenho um Moto G de segunda geração…

    1. Interessante essa pergunta. Porque nem sempre você esta ao lado do celular para ouvir o aviso sonoro da chegada de uma mensagem. O LED deveria permanecer piscando. Também estou com essa dúvida. É o comportamento esperado?

    1. não tem nada confuso, basta ler com atenção para entender. O avanço da tecnologia sempre trará alguma complexidade, as pessoas precisam evoluir juntamente com ela.

      1. Também não achei confuso, realmente sem a matéria explicando fiquei um pouco perdida…
        Mas após ler e ir fazendo passo a passo o que explica na matéria eu gostei demais das novas funcionalidades e serão muito úteis para mim !!!

    2. Concordo, realmente uma bagunça. Se nós, usuários mais assíduos achamos isso imagine aquelas pessoas mais simples que não conseguem nem colocar o celular pra vibrar…

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!