Achados e perdidos #28

Todo sábado, pego uns links que acumulei ao longo da semana e que, embora curiosos e/ou interessantes, não renderam nem notinhas, e os publico num compilado que chamo de “achados e perdidos”. É um conteúdo mais leve, curto, quase lúdico — a cara do fim de semana.

***

Demons of Asteborg é um jogo novo para Mega Drive — sim, o video game da Sega de 1988 — com direito a cartucho e tudo. Dá para jogá-lo no Windows e no Nintendo Switch também, caso você não tenha um Mega Drive.

— A Oppo anunciou a nova geração da sua tecnologia que coloca a câmera de selfie embaixo da tela (em inglês). Desta vez, a fabricante chinesa promete que a área da câmera será indistinguível do restante da tela.

Como nascem os memes. (Sério que esse meme só tem dois anos!?)

Praia dos ossos, o ótimo podcast documental da Rádio Novelo que conta a história do assassinato de Ângela Diniz, vai virar série de TV.

— Como pedir permissão a um estranho para tirar fotos dele (em inglês).

— Algumas mexidas que a Mozilla fez no Firefox para aumentar a percepção de velocidade do navegador (em inglês). Não basta ser rápido, tem que parecer rápido.

— Um painel dinâmico para acompanhar a distribuição de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Dica da Daniela.

— Alguns leitores criaram um grupo no Telegram para trocarem ideias e dicas e tirarem dúvidas sobre jardins digitais após lerem esta coluna no site.

— Se por algum motivo estranho você quiser o menu Iniciar do Windows 11 no Linux, o ArcMenu, uma extensão do Gnome, agora tem essa opção de layout (em inglês).

— A próxima versão do Ubuntu, a 21.10, virá com o Gnome 40. As versões de testes já estão com a nova interface (em inglês).

— Três diretórios de apps: um de independentes, outro dos que colocam o controle dos dados na sua mão e um terceiro de apps escritos em linguagem Swift.

Life: Just one é um app gratuito para iOS que apresenta a sua vida em uma tela de quadradinhos para ajudá-lo a ter uma melhor perspectiva da sua própria finitude.

Simpletext é um editor de texto puro minimalista para sistemas da Apple (iOS, iPadOS e macOS). Custa R$ 27,90.

— Debates legais que estão rolando no post livre:
– Serviços de streaming: há espaço para todos?
– O que fazer com um celular velho?
Free Fire patrocinando a seleção de futebol.
– Sugestões de games portáteis da China.
– Como é a experiência do WhatsApp no KaiOS?
– “Lifehacks”… estranhos, mas funcionais para economizar.

— No podcast Guia Prático desta semana (ouça!), Jacque indicou a série documental Como se tornar um tirano [Netflix], e eu, o podcast Primeiro Contato, de Henrique Sampaio do Overloadr.

Este post saiu primeiro na newsletter do site. Cadastre-se gratuitamente para receber os próximos direto no seu e-mail.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Dúvidas? Consulte a documentação dos comentários.

2 comentários

  1. “A Oppo anunciou a nova geração da sua tecnologia que coloca a câmera de selfie embaixo da tela”

    Eu pensando que se a moda pega, como é que vou cobrir um pedaço da tela… 😅

  2. Essa coluna Achados e Perdidos traz muito valor ao site, pqp, sempre coisa boa! Sei que critico algumas opiniões do editor aqui, mas olha, aceite meu sincero elogio. Eu curto demais essa curadoria/coluna.

O site recebe uma comissão quando você clica nos links abaixo antes de fazer suas compras. Você não paga nada a mais por isso.

Nossas indicações literárias »

Manual do Usuário