Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.
***
— Este cara imprimiu uma TV d’Os Simpsons e, com a ajuda de um Raspberry Pi Zero, tornou-a funcional. Ao ser ligada, a TV exibe um episódio aleatório das 11 primeiras temporadas do desenho.
— Quando a revolução das máquinas acontecer, cenas como esta serão comuns.
— No final dos anos 1950, os Estados Unidos construíram um robô gigante atômico (em inglês) que serviria de mecânico a bordo de bombardeiros atômicos que ficariam sobrevoando por semanas a União Soviética, prontos para retaliar qualquer agressão. Pensa em uma ideia errada.
— A experiência da web atualmente. Bastante verossímil exceto pela primeira tela, que simula os resultados do Google e aparece sem anúncios nem links nada a ver do Quora e/ou Pinterest. Dica do Ricardo @Berlim.
— Estão fazendo um jogo oficial baseado no ótimo Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock. Não bastasse não ter nada a ver com o filme, pelo trailer (em inglês) pareceu um jogo… ruim, para dizer o mínimo? É mais negócio (re)ver o filme.
— Este pequeno conjunto de funções em Python gera mapas adoráveis com base em dados do OpenStreetMap. Trabalho do Marcelo Prates, de Porto Alegre (RS).
— Uma coleção de ferramentas e frameworks do pensamento (em inglês) para ajudá-lo(a) a resolver problemas, tomar decisões e entender sistemas.
— Quiz: personagem da Marvel ou fonte? (em inglês).
— Um diretório de jogos honestos (em inglês) para celular (Android, iOS): sem anúncios excessivos ou dinâmicas para tirar dinheiro do(a) jogador(a).
— Para celebrar os 30 anos do Linux, Lee Reilly listou 30 jogos gratuitos e de código aberto para o sistema (em inglês). E no dia seguinte, trouxe outros 30 (em inglês).
— Minigalaxy é um aplicativo/cliente para Linux da loja de jogos GOG.
— O Gnome lançou um novo diretório bonitão para apresentar seus aplicativos.
— LudoTune é um “brinquedo digital” para criar estruturas musicais de modo visual e tridimensional. Em outras palavras, é tipo um Lego que toca música.
— Intention é uma extensão (Firefox, Chrome) que suspende distrações no navegador para você focar no que realmente importa.
— Um papel de parede interativo (macOS) que lembra aqueles relógios psicodélicos do Hans Donner.
— Nesta semana, dois lançamentos literários de autoras mulheres:
– Dano colateral: A intervenção dos militares na segurança pública [Amazon, Magalu, editora]1, da Natalia Viana, diretora e co-fundadora da Agência Pública, “mostra um retrato profundo, por vezes sombrio, do que pode acontecer quando os militares dão as cartas em diferentes áreas da vida pública brasileira”. Publicado pela Companhia das Letras.
– Contra a realidade: A negação da ciência, suas causas e consequências [Amazon, Martins Fontes]1, de Natalia Pasternak e Carlos Orsi, traz “uma análise minuciosa e independente das principais teorias negacionistas, mostrando como todas podem ser facilmente refutadas com sólidos argumentos científicos”. Publicado pela 7 Mares.
— Debates legais que estão rolando no post livre:
– E se sua Conta Google sumisse do nada?
– Vantagens e desvantagens de morar em cidades pequenas.
– Migrando do Android para o iOS.
– Antigos sites “cápsulas do tempo”.
– Mudança de carreira tardia: como fazer?
– Melhores serviços de compra de domínio.
– Celulares recondicionados baratos vindos da China.
– Qual navegador você usa? Por quê?
— No podcast Guia Prático desta semana (ouça!), eu indiquei a série Valéria [Netflix], e Jacque, as revistinhas de palavras cruzadas da Coquetel. (No papo pós-gravação com os apoiadores do Manual, deram a dica da A Recreativa.)
- Ao comprar por estes links, o Manual do Usuário recebe uma pequena comissão das lojas. O preço final para você não muda. ↩
Este post saiu primeiro na newsletter do site. Inscreva-se gratuitamente para receber os próximos direto no seu e-mail:
Noooooosa… Os “mapas adoráveis com base em dados do OpenStreetMap” são muito legais. Muito bonito. Parabéns, Marcelo Prates.
Hahaha, a segunda indicação até valeu o clique no twitter!!
Quanto à experiência na web, é EXATAMENTE isso! E sabe o pior? Lojas estão assim!! Eu só quero entrar e comprar um produto (palmas pra lojas que nem cadastro fazem), mas eu tenho que desviar de tanto pop-up que dá vontade de desistir. Eu ODEIOOOO essas janelas de chat robótico.
Eu ia comentar algo semelhante, mas tu foi (beeeeem) mais rápida. HhHhAHAHa =P
E acho que todas as lojas deveriam ter opção de fazer compras sem precisar de cadastro. Que troço chato isso…
PS: as janelinhas de chat são horrorosas, medonhas, terríveis. Dá vontade de ligar para o SAC das empresas e reclamar disso.